Notícias

OBS Studio 26.1 chega com Virtual Camera e muito mais

Amado por uns e odiado por outros, o OBS Studio ainda é o principal software de streaming e gravação, e, não apenas no Linux. Utilizado por YouTubers e streamers de todo o mundo, em todos os principais sistemas operacionais o Open Broadcaster Software ainda é, sem dúvidas, a alternativa mais utilizada para este fim internet afora.

Software livre? Open source? Será que presta?

Quando falamos em software livre ou open source para pessoas de fora dessa comunidade, muitos acabam “torcendo o nariz” por pensar que programas pertencentes a esta categoria são, de alguma forma, inferiores às alternativas pagas e de grande nome no mercado.

Apesar dos seus problemas – Afinal, qual software é perfeito? – o OBS é um dos nomes que foi capaz de romper essa barreira, que muitas vezes acaba impedindo que aplicações excelentes sejam amplamente utilizadas mundo afora.

Embora muita gente não saiba, como o próprio nome já diz, o “Open Broadcaster Software” é um programa de código aberto, que é utilizado por tantas pessoas que muitas vezes nem mesmo sabem o que é um software livre ou open source.

O que há de novo no OBS Studio 26.1?

A nova versão 26.1 do OBS Studio está trazendo um número realmente grande de novidades, entre novas funcionalidades, correções de bugs e melhorias de desempenho. A principal delas é que tem sido um dos principais destaques é a implementação da “Virtual Camera” nas versões para Linux e MacOS.

A Virtual Camera finalmente chega no OBS

A “Virtual Camera” é uma funcionalidade que permite fazer com que o sistema operacional reconheça um dispositivo de câmera que não existe fisicamente. O software responsável, neste caso o OBS, cria uma entrada de câmera virtual no sistema, permitindo que ela possa ser utilizada por softwares de vídeo chamadas como o Zoom, Google Meet, Skype, Microsoft Teams, entre outros.

Uma das vantagens de se utilizar tal recurso com o OBS, por exemplo, é que você pode criar toda uma cena dentro do programa, que poderá ser reconhecida pelo sistema como um simples dispositivo de webcam.

obs-studio-virtual-camera
Opção para iniciar a câmera virtual no OBS Studio 26.1.

Nesta cena você pode adicionar a imagem da sua webcam real, somada a imagem do seu desktop, além de quaisquer outros recursos que você queira, e a imagem ou “cena” resultante poderá ser utilizada para uma vídeo chamada em praticamente qualquer serviço de calls.

Para poder utilizar a Virtual Camera no OBS Studio 26.1 é necessário que você possua instalado no seu sistema um pacote chamado “v4l2loopback-dkms”.

Ainda mais melhorias

Embora a “Virtual Camera” tenha sido o “grande trunfo” dessa nova versão do OBS Studio, conforme mencionamos anteriormente, esta novidade não veio sozinha. Esta nova versão trouxe várias outras novidades, das quais podemos destacar:

  • Adicionado suporte ao OpenBSD;
  • Implementada a habilidade de receber legendas vindas de dispositivos Decklink através da funcionalidade “Decklink Captions”;
  • Adicionada opções de decodificação por hardware para transições “stinger”;
  • Inserida uma opção para duplicar filtros no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse em “filtros”;
  • Agora será possível copiar e colar filtros individualmente;
  • No Linux o OBS passará a detectar outras instâncias em execução e avisar o usuário sobre estar rodando mais de um processo do programa ao mesmo tempo;
  • Toda vez que você for criar um novo perfil, agora será mostrada a opção de rodar o assistente de configurações;
  • Corrigido um bug no qual o botão “Salvar replay” ficava destacado após ter sido clicado;
  • Solucionado um problema que permitia que resoluções e framerates não suportados fossem selecionados ao realizar streamings no Facebook.

Uma lista completa com todas as novidades da versão 26.1 do OBS Studio pode ser encontrada nas notas de lançamento oficiais na página do Github do projeto.

OBS Studio: cada vez mais popularizando o software livre

Apesar de não ser um software que eu utilize com muita frequência, é muito bom ver como o OBS foi e continua indo cada vez mais longe, inclusive, acabou de ganhar nada menos do que o YouTube como patrocinador.

O quê você pensa sobre as qualidades e defeitos do OBS Studio? Você o considera o melhor da categoria, ou será que ele já perdeu esse posto? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!