Notícias

Aplicativos em segundo plano do GNOME estão fazendo sucesso!

A interface gráfica GNOME 44 apresentou um novo recurso para gerenciar aplicativos em segundo plano, de forma diferente do que acontece com a maioria dos sistemas, gerando uma certa resistência em usuários mais conservadores que podem não ter entendido a proposta do GNOME. No lançamento, a funcionalidade apresentou poucos aplicativos compatíveis, mas rapidamente está ganhando aderência dos desenvolvedores e promete evoluir mais nos próximos lançamentos da interface!

Por que o GNOME fez diferente?

Segundo Georges Stavracas, o desenvolvedor brasileiro responsável pelo recurso de aplicativos em segundo plano do GNOME, a comunidade por trás da interface estava insatisfeita como a maioria dos sistemas lida com este recurso, onde o usuário interage com um ícone presente na bandeja do sistema, com a possibilidade de haver um menu de contexto feito pelos criadores da aplicação. A equipe do GNOME acreditava que podia fazer melhor, com uma abordagem diferente.

De fato, a solução apresentada pela maioria das interfaces quebra a coesão do sistema e cada aplicativo pode se comportar de maneira diferente, de forma que o usuário precisa aprender a lidar com cada caso. A maneira como o GNOME está administrando os aplicativos em segundo plano pode ainda não ser a mais completa para algumas pessoas, entretanto a interação é sempre a mesma, tornando a usabilidade do sistema operacional mais previsível.

Georges disse que “o monitoramento de aplicativos em segundo plano existe para que as pessoas possam ver o que está sendo executado sem uma janela visível, algo importante para a transparência do desktop. Os programas são forçados a se comportar de maneira mais previsível e reportar o que estão fazendo. As pessoas terão a chance de avaliar e eventualmente bloquear apps suspeitos de rodarem em segundo plano. É uma mistura de privacidade, transparência, ergonomia e conveniência. O propósito do portal não é ser um substituto dos ícones da bandeja”. 

Ele está satisfeito com a forma como o recurso funciona e nos próximos lançamentos, pretende fazer “algumas pequenas melhorias que podem aparecer no menu do GNOME Shell, mas o fundamental parece estar funcionando razoavelmente bem”. Não há planos para expandir a função a outros formatos além do Flatpak, outro formato que também poderia se tornar compatível é o Snap, mas a Canonical não parece ter planos de implementar este tipo de monitoramento. Pacotes de aplicações que não funcionam em sandbox não podem ser monitorados.

aplicativos em segundo plano do gnome estão fazendo sucesso exemplo aplicativos em segundo plano

Alguns usuários têm reclamado da nova solução e preferem continuar com os ícones na bandeja. Para isso, GNOME possui a opção de adicionar extensões, o que pode ser feito com poucos cliques, dessa forma, graças a comunidade de desenvolvedores, os usuários contam com inúmeras formas de personalizar a sua distro.

O crescimento dos aplicativos em segundo plano

Apesar da resistência, a aderência à funcionalidade de aplicativos em segundo plano do GNOME tem crescido e é comum vermos novos aplicativos se adequando ao padrão. A princípio, a ferramenta foi lançada com poucas opções, como o Steam, o Boatswain e o Amberol, mesmo com o portal estando disponível para desenvolvedores alguns meses antes. Agora, mais de um mês depois do lançamento, já temos mais programas compatíveis, como o Time Switch, um timer que pode te ajudar a realizar suas tarefas mais rapidamente e o Tube Converter, que faz download e conversão de arquivos em segundo plano, demonstrando que os desenvolvedores estão compreendendo o propósito da ferramenta.

aplicativos em segundo plano do gnome estão fazendo sucesso exemplo novos aplicativos em segundo plano
Time Switch e Tube Converter em segundo plano. Fonte: GNOME

A liberdade oferecida pelo ecossistema Linux permite que cada desenvolvedor, cada equipe, cada usuário, deixe o seu sistema operacional da maneira como acredita ser a melhor. O pessoal do GNOME criou uma nova solução para os aplicativos em segundo plano, onde você consegue acessá-los quando quiser, sem que eles fiquem aparecendo ou chamando a sua atenção o tempo todo, ao mesmo tempo que mantém a identidade visual do sistema.

Se você ama o Linux e quer mostrar isso ao mundo, confira as nossas estampas e vista a camisa do pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!