NotíciasVídeo

NVIDIA e Mediatek podem se unir para criar um novo SoC ARM

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana, temos mais novidades sobre o próximo Ubuntu, um projeto de código aberto para jogar Nintendo 64 nativamente no PC, uma parceria entre NVIDIA e Mediatek, notícias sobre o sucessor do Nintendo Switch e muito mais! 

Google segue investindo em IA

Na semana passada, aconteceu o Google I/O, o evento anual da empresa para desenvolvedores, onde ela fala principalmente sobre IA e Android, e dessa vez, foi praticamente tudo sobre IA. Além de apresentarem todas as melhorias do Gemini por trás dos panos, eles também mostraram na prática o que isso significa para os usuários de Android.

Agora, através do aplicativo do Gemini, você poderá utilizar a IA para interagir com outros aplicativos, como perguntar algo sobre um vídeo do YouTube que você está assistindo.

Para os usuários de Google Chrome no desktop, também temos novidades. A partir da versão 126, o navegador trará o Gemini Nano, modelo de IA que funciona localmente, para você gerar textos em qualquer site, como redes sociais ou e-commerces, sem precisar enviar suas informações para a nuvem.

Netris é um cloud gaming open source

Você é fã de cloud gaming? Pois fique atento, existe um novo competidor no pedaço, mas com uma grande diferença.

O Netris funciona de maneira similar ao GeForce Now: você faz login com a sua conta do Steam, e pode aproveitar os seus próprios jogos na nuvem. Mas diferentemente de todas as alternativas do mercado: ele é open source.

Isso quer dizer que você pode não só assinar o serviço e utilizar os servidores deles, mas criar o seu próprio servidor de cloud gaming e aproveitar seus jogos. Um detalhe é que esse serviço só é compatível com placas de vídeo da NVIDIA. O projeto segue em estágio experimental, então bugs são esperados.

Diolinux no Prêmio iBest

O iBest é considerado a maior premiação de internet no Brasil! Esse ano é a primeira vez que um canal de Linux e open source está participando, e o Diolinux concorre na categoria “Melhor Canal de Tecnologia”. Vote e ajude a espalhar a palavra do Linux para mais gente!

Parceria entre NVIDIA e MediaTek

Se os rumores estiverem certos, a NVIDIA realmente está pronta para seguir crescendo. O primeiro rumor, e esse bem sólido, é de que o próximo console da Nintendo, continuará trazendo um chip da NVIDIA.

Dessa vez, o chip teria inclusive suporte para DLSS e Ray Tracing, um bom upgrade em relação a última geração. E por manter um chip ARM da NVIDIA, o novo console poderia chegar com retrocompatibilidade, trazendo junto uma biblioteca de mais de 4 mil jogos.

Mas não só isso, outro rumor diz que a NVIDIA está realizando uma parceria com a MediaTek para criarem um processador System-on-a-chip juntas, competindo de frente com o novo Snapdragon X Elite. Será que isso seria a solução para os problemas de bateria em portáteis como Steam Deck, ROG Ally e Legion GO? 

Ubuntu 24.04 agora roda no Nintendo Switch

Recentemente o Ubuntu 24.04, a nova LTS da Canonical, foi lançada, e você já pode utilizar em desktops, notebooks, Raspberry Pi e até mesmo servidores. Mas agora existe mais um lugar onde está disponível: no Nintendo Switch!

Existe um projeto chamado Switchroot que permite instalar Android e distribuições Linux em um Swtich desbloqueado, e agora, você também pode instalar a última LTS do Ubuntu no seu console portátil.

É óbvio que pra isso você precisa ter o seu Nintendo Switch desbloqueado, e que definitivamente é algo que a Nintendo não aprova. Mas caso você queira jogar algum jogo de PC no seu Switch, rodar outros tipos de software, ou até mesmo rodar um emulador de Nintendo Switch no Nintendo Switch, agora isso é possível, utilizando o Ubuntu 24.04 como base.

