tensorblade
Notícias

Tensorbook: Razer e Lambda lançam notebook com Ubuntu

A empresa americana de Lambda, em conjunto com a Razer, está lançando o Tensorbook. Um novo modelo de laptop de alta performance focado em “machine learning” que virá equipado com o Ubuntu.

O Tensorbook, que será baseado no modelo Razer Blade 15, será o primeiro laptop da marca focado em “machine learning” e promete ser até 4x mais poderoso do que os Apple M1 Max para esta tarefa.

O melhor software para o melhor hardware

Toda a potência do hardware do Tensorbook não seria de tanta utilidade se não houvesse um sistema operacional e aplicações otimizadas para extrair o máximo que a máquina tem a oferecer.

Para atender a esses requisitos, a Lambda optou por entregar o produto com o Ubuntu 20.04 instalado por padrão. A versão 20.04 do Ubuntu é uma LTS (Long Term Support), o que significa que além de possuir suporte por um período prolongado, também é muito mais estável do que qualquer versão recente do sistema.

tensorbook

Como a maioria das aplicações focadas em “machine learning” são desenvolvidas para servidores que utilizam Linux, não faria sentido vender o produto com um sistema Windows embarcado. Todavia, os clientes que desejarem poderão optar por receber o seu Tensorbook com “dual boot” entre Ubuntu 20.04 LTS e o Windows 10 Pro.

As especificações técnicas do Tensorbook

Como já era de se esperar, o Tensorbook vem com uma combinação de hardware extremamente poderosa. 

  • Processador: Intel Core i7 11800H;
  • RAM: 64GB com 3200MHz DDR4;
  • GPU: NVIDIA RTX 3080 Max-Q, com 16GB GDDR6;
  • Armazenamento: 2TB NVMe PCIe 4.0;
  • Monitor: 165Hz com resolução de 1440p e 15.6”;
  • Rede: WiFi 6E;
  • Bateria: 80 Watts/Hora LiPo;
  • Carregamento: 230W via Power Port e 100W via Thunderbolt 4.
razer lambda

A conectividade do equipamento também não deixa a desejar, contando com bluetooth 5.2, duas portas USB-C Thunderbolt 4, três portas USB 3.2 de segunda geração e tipo A, leitor de cartões SD UHS-III, uma porta HDMI 2.1 e uma porta P2 de 3.5 mm.

E o Tensorbook sai por apenas…

O Tensorbook já pode ser adquirido através do site oficial da Lambda, onde pode ser encontrado em três diferentes versões, são elas:

  • A versão “Base”, que custa $3.499,00, conta com garantia de hardware pelo período de um ano e o sistema operacional é o Ubuntu 20.04;
  • A versão “Standard”, que custa $4.099,00, vem acompanhada do suporte premium da Lambda por dois anos e o Ubuntu 20.04 como sistema operacional;
  • E a versão “Enterprise”, que custa $4.999,00, acompanha o suporte premium da Lambda por três anos e vem com dual boot entre o Ubuntu 20.04 LTS e o Windows 10 Pro.

Todas as versões possuem as mesmas configurações de hardware.

Então, vai levar?

Apesar de estar muito além do alcance dos meus sonhos mais “malucos”, é ótimo ver um dispositivo tão “high end” sendo vendido com uma distro Linux instalada por padrão. Ainda melhor, ver que essa escolha foi feita porque, realmente, é a melhor opção para aproveitar tudo o que o hardware tem a oferecer e não por ser gratuita.

Ficou interessado em adquirir o Tensorbook? Comente abaixo quais foram as suas impressões sobre o novo produto da Lambda com a Razer, e se você acredita que ele, realmente, vale o investimento.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!