Notícias

KDE Plasma 5.24.5 melhora suporte a Flatpaks e Wayland

O popular ambiente de trabalho KDE Plasma, chega a quinta atualização de manutenção na sua versão 5.24 trazendo diversas melhorias e correções de bugs.

Quais as novidades do KDE Plasma 5.24.5?

O KDE Plasma 5.24.5 chega trazendo novidades com alguns destaques como:

Aprimoramentos no Plasma Wayland

A sessão Plasma Wayland foi aprimorada, sendo adicionada a cor de fundo laranja (indicando que a janela precisa de atenção) do X11 no ícone da janela no gerenciador de tarefas para as janelas que solicitarem ativação usando o protocolo oficial de ativação Wayland.

“If you encounter an app that does not get the orange background on its Task Manager icon when it fails to activate (e.g. when clicking on a notification sent by Thunderbird or Telegram), this means that the app in question does not implement the activation protocol at all, and it should! So go report this to its developers,” 

Nate Graham, desenvolvedor.

Em uma tradução livre:

“Se você encontrar um aplicativo que não recebe o fundo laranja no ícone do Gerenciador de Tarefas quando não é ativado (por exemplo, ao clicar em uma notificação enviada pelo Thunderbird ou Telegram), isso significa que o aplicativo em questão não implementa o protocolo de ativação em tudo, e deveria! Então vá relatar isso aos seus desenvolvedores”

Nate Graham, desenvolvedor.

Melhorias no widget do Menu Global

O KDE Plasma 5.24.5, melhora o widget do menu global para funcionar corretamente no modo “seja um menu hambúrguer” e não exibir mais menus ocultos para determinados aplicativos.

Além disso, houve melhorias no widget de bateria, agora ele sempre aparecerá na bandeja do sistema após o usuário efetuar login.

O “widget comics” também foi atualizado para funcionar como o esperado, além de ter sido adicionado a capacidade de excluir a barra lateral do “widget explorer” quando ela é fechada, na tentativa de economizar mais memória.

Aprimoramentos no gerenciador de pacotes Plasma Discover

O Plasma Discover também recebeu melhorias nesta quinta atualização de manutenção do ambiente de trabalho, agora o gerenciador de pacotes permite a instalação de atualizações para pacotes que possuem várias arquiteturas disponíveis.

O suporte do Plasma Discover para aplicativos Flatpak também melhorou, corrigindo uma falha visual no botão “instalar” que ocorria depois da instalação de um aplicativo. Além disso, foi corrigida uma falha que ocorria ao visitar a página “instalado” de um aplicativo Flatpak quando o back-end Flatpak era ativado com certos tipos de controles remotos.

Correções no gerenciador de janelas KWin

O KWin recebeu bastante correções importantes, entre elas, a correção de uma falha que ocorria quando a tela estava bloqueada. Foram corrigidas várias falhas visuais ao desbloquear a tela. Melhorias também ocorreram nas “áreas de trabalho virtuais” do KWin para funcionar conforme o esperado e uma correção para um bug que travava aplicativos SDL (por exemplo, jogos) ao desconectar um monitor externo.

Além disso, houve a correção de um bug que causava o travamento da janela do KWin e o gerenciador de composição quando um monitor USB-C conectado saia do estado de economia de energia.

Também foi corrigido outro problema que fazia com que o KWin falhasse ao alterar a configuração da tela de determinadas maneiras, como girar e mover a tela sem alterar a taxa de atualização.

Outras melhorias que vieram com o KDE Plasma 5.24.5

Com esta nova atualização de manutenção do KDE Plasma, vieram ainda mais melhorias nos suporte para monitores para que eles não liguem em loop após conectá-los.

Nesta nova versão do ambiente de trabalho, todos os usuários conseguirão alterar os seus aplicativos favoritos na seção “favoritos” dos menus de aplicativos “kickoff” e “kicker”, preservando as alterações durante a reinicialização.

Ativar tarefas do gerenciador de tarefas usando o atalho Meta+[número] agora está funcionando normalmente, independentemente de quantas tarefas agrupadas você tenha e se elas foram acessadas pela última vez usando o mouse ou o teclado.

Houve melhorias na funcionalidade de pesquisa do plasma no “KRunner”, no inicializador de aplicativos e no modo “visão geral” para também retornarem correspondências que são arquivos de texto. O botão “alterar papel de parede…” na página de “configurações rápidas” nas configurações do sistema foi corrigido para funcionar quando houver várias atividades habilitadas, além da correção de uma falha aleatória do Plasma que ocorria quando havia mais de um aplicativo com várias janelas abertas e houvesse interação com uma de suas dicas de ferramentas do “gerenciador de tarefas”.

Por fim, falhas visuais com o pop-up da pasta também foram corrigidas para permitir uma célula de grade adicional, o teste de subwoofer do widget “Plasma Audio Volume Control” foi corrigido, além da correção de muitos outros problemas menores.

Para saber mais sobre a quinta atualização pontual do KDE Plasma 5.24, você pode acessar o changelog completo no site oficial do projeto.

E você, utiliza o KDE Plasma como o seu ambiente de trabalho principal? O que achou das mudanças que vieram na versão 5.24.5?

Abraços, pessoal.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos