Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, principalmente quem não têm muito conhecimento sobre esta área da tecnologia, há muito tempo o kernel Linux não é “apenas” um software desenvolvido pelo Linus Torvalds e uma comunidade que defende o software livre.
Hoje em dia o kernel Linux é um projeto gigantesco, certamente um dos maiores existentes em sua categoria. E, para que o seu desenvolvimento seja mantido, conta com o apoio em forma de mão de obra e recursos financeiros de várias das principais gigantes da tecnologia, tanto da área de software, quanto de hardware do mundo. Além é claro, de uma imensa comunidade que colabora voluntariamente para a evolução do projeto.
Os gigantes por trás do desenvolvimento do kernel Linux
Atualmente, empresas como a Microsoft, a Oracle, a Intel, a AMD e o Google, contribuem ativamente e investem “pesado” no desenvolvimento do kernel Linux, o que consequentemente afeta também o avanço de tudo o que se deriva deste kernel, como as distribuições para desktop, o Android, entre outros.
É claro que todas essas empresas não colaboram apenas pela generosidade em seus corações, mas sim porque todas elas tiram algum proveito do produto final do projeto.
Como diz o velho ditado: “uma mão lava a outra, e ambas lavam o rosto”. É certamente um bom negócio para todos os envolvidos, incluindo você e eu que agora estamos utilizando o kernel Linux embarcado em um PC, smartphone ou qualquer outro dispositivo.
O investimento do Google na segurança do kernel Linux
Os envolvidos no desenvolvimento do Linux estão constantemente procurando pelos pontos mais fracos do projeto para poder melhorá-los, tornando o software cada dia mais robusto e estável. Foi com esse olhar que o Google percebeu uma certa carência em alguns aspectos técnicos do desenvolvimento relacionados à segurança do kernel Linux.
Uma vez que a necessidade por mais investimento neste setor foi identificada, o Google tomou uma atitude e contratou dois desenvolvedores dedicados em tempo integral ao desenvolvimento relacionado à segurança do Linux.
Segundo o que foi dito pelo engenheiro de software do Google, Dan Lorenc:
At Google, security is always top of mind and we understand the critical role it plays to the sustainability of open source software.”
“No Google, a segurança está sempre no topo das nossas prioridades e nós entendemos o papel crítico que ela desempenha para a sustentabilidade do software open source.”
Subindo de nível no desenvolvimento do Linux
Os desenvolvedores contratados pelo Google, Gustavo Silva e Nathan Chancellor, já contribuem para o código fonte do Linux há alguns anos, e agora poderão dedicar-se integralmente a garantir que o kernel Linux seja um software ainda mais seguro.
Ambos os desenvolvedores não irão apenas trabalhar para melhorar a segurança de modo geral, eles cuidarão de partes específicas do código fonte do Linux, nas quais cada um já tem uma vasta experiência.
Os detalhes técnicos sobre o que cada um irá fazer podem ser encontrados no artigo oficial (em inglês) que a “The Linux Foundation” lançou sobre o assunto.
Não tem café de graça
Algumas pessoas que estão conhecendo agora o “mundo dos softwares livres e código aberto” acabam confundindo “ser gratuito” com “ser de graça”.

Softwares como o kernel e as distros Linux são gratuitos, mas demandam muito dinheiro e trabalho duro para que possam continuar existindo. Desta forma, sem os investimentos financeiros das grandes empresas seria muito difícil, para não dizer impossível termos à nossa disposição um produto de tamanha qualidade.
As razões para o apoio do Google ao Linux
Dito isso, não é de se estranhar que o Google esteja investindo ainda mais no desenvolvimento do kernel Linux, já que utiliza o software no Android, Chrome OS, em um vasto número de servidores e possivelmente em muitas outras áreas que nós sequer sabemos.
Segundo o que foi dito pelo próprio diretor de segurança da cadeia de suprimentos de código aberto da Linux Foundation, David A. Wheeler, o kernel Linux é um produto essencial para a computação moderna.
“Ensuring the security of the Linux kernel is extremely important as it’s a critical part of modern computing and infrastructure. It requires us all to assist in any way we can to ensure that it is sustainably secure.”
“Garantir a segurança do kernel Linux é extremamente importante já que é uma parte crítica da computação e infraestrutura moderna. Isso requer que todos nós contribuamos de todas as formas que pudermos para garantir que seja sustentável e seguro.”
Dedicação total ao Linux
É claro que o investimento vindo das grandes empresas não torna o trabalho voluntário prestado pela comunidade menos importante. De fato, ambas as partes são importantes e foram essenciais para o projeto alcançar o nível no qual se encontra hoje.
Todavia, apesar da importância do trabalho voluntário, também é essencial que tenhamos pessoas com a possibilidade e o compromisso de dedicar todas as suas horas de trabalho no desenvolvimento do Linux. Aqueles que colaboram de forma voluntária certamente têm as suas próprias vidas e os seus próprios problemas, e, seria demais “jogar” toda a responsabilidade nas mãos deles.
O que você pensa sobre este mais recente investimento do Google e as participações das grandes empresas no desenvolvimento do kernel Linux? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!
Isso é tudo pessoal! 😉