NotíciasVídeo

Audacity tem edição de áudio com inteligência artificial e Ubuntu 23.04 chega ao fim!

Sejam bem-vindos ao primeiro Diolinux News de 2024! Esse ano mal começou, mas já temos novidades sobre vários projetos no mundo Linux, como o Audacity, que recebeu edição de áudio com inteligência artificial, o Solus OS, com uma nova interface gráfica, o fim de mais uma edição do Ubuntu e mais!!

Edição de áudio com inteligência artificial no Audacity

Parece que, hoje em dia, todo aplicativo tem adicionado alguma funcionalidade de Inteligência artificial. Alguns fazem muito sentido, outros nem tanto. No caso do Audacity, aplicativo profissional de edição de áudio, gratuito e com código aberto, parece ser bem legal, indo além de incluir algum assistente aleatório!

A Intel lançou um plugin para o editor que utiliza o toolkit OpenVINO, ferramenta também com código aberto que permite realizar algumas tarefas de inteligência artificial de maneira local, utilizando o hardware da Intel. 

Esse plugin é um reúne algumas ferramentas diferentes: você pode remover ruídos de um áudio, separar a voz dos instrumentos de uma música, assim como alterar alguma música utilizando Stable Diffusion e algumas outras ferramentas.

Não basta baixar um arquivo e instalar. A Intel publicou, juntamente com os arquivos, um tutorial focado no Ubuntu 22.04, que pode ser adaptado para instalar em outras distribuições, contando com diversos passos para fazer funcionar.

Lançamento do Solus 4.5

O Solus é uma distribuição Linux que não se basea em nenhuma outra, conhecida por sua interface gráfica Budgie. Nessa semana, ela chegou na versão 4.5.

Ao baixar o Solus 4.5, percebemos a primeira novidade logo de cara: o novo instalador. Agora o Solus utiliza o Calamares, muito mais fácil de usar do que o anterior.

Essa nova versão também traz o Firefox, LibreOffice e Thunderbird em versões mais atualizadas, e utiliza o Pipewire por padrão. A interface Budgie agora está na versão 10.8.2, com melhorias no modo escuro, um novo applet de lixeira e várias outras pequenas novidades.

Quando a gente reportou por aqui o lançamento do Solus 4.4, comentamos que seria a última edição com a interface Mate. Isso realmente aconteceu, e agora o Solus 4.5 traz uma versão com a interface Xfce no lugar.

Novidades do Elementary OS

Outra distribuição que está com novidades é o Elementary OS. Mal começou o ano, e a Danielle Foré, fundadora do projeto, já liberou mais uma atualização para atual versão 7, além de contar mais novidades da próxima edição do sistema.

A versão 7 só conta com uma funcionalidade nova, o resto é correção de bugs, o que é sempre bem-vindo. Agora, o Elementary OS traz a última versão do GNOME Web, com uma nova tela para visualizar todas as abas abertas.

Já o Elementary OS 8, segue recebendo portes para o GTK 4: no aplicativo de configurações, dos 20 painéis, 12 já foram portados, mais dois estão só aguardando uma avaliação final. A nova Dock também já está recebendo funcionalidades. Agora ela tem um melhor suporte para reorganizar os aplicativos já existentes nela, assim como para arrastar aplicativos do menu, pra lá.

Entretanto, o Elementary OS 8 continua em acesso antecipado, não é nem mesmo possível instalar em alguma máquina, só visualizar em modo de demonstração. Não existe nenhuma data para o lançamento da versão 8, mas a gente espera que seja ainda em 2024.

Fim do suporte ao Ubuntu 23.04

Se você continua utilizando o Ubuntu 23.04, o fim da linha está próximo, porque o suporte para esta versão chega ao fim no dia 25 de janeiro. 

Por não ser LTS, o primeiro Ubuntu de 2023 conta com apenas 9 meses de suporte. Para resolver isso, você precisa atualizar para a versão 23.10, lançada em outubro, por sorte é bem simples fazer isso no Ubuntu.

Você não precisa formatar nem nada, é só abrir o atualizador de programas e fazer o upgrade por lá. Claro, não se esqueça de fazer um backup de todos os seus dados antes, porque caso der problema, você não perde nada importante.

Além de continuar recebendo suporte de segurança, atualizando para o 23.10 você ainda aproveita algumas novidades: o GNOME 45, um kernel mais recente e a nova loja feita em flutter.

Novidades no GNOME

Outro projeto de código aberto que está com algumas novidades, é o GNOME. O gestor de arquivos Nautilus, deve, em breve, facilitar escolher qualquer imagem do computador para ser um ícone de pasta. Isso serve para destacar uma pasta importante, mudar a cor dela, ou só embelezar seu ambiente de trabalho.

O GNOME ainda conta com uma extensão para acompanhar o desempenho do hardware, como CPU, memória RAM, SWAP, upload e download, diretamente na barra superior. Ainda podemos ativar ou desativar só as funcionalidades que realmente queremos. Isso não deve chegar como uma funcionalidade nativa, mas é bacana ver uma extensão oficial como essa.

Escondendo as vergonhas

Tem alguns jogos na sua biblioteca do Steam que você tem vergonha de mostrar pros outros? Pois seu momento de ficar em paz chegou, já que a Valve lançou uma funcionalidade, ainda em beta, que permite esconder as suas vergonhas.

Dessa maneira, ninguém conseguirá ver que você possui o jogo, nem suas conquistas, ou o quando você entra nele. Mas diferentemente da funcionalidade de arquivar um jogo, você continua acessando normalmente.

Agora, um alerta: se você está jogando no Steam pelo Windows 7 ou 8, chegou a hora de atualizar o seu sistema. Na realidade, já deveria ter atualizado faz tempo, mas agora ainda mais, já que o Steam vai perder o suporte para essas versões. O principal motivo é o fim do suporte do Google Chrome para o Windows 7 e 8, já que grande parte do cliente Steam é dependente do Chrome. Aproveita que vai atualizar o seu sistema, e testa um Linux!

Jogo em promoção da semana

A dica de jogo de hoje é uma expansão incrível para Portal 2: um time de voluntários resolveu criar o mod de história chamado Portal Revolution, que se passa antes dos acontecimentos da campanha original. O mod é gratuito para quem tem o Portal 2 na biblioteca, e está disponíve lnativamente para Windows e Linux, tal como o jogo original. Ele tem mais de 8 horas de duração, trazendo mais de 40 novas câmaras de teste, uma mais divertida que a outra.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
1322 postagens

Sobre o autor
Redator, além de estudante de engenharia e computação.
Artigos