Notícias

ONLYOFFICE traz integração com o Telegram! Novos plugins e muito mais.

Os letoneses por trás do desenvolvimento do ONLYOFFICE não estão de brincadeira, e, acabam de anunciar a compatibilidade do software de escritório com uma série de plugins que irão possibilitar uma integração direta com o Telegram, exportação dos textos no formato HTML, contagem de palavras em trechos específicos, e muito mais.

O Telegram diretamente na janela do seu ONLYOFFICE

Você que trabalha em conjunto com os seus colegas para desenvolver projetos escritos à distância, certamente gostaria que houvesse uma forma para conseguir uma comunicação mais fluida entre todos os envolvidos, não é? Sem precisar quebrar o seu fluxo de trabalho, alternando janelas entre a suíte office e o seu aplicativo de mensagens.

Agora isso é possível com o novo plugin de integração entre o ONLYOFFICE Docs e o Telegram!

Como utilizar a integração com o Telegram?

Como a intenção é justamente facilitar a vida dos usuários, é claro que a forma de usar essa nova funcionalidade também tinha que ser extremamente fácil, e, de fato é!

onlyoffice-plugin-telegram

Para utilizar o Telegram incorporado à sua janela do ONLYOFFICE Docs tudo o que você precisa fazer é, conforme está sendo mostrado na imagem acima, acessar a aba “Plugins”, selecionar a opção “Telegram”, fazer login na sua conta e pronto!

Edite e exporte os seus textos no formato HTML

Outro novo plugin que está chegando para facilitar a vida de muitas pessoas é o plugin sugestivamente chamado “HTML”. Com ele você tem a possibilidade de visualizar todo o conteúdo do seu documento no formato HTML, copiá-lo, modificá-lo e finalmente colá-lo de volta no documento original.

Como trabalhar com os meus textos em HTML?

Para utilizar o plugin “HTML”, clique na aba “Plugins” e então em “Get and past HTML”.

onlyoffice-plugin-html

Feito isso, na lateral esquerda da janela do seu ONLYOFFICE Docs será exibida uma caixa de texto exibindo todas as informações do seu documento no formato HTML.

Conte as palavras de trechos específicos

Esta é uma funcionalidade que já está presente por padrão em outros editores de textos, como, por exemplo, o Google Docs, que foi utilizado por mim para produzir este artigo.

O plugin chamado “word counter”, como o próprio nome já diz, dá ao usuário a possibilidade de selecionar todo o texto ou apenas uma parte específica, para descobrir qual é o número de palavras que compõem o trecho selecionado.

Como aproveitar esta nova funcionalidade?

Para utilizar o plugin “word counter”, primeiro selecione o trecho de texto desejado, então clique na aba “Plugins” e então em “count words and characters”.

word-counter

Conforme pode ser visto na imagem acima, o “word counter” irá exibir mais do que apenas o número total de palavras do trecho selecionado, mostrando também:

  • Número total de caracteres;
  • Número de caracteres (sem espaços);
  • Número total de parágrafos.

Na contagem realizada pelo plugin “word counter” não serão incluídos itens como: notas de rodapé, números de páginas e números/símbolos utilizados em listas.

Como instalar estes e outros plugins no meu ONLYOFFICE

Felizmente o processo de instalação de plugins no ONLYOFFICE é tão fácil quanto copiar aqueles “seus vídeos de procedência duvidosa” da pasta Downloads para aquele diretório oculto em meio aos arquivos de instalação do sistema operacional. 😉

Para fazê-lo, primeiro acesse a página de plugins e apps oficial do ONLYOFFICE, escolha o plugin desejado e clique em “Install now”.

download-plugin

Nesse momento será aberta a página do Github do plugin escolhido. Clique no botão verde escrito “Code”, e então em “Download Zip”.

install-plugin

Após ter feito o download, para instalar o plugin, basta que você siga as instruções do tutorial de instalação oficial disponibilizado pelos desenvolvedores do ONLYOFFICE. Mais informações também podem ser encontradas no artigo oficial de divulgalção dessas novas funcionalidades.

Nos ajude a ajudar você

Com o você já deve ter percebido com este e os outros artigos que escrevemos sobre o ONLYOFFICE, o software letonês é um projeto que busca sempre entregar um software estável e, ao mesmo tempo, cheio de recursos. E claro, sem deixar de lado a comunidade de usuários de distribuições Linux no desktop.

Parte importante dessa constante busca por aprimoramento é a relação que a Ascensio System SIA (empresa por trás do ONLYOFFICE) mantém com a sua comunidade de usuários.

Enquanto a empresa entrega gratuitamente a todos os interessados um software robusto e confiável, a comunidade frequentemente retribui de várias maneiras diferentes para colaborar com o desenvolvimento do software que tanto gostam.

Uma dessas formas de retribuição é auxiliar na tradução do aplicativo para os mais variados idiomas. E é aí que nós, brasileiros, entramos na “história”.

Seja um revisor da tradução para PT-BR do ONLYOFFICE

A Ascensio System SIA está procurando voluntários para ajudar a checar a tradução para português do Brasil do ONLYOFFICE 6.2 Beta.

Interessados devem ser experientes no uso de aplicações “office”, possuir conhecimentos de português e inglês e entrar em contato através do email:

[email protected]

Bom, bonito e grátis

O ONLYOFFICE está disponível gratuitamente na seção de downloads do seu site oficial para a base Debian/Ubuntu e Fedora/OpenSUSE nos formatos “.deb” e “.rpm”, para todas as outras distros no formato “Snap”, e para Windows em “.exe”.

Caso prefira, você também pode instalar a aplicação no Linux através de uma versão não oficial distribuída em Flatpak.

O quê você acha sobre o ONLYOFFICE e os seus mais novos plugins? Dentre todos, o que mais me impressionou foi certamente a integração com o Telegram. 

Conte para nós nos comentários abaixo qual é a sua opinião sobre o software.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!