O ambiente gráfico KDE Plasma é reconhecido por toda a comunidade Linux como uma das opções mais viáveis para quem curte customizar o sistema, isto porque a comunidade de desenvolvedores pode usufruir de todos os frameworks do projeto para criar temas totalmente customizados.
Com estes frameworks, inúmeros projetos baseados no Plasma surgiram e um dos mais famosos é o aplicativo de dock desenvolvido para a interface, o Latte Dock.
Embora ele seja bastante famoso na comunidade, sendo utilizado em diversos sistemas operacionais baseados no KDE para oferecer um novo estilo aos usuários, recentemente ele foi descontinuado por seu desenvolvedor.
Vamos falar um pouco mais sobre esta aplicação e o que acontece após esta decisão de seu desenvolvedor.
O que é o Latte Dock?
O Latte Dock é uma aplicação de Dock desenvolvida por psifidotos há cerca de 6 anos que tinha como principal objetivo, trazer uma mais opções de customização ao ambiente Plasma, com uma dock semelhante à disponível no macOS.
Ela permite aos usuários criar experiências de sistema únicas para aumentar sua produtividade, ou simplesmente, replicar o design do sistema da maçã.
Um fim para o projeto?
Bem, o desenvolvedor publicou recentemente em seu blog um post de despedida para a comunidade KDE, informando que está se afastando do desenvolvimento de sua principal criação, o Latte Dock.
Segundo ele, os principais motivos para este afastamento são pessoais e em sua lista, ele citou falta de tempo, motivação e interesse de sua parte, o que não seria agradável para o projeto caso ele continuasse assumindo as rédeas.
Seu último desejo antes de abandonar de vez o projeto era lançar a versão 0.11 do Latte Dock, porém, infelizmente ele não poderia realizar este lançamento, visto que isso daria esperanças de que alguém o manteria posteriormente, o que não é o caso agora.
Será mesmo o fim da linha para o projeto?
Embora esta perda pareça algo bastante triste, vale lembrar que o Latte Dock é uma aplicação aberta e seu código está disponível para todos aqueles que queiram seguir o desenvolvimento do projeto ou até mesmo, criar uma aplicação baseada nele.
Para animar os entusiastas e usuários do software, enquanto pesquisava para este artigo, o desenvolvedor Nicolas Fella realizou algumas mudanças em arquivos do projeto, dando a entender que o Latte Dock continuará caminhando firme e forte.
Você utiliza o KDE? O que acha do Latte Dock? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!