Notícias

Linux Mint 20.3 deve ser lançado ainda no mês de dezembro

Por incrível que pareça, já estamos no último mês de mais um ano. Apesar de muitas pessoas estarem considerando que 2021 já acabou, um mês pode ser bastante tempo quando se trata de desenvolvimento de software, e, para a equipe do Linux Mint esse ano ainda tem algo importante a oferecer.

Uma surpresa de final de ano?

Recentemente foi divulgado (em inglês) no blog oficial do Linux Mint que ainda neste mês (12/2021) teremos o lançamento da versão 20.3 do sistema. O “mistério” que os desenvolvedores estão fazendo em relação a esta versão me faz pensar que alguma novidade muito interessante está para chegar.

A equipe disse que, como faltam poucos dias para o lançamento da nova versão, algumas das novidades continuarão em segredo para serem uma “surpresa” de fim de ano para os usuários do sistema.

As novidades do Linux Mint 20.3

Novas funcionalidades do calendário

Apesar do mistério, o post mensal do Linux Mint trouxe algumas informações sobre as novidades que estarão presentes na esperada versão 20.3 da distro. A primeira delas é que o calendário que virá com o Cinnamon 5.2 irá suportar a exibição de eventos de múltiplos outros calendários, como o GNOME Calendar e o Google Calendar.

linux mint calendar

Conforme pode ser visto na imagem acima, eventos de calendários diferentes serão exibidos em cores diferentes no “applet” do Linux Mint.

A integração com o GNOME Calendar virá ativada por padrão e para sincronizar os eventos com o seu Google Calendar, basta fazer login com a sua conta Google nas configurações do sistema.

Além disso, o applet de calendário também conseguirá sincronizar automaticamente com softwares de email como o Evolution e o Thunderbird. 

Outras novidades e surpresas

Além das novas funções ligadas ao calendário, a nova versão do Linux Mint também trará várias outras novidades, como:

  • Implementação do novo suporte à mangás no leitor de PDF’s do sistema (com o “modo mangá” ativado, ao pressionar “seta para a direita” no teclado irá avançar para a próxima página do documento);
  • O visualizador de imagens será capaz de se adaptar sua janela ao tamanho da imagem que está sendo exibida;
  • Aprimoramentos para monitores de baixa resolução em vários apps do sistema (escondendo barras de menus, não exibindo barras de ferramentas, etc.);
  • As aplicações “Sticky Notes” e “Hypnotix” receberão uma função de busca.

Por fim, a versão 20.3 do Linux Mint contará com uma aplicação completamente nova. Porém, o nome e a função deste app permanecerão como uma surpresa para o lançamento da nova versão.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!