Notícias

Padronizando as extensões de navegadores

Os navegadores de internet estão se tornando aplicativos cada vez mais essenciais em nossas vidas, seja para consumir conteúdo, estudar e até mesmo trabalhar, já que grande parte das aplicações funcionam de forma online.

Um recurso que vários navegadores possuem em comum são o suporte a extensões que permitem ao usuário navegar com mais segurança, adicionar recursos em sites e até mesmo ativar o dark mode nas páginas da web.

O único “problema” dessas extensões é que nem sempre elas estão disponíveis em todos os navegadores, já que cada navegador utiliza um motor diferente, mas isso está prestes a mudar.

Quer saber como? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre a padronização das extensões.

Quatro empresas e um propósito

As empresas Mozilla, Microsoft, Apple e Google, desenvolvedoras dos navegadores Firefox, Edge, Safari e Chrome respectivamente, estão unindo forças para melhorar ainda mais as extensões através do fórum WebExtensions Community Group (WEGC).

Este fórum tem como objetivo permitir que os engenheiros construam uma base central comum e mais segura para extensões, além de criar um padrão que facilite o desenvolvimento das mesmas.

A ideia principal é que os navegadores possam evoluir através de um ponto em comum.

Aumentando a compatibilidade entre os navegadores

Vários navegadores que são desenvolvidos acabam seguindo o padrão do Chrome em vários pontos relacionados a extensões. O navegador Edge, utiliza diversos desses padrões por ser baseado no Chromium.

Já o Firefox adotou algumas tecnologias semelhantes às do Chrome com o passar dos anos e a Apple anunciou durante a WWDC 2020 que passaria a utilizar a abordagem de extensão do Chrome.

Além da compatibilidade, essa união irá aumentar a segurança do usuário, impedindo que elas possam coletar mais dados do que o necessário.

Poderei ter minha extensão em todas as lojas?

Essa compatibilidade permitirá ao desenvolvedor criar apenas uma versão e caso queira, distribuir em nas lojas de extensões dos navegadores, porém, vale lembrar que cada empresa terá suas próprias regras para envio desses plugins.

Caso você seja um desenvolvedor de extensões e queira saber como está o andamento deste projeto ou até mesmo contribuir com ele, a WECG já criou um repositório no GitHub.

Quando teremos essa padronização?

Embora a padronização tenha sido anunciada, ainda não existe um calendário oficial de lançamento, porém, a criação do fórum e do repositório no GitHub é o pontapé inicial para esse importante projeto.

Você utiliza extensões em seu navegador? O que achou dessa notícia? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!