Conteúdos em podcast ficaram bastante famosos durante a pandemia, com a alta de projetos em videocasts e o apoio do Spotify que trouxe títulos exclusivos como o podcast de Joe Rogan.

Embora esta mídia esteja famosa agora, conteúdos neste formato existem há anos e um grande exemplo no segmento de software livre é o Ubuntu podcast, que anunciou seu fim após 14 anos.

O fim de uma era

Desde 2008, o Ubuntu Podcast proporcionou aos fãs do Ubuntu e Linux em geral discussões relevantes e notícias em primeira mão sobre eventos como decisões do sistema operacional e como isso poderia afetar a comunidade Linux em geral.

“Decidimos, após 14 anos triunfantes, desligar nossos microfones e encerrar o dia”

Mark Johnson, Apresentador do Ubuntu Podcast.

Ao ser questionado sobre o fim do projeto, Johnson explica a decisão.

“Nós fazemos isso há […] mais tempo do que alguns casamentos. Todos nós mudamos de emprego nessa época. Todos nós tivemos grandes mudanças pessoais em nossas circunstâncias naquela época – especialmente nos últimos 2 anos. Tudo isso tornou a continuação do podcast […] um desafio ”.

“Em vez de deixá-lo murchar na videira, vamos sair com força, deixando as pessoas querendo mais, e bater na cabeça.”

É realmente o fim do Ubuntu Podcast?

O episódio final do clássico Ubuntu Podcast está previsto para ir ao ar no dia 30 de setembro, porém, como está disponível na comunidade open source, a renovação do podcast é uma possibilidade.

Temos algum tempo para saber se nenhum membro da comunidade irá decidir continuar com o projeto, mas pode ser que não tenhamos o mesmo formato e magia dos atuais anfitriões Martin Wimpress, Alan Pope e Mark Johnson.

Onde encontrar novos podcasts?

Mesmo com o fim do Ubuntu Podcast, ainda existem diversos podcasts voltados a Linux e tecnologia que você pode ouvir como o Linux Action News, Linux4Everyone e é claro, o Diocast.

Você conhecia o Ubuntu podcast? Quais podcasts de tecnologia você costuma ouvir? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste