Notícias

Google contrata desenvolvedores para trabalhar na segurança do Kernel Linux

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, principalmente quem não  têm muito conhecimento sobre esta área da tecnologia, há muito tempo o kernel Linux não é “apenas” um software desenvolvido pelo Linus Torvalds e uma comunidade que defende o software livre.

Hoje em dia o kernel Linux é um projeto gigantesco, certamente um dos maiores existentes em sua categoria. E, para que o seu desenvolvimento seja mantido, conta com o apoio em forma de mão de obra e recursos financeiros de várias das principais gigantes da tecnologia, tanto da área de software, quanto de hardware do mundo. Além é claro, de uma imensa comunidade que colabora voluntariamente para a evolução do projeto.

Os gigantes por trás do desenvolvimento do kernel Linux

Atualmente, empresas como a Microsoft, a Oracle, a Intel, a AMD e o Google, contribuem ativamente e investem “pesado” no desenvolvimento do kernel Linux, o que consequentemente afeta também o avanço de tudo o que se deriva deste kernel, como as distribuições para desktop, o Android, entre outros.

É claro que todas essas empresas não colaboram apenas pela generosidade em seus corações, mas sim porque todas elas tiram algum proveito do produto final do projeto. 

Como diz o velho ditado: “uma mão lava a outra, e ambas lavam o rosto”. É certamente um bom negócio para todos os envolvidos, incluindo você e eu que agora estamos utilizando o kernel Linux embarcado em um PC, smartphone ou qualquer outro dispositivo.

O investimento do Google na segurança do kernel Linux

Os envolvidos no desenvolvimento do Linux estão constantemente procurando pelos pontos mais fracos do projeto para poder melhorá-los, tornando o software cada dia mais robusto e estável. Foi com esse olhar que o Google percebeu uma certa carência em alguns aspectos técnicos do desenvolvimento relacionados à segurança do kernel Linux.

Uma vez que a necessidade por mais investimento neste setor foi identificada, o Google tomou uma atitude e contratou dois desenvolvedores dedicados em tempo integral ao desenvolvimento relacionado à segurança do Linux.

Segundo o que foi dito pelo engenheiro de software do Google, Dan Lorenc:

At Google, security is always top of mind and we understand the critical role it plays to the sustainability of open source software.”

“No Google, a segurança está sempre no topo das nossas prioridades e nós entendemos o papel crítico que ela desempenha para a sustentabilidade do software open source.”

Subindo de nível no desenvolvimento do Linux

Os desenvolvedores contratados pelo Google, Gustavo Silva e Nathan Chancellor, já contribuem para o código fonte do Linux há alguns anos, e agora poderão dedicar-se integralmente a garantir que o kernel Linux seja um software ainda mais seguro.

Ambos os desenvolvedores não irão apenas trabalhar para melhorar a segurança de modo geral, eles cuidarão de partes específicas do código fonte do Linux, nas quais cada um já tem uma vasta experiência.

Os detalhes técnicos sobre o que cada um irá fazer podem ser encontrados no artigo oficial (em inglês) que a “The Linux Foundation” lançou sobre o assunto.

Não tem café de graça

Algumas pessoas que estão conhecendo agora o “mundo dos softwares livres e código aberto” acabam confundindo “ser gratuito” com “ser de graça”.

google-investimentos-linux

Softwares como o kernel e as distros Linux são gratuitos, mas demandam muito dinheiro e trabalho duro para que possam continuar existindo. Desta forma, sem os investimentos financeiros das grandes empresas seria muito difícil, para não dizer impossível termos à nossa disposição um produto de tamanha qualidade.

As razões para o apoio do Google ao Linux

Dito isso, não é de se estranhar que o Google esteja investindo ainda mais no desenvolvimento do kernel Linux, já que utiliza o software no Android, Chrome OS, em um vasto número de servidores e possivelmente em muitas outras áreas que nós sequer sabemos.

Segundo o que foi dito pelo próprio diretor de segurança da cadeia de suprimentos de código aberto da Linux Foundation, David A. Wheeler, o kernel Linux é um produto essencial para a computação moderna.

“Ensuring the security of the Linux kernel is extremely important as it’s a critical part of modern computing and infrastructure. It requires us all to assist in any way we can to ensure that it is sustainably secure.”

“Garantir a segurança do kernel Linux é extremamente importante já que é uma parte crítica da computação e infraestrutura moderna. Isso requer que todos nós contribuamos de todas as formas que pudermos para garantir que seja sustentável e seguro.”

Dedicação total ao Linux

É claro que o investimento vindo das grandes empresas não torna o trabalho voluntário prestado pela comunidade menos importante. De fato, ambas as partes são importantes e foram essenciais para o projeto alcançar o nível no qual se encontra hoje.

Todavia, apesar da importância do trabalho voluntário, também é essencial que tenhamos pessoas com a possibilidade e o compromisso de dedicar todas as suas horas de trabalho no desenvolvimento do Linux. Aqueles que colaboram de forma voluntária certamente têm as suas próprias vidas e os seus próprios problemas, e, seria demais “jogar” toda a responsabilidade nas mãos deles.

O que você pensa sobre este mais recente investimento do Google e as participações das grandes empresas no desenvolvimento do kernel Linux? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!