5 dicas para melhorar o contato com o seu cliente

5 dicas para melhorar o contato com o seu cliente

Em um momento em que muitas empresas buscam novos clientes e tentam superar uma crise econômica cada vez mais aguda, melhorar a satisfação do cliente é  fundamental. Com consumidores mais felizes, a chance de aumento de receita é maior.

O que acontece em muitos casos, no entanto, é que empreendedores, principalmente aqueles de primeira viagem, encontram muita dificuldade para estabelecer um contato satisfatório com seus clientes. Isso acontece por vários motivos, mas a falta de experiência é a principal delas.

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar esta situação. A tecnologia pode ser uma das suas principais aliadas, através de softwares focados no trabalho em equipe, facilitando o acesso às informações por toda a equipe, deixando os processos mais dinâmicos e rápidos, além de aumentar a interação entre os funcionários.

A indústria de softwares tem passado por atualizações recorrentes, com cada vez mais ferramentas de qualidade, que automatizam diversas tarefas repetitivas. Com isso, o esforço humano fica mais focado em ações que ainda não podem ser feitas por robôs. 

Um exemplo de software que facilita a vida dos empresários é a plataforma Crisp Chat, que une caixa de e-mail, CRM, chatbot e diversos outros recursos em um único lugar. Desta maneira é possível integrar equipes de suporte ao cliente, vendas e marketing em uma única plataforma, facilitando a troca de informações e entregando um melhor atendimento para o cliente.

Para quem prefere soluções de código aberto, também existem diversos softwares que podem desempenhar algumas destas funcionalidades: SuiteCRM para CRM, Chatwoot para contato com o cliente e Mailspring para cliente de e-mail.

Além do investimento em tecnologia, existem outras dicas que podem ajudar o seu negócio a satisfazer o cliente na hora do atendimento:

1. Invista em inovação

Quando falamos em inovação, a ideia que vem a mente quase sempre tem a ver com tecnologia. Mas nem sempre quer dizer isso. O simples fato da sua empresa oferecer alguma solução mais prática, eficiente e diferenciada já significa que está inovando. O conceito inovador deve ser aplicado em todos os processos.

Se o assunto for tecnologia, há ferramentas de gestão importantes, como a automação de serviços de marketing. Isso inclui o disparo de mensagens, ou mesmo os contatos iniciais em redes sociais. Contratar ou desenvolver softwares com o objetivo de contribuir para a edificação do negócio também é uma forma de inovar internamente.

2. Garanta um bom atendimento

Isso significa diminuir o tempo de resposta para as solicitações ou reclamações, ter uma equipe bem treinada e com total domínio sobre produtos comercializados, para  garantir que o atendimento seja o mais correto possível.

Uma boa estratégia é criar métricas internas e reconhecer os melhores atendentes, com prêmios e recompensas, para alcançarem indicadores ainda melhores. Isso certamente será revertido em bons atendimentos e, consequentemente, em satisfação dos clientes. 

3. Tenha um produto acessível

Isso não quer dizer que seu produto precise ser barato. Mas ele tem de ser encontrado com facilidade em um site ou loja de vendas terceirizada. Providencie estratégias de marketing digital para ter um bom posicionamento nas páginas de busca, como Google, Bing, Duckduckgo e outros. 

4. Estabeleça um bom relacionamento 

Isso é algo básico, mas nem toda empresa dá a devida atenção. O relacionamento vai além do atendimento. Mais do que atender bem, é preciso criar um vínculo com esse consumidor, para que ele se sinta confortável para adquirir sempre mais. O ideal é relacionar-se com seu público promovendo mais engajamento e atraindo mais fãs fiéis à sua marca. Responder mensagens das redes sociais e a criar promoções para clientes fidelizados são algumas das ações que podem ajudar sua companhia.

5. Conheça o seu cliente

Esta é uma parte primordial do processo. Você precisa conhecer o seu cliente, entender os seus gostos, desejos e afins. Já existem soluções tecnológicas para isso, como o Customer Relationship Manager, ferramenta que ajuda a monitorar as movimentações do seu cliente. Mas é possível fazer isso manualmente, com pesquisas ou mesmo pelas redes sociais. O importante é saber qual o pensamento do seu público e oferecer o que ele procura. 

A tecnologia pode ajudar a deixar o seu contato com o cliente mais rápido e efetivo, mas, ainda é necessário ter o aspecto humano nesta equação. Se todas estas etapas forem realizadas com sucesso, as chances de fidelizar seus clientes e aumentar a sua receita só aumentam.


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