Com o lançamento do KDE Plasma 6 e do Qt6, a equipe do Endeavour OS criou uma nova imagem de instalação chamada Gemini. Esta é uma distro baseada no Arch Linux, visando ser fácil de instalar diretamente pela interface gráfica, com opções de ambiente desktop para o usuário ainda durante a instalação. A nova edição do sistema marca algumas mudanças importantes no projeto a distro, vamos conhecê-las.
Uma transição tecnológica
O nome Gemini foi escolhido como homenagem à missão espacial da NASA que serviu como ponte entre a Mercury, ainda rudimentar, e a Apollo, que conseguiu levar o homem à lua. Similarmente, podemos dizer que este lançamento do Endeavour OS faz uma ponte entre o tempo em que o sistema dependia do X11, para uma tecnologia mais atual, o Wayland.
Ao iniciar o Endeavour OS no modo Live com o KDE Plasma 6 como interface, ele utiliza o servidor gráfico X11 para facilitar a compatibilidade com o maior número possível de computadores. Após instalar, o padrão passa a ser o Wayland, mas na tela de login, o usuário pode escolher qual prefere.
A partir de agora, o Endeavour OS não oferece mais a opção de instalação em computadores baseados na tecnologia ARM, segundo o site oficial do projeto, isto ocorre devido à falta de desenvolvedores interessados.
Os pacotes que os desenvolvedores ressaltam que estão atualizados, são:
- Calamares-3.3.5 24.04.1.3-1;
- Firefox 125.0.1-1;
- Linux 6.8.7.arch1-1;
- Mesa 1:24.0.5-1;
- Nvidia 550.76-1;
- Xorg-server 21.1.13-1 (xorg).
Dessa vez, o sistema mudou seus pacotes Nvidia-dkms para Nvidia, corrigindo erros que ocorriam no Live media quando o usuário escolhia iniciar no modo de compatibilidade com Nvidia. Atendendo ao público, o Gparted está de volta, ao lado do gerenciador de partições do KDE.
O notificador de atualizações foi removido da lista de instalação do sistema, mas quem quiser ele de volta, pode instalar pelo aplicativo de boas-vindas.
A nova imagem de instalação do Endeavour OS já pode ser baixada pelo site do projeto para instalar em seu computador ou máquina virtual. Por se tratar de uma distro rolling release, quem já tem instalado e atualizado, já deve estar com os últimos pacotes.
Fique por dentro das principais novidades da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!