novo-telegram-whatsapp
Notícias

As 6 novidades mais importantes da nova versão do Telegram

As tecnologias da informação tem evoluído de maneira extremamente rápida. Há cerca de 10 anos, muitos de nós nem sequer sabíamos o que era um smartphone. Hoje, é muito difícil até imaginarmos como seriam as nossas vidas sem estes dispositivos.

A popularidade do WhatsApp no Brasil

Além de termos tornado estes “pequenos computadores” essenciais para a nossa vida, por razões pessoais ou profissionais, elevamos também o nosso nível de dependência ao tornar certos softwares que rodam neles extremamente necessários no nosso dia a dia.

Um bom exemplo de um aplicativo que hoje é necessário para um grande número de usuários, especialmente no Brasil, é o WhatsApp. Mesmo muitas pessoas que não gostem do aplicativo, elas se veem “obrigadas” a utilizá-lo, pois é este o serviço que grande parte dos seus contatos utilizam.

Da Rússia para o mundo: conheça o Telegram

Embora o WhatsApp ainda seja o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular por aqui, outros serviços vêm pouco a pouco atraindo a atenção das pessoas. Dentre eles, o Telegram.

O Telegram foi criado na Rússia em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os mesmos fundadores do VK (a rede social mais popular na Rússia), logo em seguida deixando o país por pressões legais, e, desde então vem gradativamente aumentando a sua popularidade ao entregar para os seus usuários um software estável, de fácil utilização e cheio de funcionalidades que nem mesmo o WhatsApp possui. Um bom exemplo é a capacidade de ser acessado pelo computador sem que haja a necessidade de estar conectado a um smartphone.

O app do Telegram é software livre!

Além de ser um excelente serviço, todos os apps oficiais do Telegram (e alguns não oficiais) são de código aberto, e, talvez essa seja uma das razões pelas quais o software é tão popular entre usuários de software livre e open source mundo afora.

Segundo o que foi divulgado no site oficial do Telegram, só em Janeiro de 2021 mais de 100 milhões de novos usuários começaram a utilizar o serviço. Presumidamente muitos deles incentivados pela recente mudança nos termos de privacidade do WhatsApp.

Sempre há espaço para crescer: as novidades do Telegram

Como já mencionamos anteriormente, o Telegram é um software cheio de recursos e funcionalidades, todavia, isso não é razão para que os desenvolvedores se conformem com o que já tem e parem de inovar.

Recentemente foram divulgadas as principais melhorias presentes na mais nova versão do mensageiro, confira agora seis recursos que mais nos chamaram a atenção!

1. Importe o histórico de conversas de outros aplicativos

Talvez o principal destaque da mais recente versão do aplicativo, o Telegram agora poderá importar todo o seu histórico de conversas privadas e grupos de outros aplicativos, como o WhatsApp, Line e KakaoTalk.

Conforme pode ser visto no vídeo acima, o procedimento de importação é extremamente fácil e rápido de ser feito, podendo levar mais tempo para conversas maiores e com muitos arquivos de mídia.

2. Privacidade: os seus dados são apenas seus

Apesar da popularidade dos mensageiros, o risco de ter a sua privacidade invadida é certamente uma das principais razões pelas quais muitas pessoas desistem, ou sequer começam a utilizar tais aplicativos.

A segurança dos seus dados na internet é certamente algo difícil de controlar, e, conforme foi muito bem abordado pelo Dionatan no vídeo a seguir, é muito difícil encontrar o equilíbrio entre quais dados você pode ou não compartilhar, e, como controlá-los internet afora.

Segundo o pessoal do Telegram, isso certamente não será um problema ao utilizar o serviço, pois os seus dados são apenas seus.

Além de poder apagar mensagens enviadas para todos os participantes de uma determinada conversa, agora será possível também apagar chats secretos, grupos que você criou e registros do histórico de chamadas sem deixar rastros.

Ainda segundo o que é dito no seu site oficial, os servidores do Telegram não armazenam informações sobre chats ou registros de chamadas que foram apagados, deixando ao alcance do usuário fazer com que os mesmos desapareçam para sempre.

3. Melhorias nos chats de voz

Agora será possível identificar facilmente quando um dos seus grupos possui chats de voz ativos. Conforme é mostrado no vídeo abaixo, também foi implementada a possibilidade de controlar individualmente os níveis de volume de cada um dos participantes de uma chamada de voz que você esteja participando.

4. Melhorias no player de áudio

Você que curte compartilhar e receber músicas através do Telegram agora possui uma ferramenta a mais para fazê-lo.

Na nova versão do app, ao clicar sobre o nome do artista em um áudio recebido ou enviado você poderá ver todos os áudios deste mesmo artista que foram compartilhados em todos os seus chats, e terá acesso a funções como: reproduzir, avançar, retroceder e repetir.

5. Não basta ser bom, tem que ser bonito!

Para muitas pessoas, inclusive eu, a personalização e a aparência são tão importantes quanto as funcionalidades e a estabilidade do software em questão. Felizmente o pessoal do Telegram também pensa assim.

Conforme pode ser visto no vídeo acima, um novo conjunto de animações foi desenvolvido para proporcionar aos usuários do app uma maior sensação de fluidez e beleza gráfica. Além disso, também foi criado um “sticker” de “Olá”, que você pode conferir logo abaixo.

6. Prezando pela confiabilidade: denuncie canais e grupos falsos

Para dar aquele “retoque final” na nova versão do Telegram, nada como aprimorar a confiabilidade do aplicativo, eliminando usuários com contas falsas e golpistas.

Há várias versões já era possível denunciar conteúdos ilegais dentro do Telegram, como, por exemplo, incitação à violência e abuso infantil. Agora também será possível denunciar canais ou grupos falsos que fingem ser pessoas ou empresas famosas.

Para fazê-lo basta abrir o perfil do canal ou grupo em questão, clicar no botão com ícone de “”, então em “Denunciar” seguido por “Conta Falsa”.

O melhor mensageiro?

É difícil escolher qualquer coisa como “a melhor” da sua categoria, e não é diferente quando se trata de um programa.

Tendo como base a minha experiência e as minhas necessidades, o Telegram é certamente o melhor mensageiro. Porém, de nada adianta se não a plataforma onde as pessoas estão.

Vontade vs. necessidade

A maioria das pessoas com quem eu quero/preciso manter contato diariamente ainda utilizam apenas o WhatsApp, de forma que me vejo “obrigado” a utilizá-lo mesmo quando há uma alternativa que poderia me atender muito melhor.

Por outro lado, “devagar e sempre”, a popularidade do serviço Russo vem crescendo e cada vez mais pessoas vêm migrando ou se tornando adeptas de ambas as plataformas simultaneamente, de forma que o Telegram tem se tornado cada vez mais viável para um maior número de pessoas, inclusive eu.

O quê você pensa do Telegram em relação aos outros serviços de mensagens instantâneas? Qual você utiliza e por quê? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!