Notícias

Budgie Desktop deixará de usar GTK em versões futuras

O Solus é um sistema robusto, estável, inovador e totalmente independente de outras distribuições, trazendo consigo o gerenciador de pacotes eopkg, além de sua própria interface gráfica, o Budgie Desktop.

Recentemente, Joshua Strobl, um dos líderes do projeto Solus anunciou que pretende abandonar o GTK no desenvolvimento da interface e aplicativos da distribuição. 

Menos customização e mais dor de cabeça

Com o lançamento do GTK 4 e algumas mudanças como a libadwaita que não oferece mais suporte a temas de terceiros, muitos projetos vêm tentando se afastar da interface e criar soluções próprias, como, por exemplo, o Pop!_OS com seus planos ambiciosos.

De acordo com Joshua, a implementação do Adwaita como “único” tema e a remoção de APIs para personalização trouxe várias dores de cabeça para desenvolvedores que utilizam o GNOME ou tecnologias da interface em sua distribuição.

GTK 4, um lançamento (não tão) incrível para o Solus

Outro motivo para a migração se deve ao fato do GTK 4 ter proibido a herança direta, que acabou deixando a tarefa de trabalhar com o código de alguns widgets ainda mais difícil.

Segundo Joshua, o GTK 4 não correspondeu às expectativas da equipe que estava esperando por uma série de mudanças no libhandy que traria melhorias de responsividade e, ao que tudo indica, o roadmap do GTK 5 irá apertar ainda mais os parafusos quando o assunto é customização.

Em que o Budgie vai se basear?

Após refletirem um pouco sobre o futuro do projeto, os líderes do Solus decidiram abandonar o uso do GTK e minimizar a presença do GNOME em seu ambiente gráfico.

Embora várias pessoas acreditassem que o Qt seria escolhido, os desenvolvedores da interface não querem escrever código em C++ e ficaram um pouco confusos com a licença comercial da tecnologia.

A equipe do Solus anunciou que irão utilizar o EFL (biblioteca do Enlightment Desktop) como base e que gradualmente irão disponibilizar a mudança para seus usuários. Segundo os desenvolvedores, o Budgie 11 não terá nenhuma dependência do GTK.

Você utiliza o Budgie Desktop? O que acha desta mudança no projeto Solus? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!