diolinux - uniconverter
Softwares

Wondershare UniConverter: o melhor amigo do editor de vídeo 

Em um episódio recente do Diocast nós apresentamos um App Showcase repleto de dicas de programas que usamos em nossa rotina de produção de conteúdo, dessa lista, um dos meus preferidos é o vídeo Trimer do GNOME, mas ele não existe para Windows.  

Felizmente, conheci uma alternativa cheia de recursos e neste artigo vou compartilhar com vocês alguns dos meus testes com o UniConverter da Wondershare. 

UniConverter: conversão de mídia simplificada 

Com uma interface que consegue ser bem amigável, a versão 14 do Wondershare UniConverter conta com um menu lateral de fácil navegação que te leva diretamente para a função que você deseja usar com poucos cliques. Já no UniConverter 15 a interface foi totalmente redesenhada e acredito que vai se encaixar perfeitamente com quem está habituado ao uso de smartphones. Em ambos os casos, ele é uma solução completa para quem precisa converter, editar e otimizar vídeos.  

Um dos atrativos desse programa para mim é que ele oferece muitas predefinições bem descritas nas diversas telas do programa. Isso ajuda muito usuários que estão conhecendo agora o programa e não possuem conhecimento técnico avançado, mas precisam de resultados com alta qualidade, rapidez e eficiência. 

No Linux estamos acostumados a usar scripts do FFMPEG no terminal, que são superpoderosos e muito flexíveis. E mesmo que o FFMPEG também esteja disponível para Windows, usar uma solução como o UniConverter torna o acesso aos recursos bem mais simplificado.  O UniConverter está disponível para Windows e macOS, com suporte para as versões mais recentes desses sistemas operacionais e conta com suporte à aceleração de hardware completa, tirando total proveito do poder de processamento do seu computador. 

Conversão de Mídia Simplificada 

De forma geral, ele é uma ferramenta bem versátil que agrega diversas funções em apenas um programa, o que pode simplificar muito alguns fluxos de trabalho que dependem de conversão e otimização de vídeos. 

Ao invés de usar um programa para cortar, outro para extrair clipes, outro para adicionar legendas, outro para recodificar para as diversas plataformas e assim por diante, é possível fazer tudo isso no UniConverter.  

Entre os principais recursos do UniConverter, destacam-se: 

  • Conversão de vídeos em alta velocidade; 
  • Suporte a mais de 1000 formatos de áudio e vídeo; 
  • Compressão de vídeos sem perda significativa de qualidade; 
  • Edição de vídeos com ferramentas fáceis de usar; 
  • Gravação de tela e captura de áudio; 
  • Transferência de vídeos para dispositivos como smartphones e tablets. 

Segundo o site oficial, estes são alguns dos formatos de vídeo suportados pelo UniConverter: MP4, AVI, WMV, MOV, M4V, MKV, MPEG, FLV, F4V, SWF, 3GP, 3G2, ASF, DV, VOB, OGV, XVID, WEBM, MXF, TS, M2TS, TRP, ProRes (somente no Mac) e na área de audio: MP3, M4A, AC3, WMA, WAV, OGG, APE, MKA, AU, AIFF, FLAC, M4B, M4R, MP2, MPA entre outros. 

Também estão presentes todos os principais codecs do mercado, sendo: AP4H, APCH, APCN, APCO, AppleIntermediateCodec, APCS, AVC, AVCHD, DNxHD, DV, FinalCutPro, FLV, H.263, iDVD, iMovie, MJPEG, MPEG, MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, MPEG-5, MS-MPEG-4, MSMPEGV3, Theora, VC-1, VP8, WMV1, WMV2 e XVID. 

E para a comodidade de todos, o UniConverter também possui integração com as principais plataformas de conteúdo em vídeo como YouTube, Facebook, Vimeo e Instagram. É bem importante citar que o UniConverter não se limita apenas à conversão de vídeos, principalmente quando falamos da versão 15, já que ela recebeu diversos aprimoramentos como a integração com o ChatGPT. 

uniconverter ferramentas

Essa integração abre as portas para uma infinidade de possibilidades, sendo possível usar inteligência artificial para criar legendas de forma automática, melhorar o som removendo ruídos, alterar ou remover voz em vídeos e gerar vídeos a partir de um prompt. 

IdéIAs para uso para o UniConverter 

Uma das novidades do UniConverter é a integração com ChatGPT e IA generativa, para te ajudar entender como isso pode te ajudar, vamos imaginar alguns cenários em que as pessoas podem tirar proveito dessas ferramentas do converter. 

Para um usuário comum, acredito que uma das funções mais interessantes e que faz com que o UniConverter seja uma mão na roda é poder converter vídeos de férias ou eventos familiares, adicionando legendas e transições com aspecto profissional sem muito esforço graças ao Editor de Legendas com IA do UniConverter. Também é possível intercalar vídeos com imagens estáticas, que depois podem ser exportadas em diversos formatos e resoluções.  

uniconverter edicao inteligente

Já para quem tem interesse em uso profissional, como equipes de marketing e criadores de conteúdo, além dos recursos que já citei, ele é especialmente útil para padronizar todos os vídeos recebidos de diversas fontes em um formato que facilite o fluxo de trabalho das equipes. Por exemplo, você pode usar o Aprimorador de Vídeo que usa tecnologias de upscalling com IA para melhorar a qualidade de vídeos gravados com baixa resolução e corrigir problemas de som com o Removedor de Ruídos. Além de tornar muito simples adaptar vídeos para diferentes plataformas de mídia social, mantendo a qualidade e o aspecto visual adequado para cada canal. 

Por fim, outro público que pode se beneficiar muito do UniConverter são educadores e estudantes, pois podem facilmente criar aulas e apresentações, gravando a tela do computador com opções avançadas para captura de webcam e microfones. E podem usar a IA geracional para criar imagens e vídeo a partir de prompts, tornando o material da aula ainda mais rico. Além é claro, de também permitir a conversão de material didático e palestras em formatos que sejam compatíveis com diversos sistemas de ensino à distância.  

Conclusão 

Em resumo, o Wondershare UniConverter é uma ferramenta abrangente que atende a uma ampla gama de necessidades, desde o usuário casual que deseja manter suas memórias digitais acessíveis, até o profissional que busca eficiência e qualidade na produção de conteúdo audiovisual. 

Você já conhecia o Wondershare UniConverter? Deixe aqui nos comentários desse artigo quais são suas ferramentas preferidas para trabalhar com seus vídeos. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
187 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Softwares

CyberPanel: O painel de controle de servidores open source

VídeoSoftwares

Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

VídeoSoftwares

Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!