Notícias

Equipe do Linux Mint está criando um novo aplicativo de chat

Desde 2014, o Linux Mint traz, por padrão, um aplicativo de chat que utiliza o protocolo IRC chamado Hexchat, mas com o fim do suporte anunciado, estão criando uma alternativa mais moderna e fácil para novos usuários.

A intenção do Linux Mint com o Hexchat é prover um ambiente onde usuários possam tirar dúvidas com a comunidade e os próprios desenvolvedores, obtendo respostas em tempo real. Entretanto, recentemente, o principal mantenedor do aplicativo anunciou que não proverá mais atualizações.

Desde 2014, o Linux Mint traz, por padrão, um aplicativo de chat que utiliza o protocolo IRC chamado Hexchat, mas com o fim do projeto anunciado recentemente, a equipe do Linux Mint decidiu criar uma alternativa mais moderna e fácil para novos usuários.

A intenção do Linux Mint com o Hexchat é prover um ambiente onde usuários possam tirar dúvidas com a comunidade e os próprios desenvolvedores, obtendo respostas em tempo real. Entretanto, recentemente, o principal mantenedor do aplicativo anunciou que não proverá mais atualizações.

O fim, ou uma oportunidade?

Considerando que o Hexchat é um dos poucos aplicativos do Mint que não de adequa a telas HiDPI e que o IRC é um meio de comunicação complexo para quem está entrando no mundo Linux, os desenvolvedores da distro decidiram criar um aplicativo mais simples, dedicado ao suporte.

Chamado Jargonaut, o novo aplicativo de chat continua utilizando o protocolo IRC para a troca de mensagens de texto, afinal, ele é aberto, sólido, tradicional e decentralizado. Entretanto, os usuários nem perceberão que estão utilizando o IRC, pois o Jargonaut não permite usar comandos, nem mudar de canal pelo aplicativo, focando em texto, fazendo dele dedicado ao suporte do sistema operacional.

Equipe do Linux Mint está criando um novo aplicativo de chat 1
Imagem: Linux Mint

No Linux Mint, o Jargonaut se conectará apenas com os canais #linuxmint-help e #linuxmint-chat, mas, sendo um XAPP o aplicativo poderá ser utilizado por qualquer outra distro, quem quiser adotá-lo, conseguirá alterar os servidores pelo gsettings. Mas nem só de IRC viverá o Jargonaut, facilitando a comunicação entre os usuários, ele também será compatível com pastebin/imgur via DND, permitindo enviar imagens e exemplos de códigos-fonte.

Dessa maneira, o fim o Hexchat está sendo uma oportunidade para a equipe do Linux Mint criar um aplicativo de suporte mais intuitivo para quem está acostumado com mensageiros modernos, que realmente consiga ajudar novos usuários inexperientes – os próprios desenvolvedores do sistema admitem que muitas pessoas nem mesmo entendem para que serve o Hexchat no Mint. De quebra, é mais uma alternativa para outros sistemas operacionais proverem suporte a seus usuários.

Assim como a gente, você ama tecnologia, Linux e gosta de mostrar ao mundo? Confira nossas estampas com até 50% de desconto na Lolja, mas corra, pois a promoção vai apenas até o dia 15 de março!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!