Botão físico para dual boot
Notícias

Desenvolvedor cria um botão físico para dual boot

Você que, assim como eu, precisa utilizar Windows e Linux na mesma máquina, tendo que alternar entre eles com certa frequência, já deve estar cansado daquela rotina chata de selecionar o sistema operacional através do GRUB a cada inicialização. Certo?

Sofrendo do mesmo problema, um desenvolvedor neozelandês chamado Stephen Holdaway, criou um botão físico com o intuito de resolver esta questão.

O projeto

Segundo Holdaway, após uma década utilizando ambos os sistemas operacionais na mesma máquina, ele não possuía muitos problemas quando precisava carregar o Linux, afinal, só era necessário ligar o computador e aguardar alguns poucos segundos até que o GRUB carregasse o sistema por padrão. 

Porém, era um pouco mais trabalhoso quando o intuito era carregar o Windows. Ele precisava selecionar o sistema na lista de opções do gerenciador de boot sempre que precisava inicializá-lo e esta ação demandava uma certa agilidade para que o Linux não fosse carregado por padrão ao passar de alguns segundos.

“After a decade of dual-booting Linux, I got tired of waiting around to change the GRUB boot selection any time I wanted to boot Windows. With a little tinkering, here’s a physical switch that determines the OS to boot each time the computer is turned on.”

Stephen Holdaway

Em uma tradução livre:

“Após uma década de inicialização dupla do Linux, cansei de esperar para mudar a seleção de inicialização do GRUB sempre que queria inicializar o Windows. Com alguns ajustes, aqui está uma chave física que determina o sistema operacional a ser inicializado cada vez que o computador é ligado.”

Incomodado com isto, o desenvolvedor pensou numa solução que tornaria este processo mais prático. Trata-se de um botão de seleção (o qual ele instalou em sua própria mesa) que usa um microcontrolador STM32 (baseado na tecnologia ARM e de baixo custo) para atuar como um dispositivo USB.

Botão seletor e o microcontrolador STM32

Como o botão físico funciona?

Você deve estar se perguntando: “OK. Mas como isso funciona de fato? O desenvolvedor só precisou plugar o USB, selecionar o sistema através do botão físico e tudo funcionou magicamente?”.

Bom, não foi tão simples assim.

Após estudar o funcionamento do GRUB, Holdaway notou que, apesar do GRUB suportar nativamente dispositivos USB, seriam necessárias algumas modificações no firmware do dispositivo para que o botão físico de dual boot fosse reconhecido como uma unidade de armazenamento utilizando um sistema de arquivos emulado (FAT12), pois somente desta maneira ele teria acesso aos sistemas operacionais instalados na máquina

Feito isso, o desenvolvedor codificou o dispositivo para orientar o GRUB a carregar o sistema operacional que for selecionado através do botão físico antes da máquina ser ligada.

Por fim, Stephen Holdaway alcançou o seu objetivo. Basta ele plugar o dispositivo USB à máquina, selecionar através do botão físico de dual boot o sistema operacional que ele quer carregar ao ligar o computador, o GRUB irá ler, executar as instruções e prontinho, o sistema operacional selecionado será inicializado sem ser necessária mais nenhuma ação por parte do usuário.

Um possível problema

No Twitter, um seguidor perguntou a Holdaway o que poderia acontecer se alguém, por acidente, esbarrar no botão e inverter o seletor enquanto o computador estiver em uso. Será que isso pode acarretar algum dano?

O desenvolvedor respondeu que não há com o que se preocupar em relação a isso, pois a placa USB não é um dispositivo de armazenamento de verdade, sendo assim, qualquer instrução de gravação que poderia ser executada com a mudança do seletor é ignorada, ou seja, o sistema operacional ativo não sofrerá nenhum dano.

Botão físico de dual boot acoplado a uma mesa

Agora me diz você. Um botão físico para dual boot o ajudaria de alguma forma?

Para obter mais informações e até mesmo aprender a desenvolver o seu próprio botão, basta acessar a página do projeto no Hackaday.io. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
NotíciasVídeo

Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

Notícias

Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

Notícias

Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust