Mais do que nunca, 2024 está sendo um ano de grande crescimento da inteligência artificial, com empresas como OpenAI, X, Google, Microsoft e até mesmo a Apple trazendo novos produtos o tempo todo. E embora no mundo open source, nenhuma distro Linux tenha apresentado alguma novidade nem mesmo próxima do que o Windows tem feito, parece que o Mozilla Firefox quer tirar seu atraso em relação à concorrência e começa a adicionar ferramentas de inteligência artificial, como sempre, ao seu modo.
Uma Inteligência artificial ao modo do Mozilla Firefox
O mundo open source apresenta uma perspectiva diferente dos softwares proprietários, dificilmente algo é imposto ao usuário, e com sua integração à inteligência artificial, o Mozilla Firefox declaradamente persegue ideais de privacidade, agenciamento e liberdade de escolha. Tudo segue em estágio inicial, disponível apenas na build Nightly do navegador, uma versão anterior à beta, onde podemos testar recursos ainda no começo do desenvolvimento, que podem até mesmo nunca chegar à edição final.
Segundo a Mozilla, sua integração com IA não ocorrerá a níveis profundos ou críticos do navegador, sendo algo totalmente opcional e que o usuário precisará ativamente marcar o recurso como disponível, ou seja, será opt-in.
Aparentemente a ideia é a IA do Firefox funcionar de maneira similar à de outros navegadores: uma barra lateral para interagir sem precisar navegar entre abas para acessar a página do chatbot. Por enquanto, estão disponíveis quatro modelos de IA:
- ChatGPT
- Google Gemini;
- Hugging Chat;
- Le Chat Mistral.
Para ativar, deve-se baixar a Nightly Build no site oficial, no Linux, ela vem no formato tar.gz, bastando descompactar, marcar o arquivo “Firefox” como executável nas configurações e então simplesmente abrir como um aplicativo comum. Agora, precisa ativar o chatbot de IA, clique no menu hambúrguer no canto superior direito > Settings > Nightly Experiment > AI Chatbot Integration e escolha o modelo desejado, imediatamente o recurso será ativado e você verá a barra da IA ao lado esquerdo da tela.
Dependendo da IA que você escolher, precisará fazer login, ou ao menos aceitar os termos de serviço, e logo teremos o clássico campo de texto para digitar o prompt. Mas a integração do Firefox vai além, ao selecionar o texto em um site e clicar com o botão direito do mouse sobre ele > ask [nome da IA escolhida], temos três opções. Summarize solicita à IA para selecionar os pontos principais do texto. Simplify Language cria outra versão do texto em linguagem mais simples. Quiz Me gera perguntas sobre o texto.
Na prática, essas três opções coletam o texto selecionados, e enviam à IA com uma solicitação padrão para tal. Como esta solicitação é escrita em inglês, mesmo que o texto selecionado seja em português, a resposta deverá ocorrer em idioma estrangeiro, demandando um comando adicional pelo usuário para traduzir.
A novidade segue no início e pode ser bastante rudimentar comparado às alternativas, mas com o tempo deveremos ver evoluções e, quem sabe, a integração dará as caras em alguma atualização final do Firefox.
Fique por dentro das principais novidades da semana no mundo do Linux e do open source, assine nossa newsletter!