Esse processo funciona em todas as versões do console, desde a primeira de 2017, até o OLED e Switch Lite. Até o momento só temos disponíveis as versões com interface KDE Plasma e Unity, a edição com GNOME ainda deve demorar um pouco mais para ser liberada.

Ubuntu 24.10 deve trazer Wayland na NVIDIA por padrão

Ainda falando no Ubuntu, as novidades não param de chegar. A última, é que a partir da versão 24.10, o Wayland também será o protocolo padrão caso você esteja utilizando uma placa de vídeo da NVIDIA.

Desde 2021 o Wayland já é o protocolo padrão usado no Ubuntu, mas apenas para os usuários de Intel e AMD. Caso estivesse utilizando uma placa de vídeo da NVIDIA, o sistema mudava para o Xorg. Mas graças a algumas melhorias que estão sendo realizadas no driver para melhorar o suporte ao Wayland, parece que finalmente será possível utilizar ele para todo tipo de hardware.

Como continua em desenvolvimento, tudo isso pode sofrer mudanças até lá, e mesmo que se confirme, se por algum motivo você preferir utilizar o Xorg, será possível optar por isso manualmente.

Recompilador do Nintendo 64

Já não basta rodar o Ubuntu num Nintendo Switch, agora temos mais uma notícia que os chefões da Nintendo não gostar.

Um desenvolvedor disponibilizou uma ferramenta de código aberto chamado N64: Recompiled, que como o próprio nome sugere, permite recompilar códigos feitos para o Nintendo 64 para código em C, para utilizado em qualquer plataforma.

Essa ferramenta pode ser usada para criar ports, o que, na prática, significa que você pode transformar qualquer jogo criado para Nintendo 64 em um jogo de PC.

O desenvolvedor ainda liberou um port de Zelda Majora’s Mask, que pode ser jogado nativamente no Windows e Linux. É claro, ele não traz os assets do jogo, então você precisa também ter a sua própria cópia do Majora’s para conseguir aproveitar o jogo por aí.

Dessa maneira, você consegue não só aproveitar qualquer jogo do Nintendo 64 no seu PC, mas também as vantagens de um hardware mais moderno, jogando em resoluções maiores, com uma taxa de quadros melhor, e até mesmo numa proporção como 16:9.

OrangePi Neo

Tem um bom tempo que mostramos aqui no Diolinux News o OrangePi Neo, um console portátil que está sendo feito em parceria com o Manjaro. Ainda não temos nenhuma data de lançamento, mas o pessoal do Manjaro liberou um vídeo de mais de uma hora mostrando uma gameplay de Star Wars Battlefront 2 rodando diretamente no OrangePi Neo.

O sistema por baixo dos panos é o Manjaro, mas como interface ele se aproveita do Big Picture da Steam, que tem o exato mesmo visual do Gaming Mode do Steam Deck, que muitos gamers já são familiarizados.

Esse console terá duas versões: uma com um Ryzen 7 7840U por 500 dólares, e uma com Ryzen 8840U por 600 dólares.

Jogo em promoção da semana

Já pensou em juntar um jogo de bullet hell, roguelite, com fazendinha? Essa maluquice existe e tem nome: Atomicrops. Você precisa cultivar e defender a última fazenda existente em um universo pós-apocalíptico. Você precisará plantar muita coisa, melhorar as suas armas e matar todas as criaturas mutantes que tentarem invadir a sua propriedade.

NVIDIA e Mediatek podem se unir para criar um novo SoC ARM 2
Imagem: Steam

Inclusive, a estética é muito parecida com o Zombies Ate My Neighbors de Super Nintendo e Mega Drive. Atomicrops está com 80% de desconto, custando menos de 10 reais no Steam. Ele roda no Linux via Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com um ranking Platina no ProtonDB.

Receba mais notícias sobre o que acontece durante a semana no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!