Mais um smartphone com Ubuntu Touch embarcado, conheça o Volla Phone

volla-phone-ubuntu-touch

Recentemente falamos sobre o lançamento de um novo smartphone da PINE64 que conta com o Ubuntu Touch como o seu sistema operacional padrão. Pois bem, parece que o sistema que vem sendo desenvolvido pela UBports tem chamado a atenção de mais fabricantes de smartphones mundo afora, e agora chegou a vez da Hallo Welt Systeme UG trazer o Ubuntu Touch para o seu Volla Phone.

Volla Phone e Ubuntu Touch, uma dupla e tanto

O Volla Phone é um projeto que vem se tornando realidade através de um financiamento coletivo promovido no site Indiegogo. Uma das ideias que mais chamam a atenção para o Volla Phone é que os usuários poderão escolher qual sistema operacional querem que venha instalado no seu aparelho.

volla-phone-white-and-grey

Após recentemente ter se tornado um patrocinador “Gold” da UBports, a Hallo Welt Systeme UG tomou a decisão de tornar o Ubuntu Touch uma dessas opções de sistemas operacionais que poderão estar embarcados no seu Volla Phone.

Confira o que disse o vice-presidente da fundação UBports, Ricardo Mendonza:

O dia de hoje marca o início de uma nova fase para o Ubuntu Touch e a fundação UBports. Com a Volla trazendo o seu hardware e patrocínio para a fundação, nós estaremos em uma posição ainda melhor para prestar suporte à nossa comunidade com o desenvolvimento contínuo do Ubuntu Touch.

volla-phone-white

Especificações técnicas do Volla Phone

  • Processador octa-core de 2.0GHz;
  • Tela de 6.3”;
  • Sistema Operacional: VollaOS ou Ubuntu Touch;
  • Memória RAM de 4GB;
  • Armazenamento de 64GB (expansível até 256GB, via cartão MicroSD);
  • Câmera traseira dupla de 16 + 2 M;
  • Câmera frontal de 16MP;
  • Bateria de 5000mAh;
  • GPS/AGPS, WiFi 2.5GHz/5GHz, Bluetooth 4.2;
  • Sensor de impressão digital;
  • Conexão USB Tipo-C, saída de áudio P2 3,5mm;
  • Disponível nas cores cinza e branco;
  • Fabricado na Alemanha.
volla-phone-grey

O Volla Phone continua buscando por apoiadores no Indiegogo, e no momento em que escrevo este artigo está sendo vendido por R$ 1.754,00, mais os custos de importação.

Captura de tela de 2020 04 16 22.55.23

Conclusão

O Volla Phone possui um hardware bastante superior ao do PinePhone, mas o preço também é bem mais alto. Se formos levar em conta os impostos de importação, creio que dificilmente irá valer a pena para brasileiros adquirirem o Volla Phone. Todavia, assim como mencionei no artigo sobre o PinePhone, eu só lamento não ter condições para adquirir o produto para poder fazer testes e mais testes.

Também espero que o Plasma Mobile possa ser incluído na lista de sistemas operacionais disponíveis para o Volla Phone, seria sem dúvidas uma excelente adição.

Você já tinha ouvido falar nesses projetos de smartphones com sistemas operacionais alternativos, como o Volla Phone e o PinePhone? O que você acha que o futuro guarda para estes dispositivos? Particularmente, não sou muito otimista quanto ao sucesso comercial dos mesmos, mas certamente desejo o melhor para ambos os projetos.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
KDE Plasma agora pode ser um SNAP?
Continue lendo

KDE Plasma agora pode ser um SNAP?

É muito interessante ver os rumos que a distribuição de software no mundo Linux vem tomando nos últimos tempos, parece que finalmente um dos grandes problemas, no que tange a oferta de aplicações, está se tornando coisa do passado, mas até onde isso pode ir?