Steam Deck é uma das principais receitas do Steam
Notícias

Steam Deck é uma das principais fontes de receita do Steam

O Steam Deck, console da Valve, deu uma nova vida aos videogames portáteis, seu sucesso impulsiona várias marcas a lançarem produtos similares. Até então, a Valve não vem divulgando o número de vendas do Steam Deck, algo compreensível, considerando que provavelmente está bem aquém dos grandes concorrentes, Nintendo, Sony e Microsoft, o que poderia gerar manchetes indicando que ele seria um fracasso.

Ainda assim, há tentativas de estimar o número de proprietários do console, conforme apurado pelo GameDiscoverCo, deve existir algo entre 3 e 4 milhões de Steam Deck vendidos. Segundo o último Steam Hardware Survey, de fevereiro, 43,55% dos jogadores do Steam que usam Linux, jogaram pelo Steam Deck. O sistema operacional do portátil é baseado no Arch Linux e utiliza a camada de compatibilidade Proton para rodar jogos feitos para Windows.

Semanalmente, a Valve divulga uma lista com os produtos que comercializa que mais geram receitas, incluindo jogos e produtos. Segundo o portal GamingOnLinux, que acompanha os números desde o início de 2024, o Steam Deck vem se mantendo entre as 10 receitas mais relevantes da empresa. Confira em qual posição o console se manteve em cada semana de 2024 até agora:

  • 5 a 12 de março de 2024, 3º;
  • 27 de fevereiro a 12 de março de 2024, 3º;
  • 20 a 27 de fevereiro de 2024, 6º;
  • 13 a 20 de fevereiro de 2024, 5º;
  • 6 a 13 de fevereiro de 2024, 8º;
  • 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2024, 6º;
  • 23 a 30 de janeiro de 2024, 5º;
  • 16 a 23 de janeiro de 2024, 2º;
  • 9 a 16 de janeiro de 2024, 2º;
  • 2 a 9 de janeiro de 2024, 1º.

Considerando que o Steam Deck visa um nicho reduzido em comparação às três grandes fabricantes de videogame, ele vem ganhando destaque considerável. Nesta semana, por exemplo, os únicos produtos que geraram mais receita para a Steam do que o portátil, foi o lançamento recente Helldivers e o Counter Strike 2.

Com mais de 14 mil jogos oficialmente compatíveis com o Steam Deck, muitos proprietários do console relatam que, mesmo com a possibilidade de instalar outras lojas de aplicativos, nunca haviam comprado tantos jogos no Steam, alguns até mesmo estão tirando a poeira daqueles títulos que compraram e nunca jogaram graças a conveniência proporcionada pelo portátil.

Steam Deck é uma das principais receitas do Steam 1
Importância do Steam Deck para as receitas do Steam, de julho de 2023 a março de 2024. Imagem: GamingOnLinux

Acompanhando as vendas desde julho de 2023, vemos que o console perdeu tração em setembro, redobrando o fôlego com o lançamento do Steam Deck OLED em novembro, versão do console com tela mais avançada e arquitetura revisada para melhor eficiência energética.

Gosta de tecnologia e quer mostrar ao mundo? Confira nossas estampas na Diostore, mas corra, pois até o dia 15 de março, você consegue comprar com até 50% de desconto!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!