O mercado de tecnologia sempre está aberto para novos trabalhadores e existem vagas para os mais diversos cargos, que vão desde analistas de sistemas até DevOps em grandes empresas.
Recentemente, a Linux Foundation divulgou seu relatório de 2021 sobre empregos na área de código aberto realizado em parceria com a plataforma de cursos edX. Essa pesquisa, apontou que várias empresas possuem vagas para áreas relacionadas a tecnologia open source.
Uma alta demanda para trabalhadores open source
Com mais de 200 gestores e 750 profissionais que trabalham com código aberto entrevistados, o levantamento da Linux Foundation mostrou que a demanda por profissionais que trabalham com open source está mais alta do que nunca.
Segundo a pesquisa, cerca de 92% dos gestores admitiram que possuem dificuldades para encontrar talentos nessa área em grande número e parte desse problema se deve ao fato desta demanda ter aumentado, visto que 50% das organizações entrevistadas aumentaram o número de cargos relacionados a tecnologia.
Qualificando novos profissionais
Uma solução que algumas empresas estão aderindo para amenizar o problema da falta de profissionais capacitados em tecnologias open source é investir em certificações.
Segundo o relatório da Linux Foundation, 88% das organizações entrevistadas estão dispostas a pagar certificações para seus funcionários e 58% delas aumentaram os investimentos em treinamentos.
As áreas mais procuradas, segundo a Linux Foundation
Essa pesquisa da Linux Foundation trouxe diversos dados sobre o mercado de tecnologia, incluindo as áreas mais procuradas pelas empresas.
Para 46% das organizações entrevistadas, conhecimento em tecnologias para nuvem estão entre as habilidades mais requisitadas, seguida de desenvolvimento ou administração em Linux.
Os gestores entrevistados apontaram quais áreas relacionadas a tecnologias open source são mais consideradas nas contratações em 2021:
- Tecnologias para nuvens ou contêineres: importante para 41%
- Linux: 32%
- Tecnologias para redes: 31%
- Segurança: 28%
- Inteligência artificial / aprendizagem de máquina: 18%
- Tecnologias para armazenamento de dados: 17%
- Computação de borda (edge computing): 17%
- Tecnologias para a web: 16%
É o momento de os profissionais aprimorarem as suas habilidades, aproveitando treinamentos e exames de certificação para comprovar domínio nessas tecnologias. Os dados do relatório deste ano demonstram que as suas carreiras dependem disso mais do que nunca.
Para as organizações, isso significa que elas precisam ser mais responsivas às demandas de treinamento e certificação de suas equipes — porque as empresas concorrentes são agressivas sobre priorizar treinamento, contratação e retenção [de funcionários].
Linux Foundation
Caso você esteja interessado em trabalhar para empresas na área de tecnologia, temos um artigo no blog com dicas para conseguir uma vaga no exterior que certamente irão te ajudar a alcançar esse objetivo.
O relatório completo pode ser encontrado no site da Linux Foundation.
Você trabalha com tecnologias open source? Já pensou em seguir essa carreira? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!