NotíciasVídeo

TikTok banido nos Estados Unidos, novo Ubuntu, Fedora, e mais!

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana, conheça a estratégia da Meta para dominar o mercado de realidade virtual, o sistema operacional da Microsoft que teve o código aberto, novidades no Fedora e no Ubuntu, mais uma colaboração da NVIDIA para a comunidade open source, além do TikTok banido nos Estados Unidos!

Meta libera seu S.O. de realidade virtual para outras fabricantes

A Meta hoje tem um dos óculos de realidade virtual mais populares do mercado: o Meta Quest. Aparentemente ela quer dominar esse mercado, mas não necessariamente pelo hardware, mas pelo software.

Para isso, resolveu permitir que outros fabricantes utilizem o seu sistema operacional, Meta Horizon OS, em seus dispositivos. Desse modo, as fabricantes que quiserem fazer uma parceria com ela para criar um óculos com esse sistema, poderão fazer isso.

Até agora, existem poucas parcerias confirmadas:

  • A ASUS quer criar um headset gamer na marca Republic of Gamers;
  • A Lenovo está criando dispositivos para produtividade, aprendizado e entretenimento, utilizando a experiência deles co-produzindo o Oculus Rift S;
  • E o Xbox realizou uma parceria para levar o Xbox Cloud Gaming ao Meta Quest, inclusive vão lançar uma edição limitada do Meta Quest inspirado no Xbox.

A Meta claramente tá levando a sério esse mercado, e não quer deixar fácil para a Apple com o seu Vision Pro.

MS-DOS 4.0

Já pensou criar um sistema operacional baseado em MS-DOS? Espero que não, mas agora é possível, já que a Microsoft acabou de abrir o código do MS-DOS 4.0. Ela já tinha liberado o código da versão 1.25 e da 2.0, mas agora ela resolveu também disponibilizar o MS-DOS 4.0 no mesmo repositório do GitHub.

A ideia não é que você utilize o MS-DOS no seu computador, mas agora pode fuçar no sistema, entender como ele foi feito, e utilizar para referências históricas. Será que em algum momento a gente deve ver a Microsoft abrindo o código de outras versões de sistemas dela?

Fedora 40

Na semana passada, o Fedora finalmente chegou na versão de número 40! Apesar de ser um número importante, as novidades dessa versão do sistema foram um tanto quanto modestas.

No Fedora Workstation, a versão principal que traz o GNOME como interface gráfica, agora foi atualizado para a versão 46 do GNOME. Nessa versão, as notificações são agrupadas por aplicativo, ajudando a dar uma organizada, se você é do tipo que recebe muita notificação no PC.

Além disso, algumas aplicações ganharam melhorias de usabilidade. O Nautilus, gerenciador de arquivos melhorou tanto na busca, quanto na hora de copiar e colar arquivos. Já o aplicativo de configurações, teve uma série de opções reorganizadas para ficar mais fácil de navegar.

Todas as outras spins do Fedora também receberam atualizações. O Fedora KDE, por exemplo, ganhou o novo KDE Plasma 6, e agora temos a categoria “Fedora Atomic Desktop” para as variações baseadas em desktop atômico. O Fedora 40 já está disponível tanto para atualizar direto da loja, quanto para baixar do site oficial.

Ubuntu 24.04

Outra distribuição que está com novidades é o Ubuntu. Finalmente a nova LTS, o Ubuntu 24.04 está entre nós, e também traz algumas novidades. Logo que você inicia a instalação, já percebe algumas diferenças: o novo instalador do Ubuntu, que está presente desde a versão 23.10, ganhou mais algumas novidades, e agora traz algumas opções de acessibilidade logo no início, além de uma opção de fazer instalação automatizada via um arquivo yaml.

Testamos o Ubuntu 24.04 LTS e apresentamos tudo o que há de novo! 7

Agora, por conta do GNOME 46, você também pode adicionar uma conta da Microsoft nas configurações, e acessar seus arquivos do OneDrive diretamente do Nautilus, sem precisar instalar nenhum aplicativo. Todas as novidades do GNOME 46, também estão presentes aqui no Ubuntu 24.04.

Essa versão é uma LTS, o que significa que ela conta com 5 anos de suporte. Assinantes do Ubuntu Pro, grátis para usuários domésticos, podem estender esse tempo por mais 5 anos, e agora a Canonical oferece um Legacy Support, que pode aumentar para até 12 anos o tempo de atualização do sistema. Lembrando que isso são atualizações de correção de bugs e de segurança, e não de novos recursos.

As flavours do Ubuntu também chegaram na versão 24.04 e trazem algumas novidades. Uma delas, é o Kubuntu 24.04, que diferentemente do Fedora KDE, permanece na versão 5.27 do Plasma.

O Ubuntu 24.04 já está sendo distribuído para download no site da Canonical, mas se quiser atualizar a sua instalação atual, precisará esperar um pouco mais, já que ainda não está disponível por conta de alguns bugs, que já estão sendo trabalhados pela Canonical.

Mais uma colaboração da NVIDIA com driver open source

Semana passada a gente trouxe por aqui que um funcionário da NVIDIA estava enviando um patch para o driver open source Nouveau. Dessa vez, outro funcionário enviou um patch para o NVK, outro driver open source para placas da NVIDIA.

Esse já é um patch bem mais modesto, para melhorar um aspecto específico do driver, mas ainda assim, é muito legal ver essa movimentação por parte da NVIDIA, enviando correções e melhorias aos drivers open source.

TikTok banido nos Estados Unidos

Não contentes em ter as brigas da Apple vs Epic Games e Apple vs Spotify, agora a gente deve ver o início de mais uma briga nos EUA: TikTok contra governo. Isso porque o presidente Joe Biden acabou de anunciar uma lei em que obriga que o TikTok venda parte da sua operação para conseguir continuar operando nos Estados Unidos, senão será banido do país.

O problema é que segundo a legislação da China, para o TikTok poder vender essa parte, eles precisam de uma autorização do governo asiático. O próprio TikTok quer recorrer a essa nova lei dos Estados Unidos, então ainda é muito cedo para saber se será realmente o TikTok banido nos Estados Unidos.

Promoção

Curte RPG? Então a promoção dessa semana é ideal para você!

Em Persona 5 Royal, você controla um estudante do ensino médio de Tóquio chamado Joker, transferido para a Academia Shujin após ser colocado em liberdade condicional por um assalto o qual ele foi falsamente acusado. Durante o ano escolar, ele e outros estudantes despertam seus poderes de invocação de Persona e exploram um reino sobrenatural.

TikTok banido nos Estados Unidos, novo Ubuntu, Fedora, e mais! 1
Imagem: Steam

Esse jogo é a versão definitiva do Persona 5, e conta com várias horas a mais de jogo. Ele está com 60% de desconto no Steam, e roda no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking Ouro lá no ProtonDB.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!