Recentemente, a Microsoft anunciou um conjunto de ferramentas de código aberto para analisar o desempenho do sistema no Linux e Android.
Microsoft Performance Tools para Linux e Android
O Microsoft Performance Tools para Linux e Android, trata-se de um conjunto de ferramentas de processamento de rastreamento que oferece muitos dos recursos, poder, metodologia e ecossistema usados para impulsionar o desempenho do Windows nos últimos 15 anos.
A ferramenta oferece profundidade e visão sobre o que o sistema operacional e o código do aplicativo estão fazendo, podendo ser usada em uma variedade de cenários de diagnóstico e desempenho. Se o cenário de análise também envolver o Windows, os traços podem, opcionalmente, ser co-analisados na mesma linha do tempo com os traços de desempenho do Windows.
Baseado no .NET Core
O Microsoft Performance Tools é baseado no .NET Core de código aberto e no novo microsoft performance toolkit sdk, que é multiplataforma e seus rastreamentos podem ser abertos e analisados em qualquer sistema operacional compatível com o .NET Core.
Rastreamento
O conjunto de ferramentas de desempenho da Microsoft envolve rastreamento usando ferramentas Linux de código aberto como LTTng, Perfetto e Perf.
As ferramentas também podem analisar a saída dmesg do kernel, dados cloud-init e WaLinuxAgent. O Microsoft Performance Tools usa os dados desses rastreadores e outras fontes para ajudar a analisar problemas de desempenho.
Grande integração com o Windows Performance Analyzer
Qualquer programa ou interface gráfica em qualquer sistema operacional pode processar eventos com os plug-ins Microsoft Performance Tools SDK e Linux-Android.
Além disso, se você estiver, opcionalmente, em uma máquina Windows para analisar os rastreamentos, o kit de ferramentas tem uma grande integração com o Windows Performance Analyzer para você poder usar uma interface gráfica para analisar os rastreamentos.
O código do conjunto de ferramentas está disponível no github do projeto.
E você, o que achou da novidade?
Um abraço, meus amigos. Até a próxima?