Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Essa semana bombou no mundo open source, com o lançamento do Zorin 17.1, novidades do Elementary OS 8, no GNOME 46, Fedora e mais!
Fim do Windows Subsystem for Android
Conhece o WSL, a ferramenta da Microsoft para rodar o Linux dentro do próprio Windows? No lançamento do Windows 11, uma das grandes novidades era uma ferramenta parecida, mas para aplicativos de Android. Poucos anos se passaram, e já tem data para morrer: 5 de março de 2025.
Para funcionar, o WSA dependia de uma parceria com a Amazon, que fornecia os aplicativos através da sua loja no Windows 11. Só que por conta de uma série de limitações técnicas, as pessoas acabaram não utilizando muito essa ferramenta. Inclusive, no Brasil essa loja da Amazon nunca esteve disponível oficialmente.
Segundo um funcionário da Microsoft, o salário da equipe de suporte da ferramenta vinha da receita dessa loja, e como pouca gente estava utilizando, financeiramente não compensou.
Diostore
A Lolja está com uma promoção da Semana do Consumidor, até dia 15 de março, onde você pode encontrar produtos com até 50% de desconto. Essa é a sua chance de comprar camisetas do Diolinux na Diostore com um desconto sensacional! Mas corre que a promoção acaba nessa sexta-feira!
Zorin OS 17.1
Não faz tanto tempo assim que o Zorin OS lançou a versão 17, e já temos um novo update: o Zorin OS 17.1. Por se tratar de uma point release, não temos novidades tão grandes. Uma das ferramentas mais bacanas do Zorin para os usuários novatos de Linux, é um detector que identifica se o que você está tentando instalar é um aplicativo de Windows, e te sugere uma opção nativa de Linux.
Agora na versão 17.1, ele identifica mais de 100 aplicativos, e pode te sugerir se o que você está instalando tem uma versão nativa, como o Todoist, por exemplo, ou se ele tem uma alternativa que faz o mesmo, como o Heroic Games Store em vez da Epic Games, ou no caso de não ter nenhum substituto, ele ajuda a rodar o aplicativo pelo Wine.
Para os usuários que estudam no Zorin, agora ele traz uma ferramenta que exibe um guia visual na tela, facilitando ler textos sem se perder ou distrair. O Zorin OS 17.1 já está disponível, e você pode simplesmente atualizar o seu sistema pelo aplicativo Atualizador de Programas.
Novidades do Elementary OS
Outro sistema que está com novidades é o futuro Elementary OS 8. A Danielle Foré apresentou mais novidades que devem chegar na próxima versão do sistema, a começar pelo aplicativo de configurações, que está quase 100% portado para o GTK4. Além disso, a área de energia agora mostra o nível de bateria do seu notebook, e, em teoria, também suporta múltiplas baterias internas.
Da última vez que falamos do Elementary OS, a gente viu que a tela de multitarefas agora estava com um novo efeito de desfoque. Agora a tela de login e de bloqueio de tela também traz esse efeito numa versão do papel de parede, facilitando a legibilidade dos textos.
A nova dock do sistema, escrita totalmente em GTK4, agora tem uma animação quando um novo aplicativo é iniciado. Ainda seguimos sem nenhuma previsão de lançamento do elementary OS 8, mas ainda deve demorar um pouco.
Novo aplicativo do Linux Mint
Até mesmo o Linux Mint tem novidades nessa semana. Há muitos anos, o sistema traz o Hexchat instalado por padrão, um aplicativo de conversas que utiliza o protocolo IRC. Ele era utilizado principalmente para a equipe de desenvolvimento conversar entre si, além de auxiliar usuários nas dúvidas relacionadas ao sistema.
O problema é: o HexChat está sendo descontinuado. E a decisão dos desenvolvedores foi criar o seu próprio aplicativo. Chamado de Jargonaut, ele é pensado para ser usado apenas para desenvolvimento do sistema e suporte aos usuários, que, por um acaso, utiliza o IRC como protocolo, mas não é esse o foco principal da aplicação.
Diferentemente de outros chats de IRC, o Jargonaut terá suporte para pastebin e imgur, facilitando postar imagens e trechos de código-fonte, além de permitir fazer upload das especificações do seu sistema, e várias outras ferramentas para facilitar o suporte.
LXQt 100% compatível com Wayland
Quem também tem novidades é o LXQt. Essa é uma interface gráfica conhecida por ser uma das mais leves do mercado, ideal para quem tem um computador fraco. Para isso, ele usa o Qt, mesmo framework do KDE Plasma.
Em abril, deve sair a versão 2.0 do LXQt, uma das maiores novidades acabou de ficar pronta: a interface vai contar com suporte completo ao Wayland. Isso deve trazer algumas vantagens, como um menor tempo de resposta da interface, e maior responsividade nos efeitos, ajudando a deixar o sistema com um aspecto ainda mais leve.
Fedora 41 sem Xorg
É possível que, a partir da versão 41, o Fedora venha apenas com a sessão Wayland instalada, sem o Xorg como opção secundária. Essa decisão segue o mesmo caminho da spin do Fedora com KDE Plasma, que agora na versão 40, já virá só com o Wayland. A discussão já é antiga, mas parece que agora finalmente avançou, já que foi aprovada.
Essa decisão tem seu lado positivo, já que o Fedora é conhecido por forçar algumas tecnologias novas, como foi o caso do PipeWire, ajudando a popularizar ainda as novidades. Mas também tem um lado negativo, já que leitores de tela ainda não funcionam no Wayland, além das placas da NVIDIA que ainda não tem suporte total. Apesar disso, se fizer questão de usar o Fedora com Xorg, ainda será possível instalar manualmente.
Novidades do GNOME 46
Ainda no ritmo de novidades, o GNOME logo chega na versão 46. O Nautilus, gerenciador de arquivos, ganhará um botão para pesquisar em todo o sistema. Isso quer dizer que, num clique, podemos procurar por um arquivo em qualquer pasta do computador.
Nas configurações do sistema, na área de formato de data e hora, terá uma nova opção para ajustar como quer ver essas informações na sua lista de arquivos. Você pode escolher entre simples, como, por exemplo, “Hoje às 4h33 da tarde”, ou de maneira detalhada, que mostra exatamente o dia, mês, ano e horário de todos os arquivos.
As notificações agora estão visualmente mais agradáveis, mostrando logo em cima o nome e ícone da aplicação, quando ela foi recebida, enquanto o conteúdo da notificação fica logo abaixo. O GNOME 46 deve ser lançado ainda no mês de março de maneira estável.
Novo record do Steam
No domingo, dia 10 de março, tinham mais de 35 milhões de usuários ativos na plataforma da Valve! Esse é o maior número de todos os tempos, e pelo visto, parece que não vai parar por aqui. Além disso, o console Steam Deck, segue como uma das principais receitas da empresa.
Jogo em promoção da semana
Falando em Steam, que tal um jogo novo para curtir o final de semana? Em Forza Horizon 5, você vai poder participar de diversas corridas do Festival Horizon pelas ruas do México, com super carros esportivos e muita música.
É possível aproveitar o título pelo Gamepass no Windows, ou Xbox Cloud Gaming em qualquer plataforma, mas se quiser adquirir definitivamente, aproveite enquanto está com 50% de desconto no Steam. Forza Horizon 5 roda no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve. Ele está com um ranking prata no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!