XAI, de Elon Musk, abre o código da inteligência artificial Grok-1
Notícias

XAI, de Elon Musk, abre o código-fonte da inteligência artificial Grok-1

A empresa xAI, de Elon Musk, responsável pela criação de sistemas de inteligência artificial, anunciou hoje que está abrindo o código da base e da arquitetura do modelo Grok-1, até então disponível em forma conversacional apenas para assinantes X Premium+.

Segundo a empresa, embora ainda só possamos utilizar o Grok na forma de chat, como o ChatGPT, ele não foi criado para nenhuma aplicação em particular, podendo ser, em tese, utilizado para outras coisas. A xAI ainda destaca que a IA foi treinada com 314 bilhões de parâmetros e consegue acessar alguns dados da rede social X (antigo Twitter).

Embora o anúncio da empresa ressalte todo o treinamento que o Grok-1 recebeu, nenhum desses dados está disponível no repositório público, que também não inclui meios de coletar dados da rede social. Mesmo assim, a novidade pode ser importante para a popularização e crescimento das inteligências artificiais, além de permitir o surgimento de novas tecnologias derivadas do Grok-1, ainda mais considerando que ele foi publicado sob a licença Apache 2.0, que permite o uso comercial.

A novela da IA

Elon Musk se declara um proponente do open source, no último ano, ele abriu o código-fonte de grande parte da rede social X, incluindo o algoritmo de recomendação de conteúdo, embora não tenha atualizado o repositório desde então.

O bilionário está processando a OpenAI, criadora do ChatGPT, companhia que ele participou da fundação, alegando que eles estariam ferindo seus contratos originais, perseguindo o lucro, em vez de sua missão original de desenvolver inteligências artificiais para beneficiar a humanidade, sem fins lucrativos. Ele ainda afirma que o acordo de fundação requer que a OpenAI disponibilize sua tecnologia gratuitamente de forma ampla ao público.

Segundo os advogados de Musk, a OpenAI se tornou numa “subsidiária da maior companhia de tecnologia do mundo, a Microsoft, criando softwares de código fechado, buscando otimizar ao máximo o lucro em vez de beneficiar a humanidade”.

Durante os primeiros anos da OpenAI, Musk foi o principal contribuidor, doando 44 milhões de dólares entre 2016 e 2020. No processo, é destacada a polêmica fala de Satya Nadella, CEO da Microsoft “Se a OpenAI desaparecesse amanhã (…) teríamos todas as propriedades intelectuais e toda a capacidade. Temos as pessoas, temos os computadores, os dados, tudo. Estamos abaixo deles, acima deles, em torno deles”
A xAI não é a primeira grande companhia a abrir o código de sua inteligência artificial, dentre as mais notáveis, a Meta liberou a LLaMa, Mistral, Falcon e a Audio Craft. Já o Google também lançou dois modelos abertos, o Gemma2B e o Gemma7B.

Empresas de diversas áreas estão adotando inteligências artificiais em seu dia a dia, inclusive, o McDonald’s fez uma parceria com o Google para concentrar todos os seus dados e alimentar uma IA para otimizar suas operações globais.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!