Considerada a Apple do mundo open-source, a System76 é uma famosa produtora de microcomputadores para uso pessoal e profissional, seja para desenvolvimento, criação de conteúdo, jogos, ou até mesmo navegação na internet.
Um de seus principais diferenciais em relação a outras produtoras de microcomputadores está relacionada ao Pop!_OS, um sistema operacional pensado para se ajustar ao hardware vendido pela empresa, embora ele possa ser instalado em qualquer máquina de forma gratuita.
Parece que o Pop!_OS deixou de ser uma exclusividade da System76 e passará a vir embarcado por outros fabricantes. Foi anunciada uma parceria com a HP, para trazer o Pop!_OS em um dos novos notebooks da companhia.
Um notebook com Pop!_OS que oferece hardware top de linha…
Quando pensamos em computadores com Linux embarcado, sempre nos lembramos de máquinas com hardware “custo-beneficio” e distribuições como o Satux pré-instaladas, mas parece que a HP e a Razer querem mudar esta visão dos usuários.

Recentemente, a companhia anunciou seu mais novo notebook focado em desenvolvedores, o HP DEV ONE que possui como principal diferencial o sistema operacional pré-instalado, o Pop!_OS da System76.
Se trata de um notebook topo de linha pensado em desenvolvedores, por isso oferece:
- 16 GB de memória DDR4 @ 3200 MHz;
- Processador AMD Ryzen™ 7 PRO de 8 núcleos;
- Armazenamento PCIe NVMe M.2 de 1 TB;
- Tela antirreflexo FHD de 14″;
- Teclado ajustado com uma tecla Super (ao invés da tradicional logo do Windows).
O valor anunciado pela HP é de US$ 1.099,00 e ao menos por enquanto, o HP DEV ONE não possui uma data de lançamento oficial.

Um sistema qua não deixa a desejar
Na página oficial do HP DEV ONE, nos deparamos com vários textos que destacam a escolha do Pop!_OS ao invés de outra distribuição ou até mesmo o Microsoft Windows, como o sistema operacional pré-instalado no laptop.
Com o Pop!_OS, os usuários podem criar uma experiência de trabalho ideal, visto que o sistema oferece diversas opções de organização e produtividade, como o auto-tiling, múltiplas áreas de trabalho, empilhamento de aplicativos e muito mais.
Outro ponto positivo apresentado pela HP foi a Pop Shop que conta com milhares de softwares e ferramentas que irão auxiliar o desenvolvedor a fazer mais com o sistema, sem contar que ele ainda conta com diversos pacotes no formato Flatpak, permitindo aos desenvolvedores utilizar mais que uma versão do mesmo software.
Mudanças no mercado e especulações da comunidade
Antes de falar sobre especulações e teorias, acho interessante citar como o mercado de Linux para desktop mudou com o passar dos anos, ou melhor, como a Canonical vêm perdendo esta fatia do mercado para outros sistemas.
Não estou dizendo que a Canonical morreu, longe disso, ela continua firme e forte com o mercado de servidores. Porém, o mercado de desktop encontrou novos competidores, como o Manjaro e o Pop!_OS, competidores que há anos atrás nem existiam ou possuíam fama o suficiente para chamar a atenção de corporações como a Valve ou HP.
Carl Richell, CEO da Sysetm76, publicou a notícia em seu Twitter e recebeu um bom engajamento da comunidade, incluindo algumas especulações sobre uma possível compra da System76 pela HP.
Inicialmente esta é apenas uma relação comercial entre a System76 que fornece o sistema operacional e a HP que será a fornecedora do hardware e pode ser que hajam mais parcerias comerciais entre as empresas? Pode ser que haja uma compra também, mas acho pouco provável.
Temos um episódio do Diocast onde eu e o Eddie fizemos uma análise da mais nova versão LTS do Pop!_OS e conversamos sobre algumas possíveis ambições da System76 para o futuro, você pode ouvi-lo através de seu agregador de podcast favorito ou no próprio blog Diolinux.
O que você acha do novo computador da HP? Será que mais empresas podem embarcar o Pop!_OS em suas máquinas no futuro?
Até o próximo artigo pinguim!