GNOMENotícias

Bug no GNOME Calendar é resolvido após cinco meses

Os usuários do Pop!_OS 19.10 e do Fedora 31 que estavam tendo problemas com o alto consumo de CPU causado por um bug no GNOME Calendar finalmente poderão descansar as suas cabeças, pois, após cinco meses desde o primeiro bug report uma solução para o problema encontrada.

A correção que finalmente pôs um fim ao bug no GNOME Calendar, problema que afetava diretamente usuários de PC’s com hardware de entrada e notebooks, já que o consumo excessivo de CPU estava diminuindo consideravelmente o tempo de duração da bateria e prejudicando o rendimento da máquina em todos os tipos de tarefas.

Segundo o que foi relatado no bug report, o GNOME Calendar estava utilizando entre 20% e 25% da CPU o tempo todo. O fato do bug não ocorrer com todos os usuários tornou mais complicada a tarefa de encontrar e solucionar o problema. Mas, após cerca de 4 meses a “caçada” finalmente chegou ao fim.

Problema resolvido, porém…

O desenvolvimento das correções foi finalizado há três semanas, mas apenas na última segunda-feira (27/04/2020) elas foram mescladas ao código fonte do GNOME Shell e deverão ser lançadas somente na versão 3.38, que é a próxima “point release” do software.

bug-no-gnome-calendar-img-01

Um ponto negativo é que o GNOME Shell 3.38 tem o seu lançamento previsto apenas para setembro deste ano. Caso você esteja passando pelo problema e pretenda continuar utilizando o Pop!_OS 19.10 ou Fedora 31, infelizmente a única forma de contornar a situação é desinstalando o GNOME Calendar.

Todavia, usuários do Fedora 31 tem a opção de atualizar o sistema para a versão 32, o que deve resolver o problema. Já que até o momento não há nenhum bug report semelhante vindo desta versão do sistema. Os usuários do Pop!_OS provavelmente não precisarão esperar muito tempo para poder atualizar para a versão 20.04 do sistema, uma vez que a mesma já se encontra na fase Beta.

Por que o bug no GNOME Calendar ocorreu apenas no Fedora e Pop!_OS?

Talvez você esteja se perguntando porque este bug se apresentou apenas nas distribuições Fedora e Pop!_OS, e não em outros sistemas que também utilizam o GNOME Shell. Segundo informações encontradas na seção de comentários do bug report, tudo o que os desenvolvedores souberam explicar é que apenas usuários destes sistemas operacionais relataram tal problema.

Apesar da longa espera, e do fato de que a correção oficialmente estará presente apenas na versão 3.38 do GNOME Shell, essa não deixa de ser uma boa notícia para usuários do Fedora e Pop!_OS que finalmente poderão utilizar o GNOME Calendar sem preocupações.

Você é usuário do Fedora 31 ou Pop!_OS 19.10 e é uma das pessoas que estão enfrentando esse problema? Qual foi a solução que você encontrou para contornar o bug? Conte mais nos comentários abaixo! 😁

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Fonte: Phoronix

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!