Mozilla encerra serviço de localização importante para o ecossistema Linux
Notícias

Mozilla encerra serviço de localização importante para o ecossistema Linux

MLS (Mozilla Location Service) é um serviço de localização com código aberto criado pela Mozilla que permite aos dispositivos determinar sua localização baseando-se nos sinais Bluetooth, Wi-Fi e em redes móveis. A companhia anunciou que o serviço está sendo encerrado, deixando órfãos o freedesktop.org e o GeoClue, um framework de localização importante no universo Linux utilizado por aplicativos, como o GNOME Maps e o aplicativo de previsão do tempo do GNOME.

Lançado em 2013, o serviço contava com a contribuição da comunidade para aumentar sua precisão, que pelo aplicativo de smartphone MozStumbler e pelo navegador Mozilla Firefox, enviava localizações com o GPS, além de cadastrar pontos de acesso Wi-Fi e redes de celular. Ao todo, o MLS chegou a coletar mais de 44 milhões de redes de celular e 1450 milhões de redes Wi-Fi.

O MLS provê aos desenvolvedores um serviço gratuito e aberto de detecção de localização, mesmo para equipamentos que não possuem um hardware de GPS, com um sistema robusto para manter a privacidade dos usuários.

Em 2019, a Skyhook Holdings, companhia especializada em geolocalização contactou a Mozilla alegando que o MLS infringia várias de suas patentes. Eles entraram num acordo para evitar um embate judicial, que, na prática, tornou muito mais difícil investir e expandir o MLS. O Firefox deixou de coletar os dados para o sistema a partir da versão 68, o aplicativo MozStumbler parou de ser distribuído e a precisão do serviço de localização foi decaindo gradativamente.

Agora, a Mozilla declarou que, com o declínio do MLS e a dificuldade em retomar seu crescimento, decidiram encerrar gradualmente o serviço em cinco passos ao longo de 2024:

  1. Em 13 de março, pararam de fornecer novas chaves de acesso da API, solicitações pendentes foram rejeitadas;
  2. A partir de 27 de março, deixarão de aceitar submissão de dados POST para a API, todas elas receberão um erro 403 e os dados serão descartados, além disso, deixarão de publicar novas exportações de dados de celular para download;
  3. Em 10 de abril, os dados de celular serão todos apagados e não ficarão mais disponíveis;
  4. Em 12 de junho, chaves de API de terceiros serão removidas e o serviço ficará disponível apenas para a Mozilla;
  5. A partir de 31 de julho, o repositório do código-fonte será arquivado, mas continuará disponível sob licença Apache 2.0.

Em busca de uma alternativa

Muitos aplicativos no mundo Linux dependem do GeoClue para funcionar corretamente, seus desenvolvedores discutem qual caminho devem seguir com o fim do MLS. A verdade é que não existe nenhum equivalente aberto ao serviço da Mozilla, mas ele não é o único método de localização do GeoClue, que também inclui a detecção de IP, dessa forma, mesmo sem um substituto ao MLS, ele não deixará de funcionar.

Ainda assim, a qualidade da detecção deve diminuir consideravelmente, dentre as alternativas propostas se destaca a adoção da API do Google, devido a sua alta precisão. Na discussão, foi destacado que, embora até então a API da Mozilla tem sido o padrão, optar por utilizá-la no GeoClue é uma decisão que cabe  as distros e os usuários, e eles pretendem manter dessa forma.

Um desenvolvedor também contou que vem desenvolvendo uma alternativa chamada OLS, utilizando diferentes bancos de dados públicos, como o wigle.net para suprir a falta do MLS.

A Mozilla tem adotado caminhos estranhos, que estão conduzindo a companha a ter sucessivas perdas. Confira nossa análise sobre a governança da empresa. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!