Sistemas operacionais

O fim do KDE Neon LTS

O KDE Neon é um projeto bastante conhecido pelos fãs da interface KDE, pelo fato de sempre entregar a última versão da interface gráfica de forma fácil em um sistema bastante enxuto, ideal para utilizá-lo em máquinas de produção ou somente testar a interface.

Recentemente, eles anunciaram o fim de sua versão plasma LTS ainda para este ano, já que esta versão não se encaixa no propósito do projeto.

Curioso sobre esse assunto? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o KDE Neon.

Uma interface LTS em um sistema atualizado

Além do KDE Neon comum que nós conhecemos, o projeto mantinha outra versão da distribuição, que utilizava a versão LTS da interface KDE enquanto o restante  do sistema era completamente atualizado, como seu projeto principal.

A equipe do projeto decidiu ser hora de dar um fim nesta versão, pois além dela oferecer uma experiência de usuário ruim, ela gerava um alto custo em manutenção, já que era mais fácil de ser quebrada com pacotes recentes.

O propósito do KDE Neon é oferecer uma experiência de usuário agradável e estável através da versão mais recente do KDE e sua versão Plasma LTS era o completo oposto disto. 

A distribuição perderá seu suporte no dia 1º de julho de 2021.

Alternativas para o KDE Neon Plasma LTS

Caso você seja um dos usuários do KDE Neon Plasma LTS e não queira utilizar a versão principal do KDE Neon que traz a versão mais recente da interface, você irá precisar de outro sistema para atender às suas necessidades.

O Kubuntu é uma flavour oficial do Ubuntu que utiliza a versão LTS do KDE. Ele é o mais indicado para usuários vindo desta versão do sistema, já que não haverá nenhuma mudança na base do sistema.

O OpenSUSE Leap também traz uma versão LTS do Plasma, porém, diferente do Kubuntu, o usuário terá uma curva de aprendizado para utilizar o sistema que utiliza pacotes RPM e traz recursos como o Yast.

Outra recomendação é o sistema operacional brasileiro Regata OS, que é baseado no OpenSUSE e traz recursos que facilitam muito a vida de usuários, como sua própria loja de aplicativos, além do Game Acess para pessoas que querem jogar no Linux de forma fácil.

Outro projeto brasileiro que também traz o KDE e inúmeras otimizações é o Big Linux, que é baseado no Ubuntu e conta com recursos que auxiliam os novos usuários que chegam ao sistema do pinguim.

Você utiliza o KDE Neon Plasma LTS? O que achou do fim desta versão? Deixe sua opinião para a gente nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)

    VídeoSistemas operacionais

    Steam OS, um sistema operacional controverso