Uma das principais distros baseadas em Arch Linux, tal qual o Manjaro e o Garuda Linux; o EndeavourOS chegou ao seu quinto aniversário trazendo grandes novidades para quem utiliza Linux em dispositivos ARM.
5 anos de EndeavourOS
Mesmo sendo uma distro rolling release, eventualmente o EndeavourOS lança uma imagem do sistema com um codinome para marcar uma nova etapa. Dessa vez, o título que escolheram foi o próprio nome do sistema: Endeavour.
Ele recebeu diversas atualizações para a correção de bugs, uma das mais notáveis foi o erro que encerrava o instalador Calamares quando o usuário não selecionava para instalar junto, os aplicativos do sistema. Também houve a remoção do pacote legado de drivers r8168 da instalação padrão, seguindo a tendência do Arch Linux. Segundo os desenvolvedores, isso pode impactar algus poucos hardwares da Realtek, mas a maioria dos drivers já estão contidos no kernel.
Vários pacotes foram atualizados para este lançamento do EndeavourOS, dentre eles,
- Mesa 1:24.1.2-1;
- Firefox 127.0.1-1;
- Nvidia 550.90.07-4;
- Calamares 24.06.1.2-1;
- Linux kernel 6.9.6.arch1-1.
Além disso, a distro já conta com a versão mais atualizada da sua interface gráfica, o KDE Plasma 6.1, que confere mais maturidade à série Plasma 6. Outra grande novidade foi o retorno à arquitetura ARM, que no início deste ano, havia sido abandonada devido a falta de desenvolvedores. Mas o antigo mantenedor, Pudge, decidiu retornar para continuar o projeto vivo, sendo assim, temos as opções: Odroid N2, Pinebook Pro, Raspberry Pi 5 B, Raspberry Pi 4 B e RPI 4 B & 5 B Headless Server Installation.
Os desenvolvedores mencionaram que estão de olho no lançamento dos computadores com chip Snapdragon X Elite para oferecerem o suporte tão logo quanto possível. Eles também cogitam a possibilidade de expandir para computadores Apple e outras marcas, conforme o interesse da comunidade.
Você pode baixar o EndeavourOS: Endeavour pelo site oficial do projeto para instalar em seu computador ou numa máquina virtual. O objetivo dessa distro é entregar o poder do Arch Linux para computadores x86_64 e ARM, num ambiente de trabalho leve, próximo ao original, pronto para você aproveitar o terminal.
Embora tenha deixado o ARM “de férias”, o EndeavourOS Gemini trouxe novidades importantes, como o suporte ao Wayland. Saiba mais!