Notícias

HP e System76 anunciam notebook com Pop!_OS pré-instalado

Considerada a Apple do mundo open-source, a System76 é uma famosa produtora de microcomputadores para uso pessoal e profissional, seja para desenvolvimento, criação de conteúdo, jogos, ou até mesmo navegação na internet.

Um de seus principais diferenciais em relação a outras produtoras de microcomputadores está relacionada ao Pop!_OS, um sistema operacional pensado para se ajustar ao hardware vendido pela empresa, embora ele possa ser instalado em qualquer máquina de forma gratuita.

Parece que o Pop!_OS deixou de ser uma exclusividade da System76 e passará a vir embarcado por outros fabricantes. Foi anunciada uma parceria com a HP, para trazer o Pop!_OS em um dos novos notebooks da companhia.

Um notebook com Pop!_OS que oferece hardware top de linha…

Quando pensamos em computadores com Linux embarcado, sempre nos lembramos de máquinas com hardware “custo-beneficio” e distribuições como o Satux pré-instaladas, mas parece que a HP e a Razer querem mudar esta visão dos usuários.

image 29

Recentemente, a companhia anunciou seu mais novo notebook focado em desenvolvedores, o HP DEV ONE que possui como principal diferencial o sistema operacional pré-instalado, o Pop!_OS da System76.

Se trata de um notebook topo de linha pensado em desenvolvedores, por isso oferece:

  • 16 GB de memória DDR4 @ 3200 MHz;
  • Processador AMD Ryzen™ 7 PRO de 8 núcleos;
  • Armazenamento PCIe NVMe M.2 de 1 TB;
  • Tela antirreflexo FHD de 14″;
  • Teclado ajustado com uma tecla Super (ao invés da tradicional logo do Windows).

O valor anunciado pela HP é de US$ 1.099,00 e ao menos por enquanto, o HP DEV ONE não possui uma data de lançamento oficial.

image 28

Um sistema qua não deixa a desejar

Na página oficial do HP DEV ONE, nos deparamos com vários textos que destacam a escolha do Pop!_OS ao invés de outra distribuição ou até mesmo o Microsoft Windows, como o sistema operacional pré-instalado no laptop.

Com o Pop!_OS, os usuários podem criar uma experiência de trabalho ideal, visto que o sistema oferece diversas opções de organização e produtividade, como o auto-tiling, múltiplas áreas de trabalho, empilhamento de aplicativos e muito mais.

Outro ponto positivo apresentado pela HP foi a Pop Shop que conta com milhares de softwares e ferramentas que irão auxiliar o desenvolvedor a fazer mais com o sistema, sem contar que ele ainda conta com diversos pacotes no formato Flatpak, permitindo aos desenvolvedores utilizar mais que uma versão do mesmo software.

Mudanças no mercado e especulações da comunidade

Antes de falar sobre especulações e teorias, acho interessante citar como o mercado de Linux para desktop mudou com o passar dos anos, ou melhor, como a Canonical vêm perdendo esta fatia do mercado para outros sistemas.

Não estou dizendo que a Canonical morreu, longe disso, ela continua firme e forte com o mercado de servidores. Porém, o mercado de desktop encontrou novos competidores, como o Manjaro e o Pop!_OS, competidores que há anos atrás nem existiam ou possuíam fama o suficiente para chamar a atenção de corporações como a Valve ou  HP.

Carl Richell, CEO da Sysetm76, publicou a notícia em seu Twitter e recebeu um bom engajamento da comunidade, incluindo algumas especulações sobre uma possível compra da System76 pela HP.

https://twitter.com/brianfagioli/status/1527791767797506048

Inicialmente esta é apenas uma relação comercial entre a System76 que fornece o sistema operacional e a HP que será a fornecedora do hardware e pode ser que hajam mais parcerias comerciais entre as empresas? Pode ser que haja uma compra também, mas acho pouco provável.

Temos um episódio do Diocast onde eu e o Eddie fizemos uma análise da mais nova versão LTS do Pop!_OS e conversamos sobre algumas possíveis ambições da System76 para o futuro, você pode ouvi-lo através de seu agregador de podcast favorito ou no próprio blog Diolinux.

O que você acha do novo computador da HP? Será que mais empresas podem embarcar o Pop!_OS em suas máquinas no futuro?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!