nvidia nis
Notícias

NVIDIA libera o código do SDK para dimensionamento de imagens no GitHub

Você que é “gamer” ou entusiasta dessa tecnologia, certamente já ouviu falar no DLSS (Deep Learning Super Sampling), um recurso criado pela NVIDIA para melhorar o desempenho de jogos sacrificando o mínimo de qualidade gráfica.

A verdade é que, muitas vezes, o DLSS – que passou a ser suportado pelo Proton – é capaz de gerar ganhos significativos de quadros com uma perda de qualidade quase imperceptível. O problema, porém, é que esse recurso, que até parece magia, só está disponível nas GPU’s das séries RTX, e, considerando os preços atuais de hardware, não é para qualquer um.

DLSS vs FidelityFX

A AMD, possui o FidelityFX Super Resolution (FSR). Assim como o DLSS, este também é um recurso focado em otimizar o desempenho perdendo o mínimo de qualidade gráfica. Porém, os resultados entregues pelo FSR não chegam perto do que o software da NVIDIA consegue entregar.

Mesmo assim, muitas pessoas optam por adquirir uma GPU da AMD, pois apesar de o FSR ser menos eficaz, o custo de uma placa de vídeo compatível com o recurso é muito menor quando comparado a uma GPU com suporte ao DLSS.

O “FidelityFX” da NVIDIA

O que muitas pessoas não sabem, é que a NVIDIA também possui o seu próprio “FSR”. Trata-se do “NVIDIA Image Scaling” (NIS).

nvidia nis

O “NIS” funciona de uma forma bastante semelhante ao FSR, compatível até mesmo com as GPU’s das séries GTX. O desempenho que o “NVIDIA Image Scaling” consegue entregar é bastante semelhante à sua contraparte da AMD, porém, a própria existência do DLSS acabou fazendo com que o NIS fosse pouco divulgado, de forma que muitos usuários nem fazem ideia da sua existência.

O “NVIDIA Image Scaling” é open source!

O “NVIDIA Image Scaling” foi criado como um software de código fechado, porém, recentemente a empresa, através do seu Github, tornou público todo o código-fonte do recurso.

Um software como este se tornar open source é, de diversas maneiras, uma vitória para todos os usuários desta tecnologia.

Uma vez que o código do NIS já está aberto, é possível que no futuro possamos ver adaptações do recurso sendo portadas para GPU’s da AMD e até mesmo da Intel.

Como utilizar o “NIS”

Você que possui uma GPU da NVIDIA pode testar o NIS agora mesmo seguindo as seguintes instruções:

Abra o painel de controle da NVIDIA, clique em “Gerenciar Configurações 3D” e ative a configuração “Dimensionamento de Imagens“, conforme mostrado na imagem abaixo.

nvidia panel

Reinicie o seu computador, e pronto!

Feito isso, o driver irá gerar 5 resoluções adicionais de dimensionamento, com base na resolução nativa do monitor, que podem ser selecionadas nos menus de configurações “in-game” para usar com o “NVIDIA Image Scaling”.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!