Vídeo

Red Hat está demitindo, I.A. no Kdenlive e novos chips da AMD

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Temos um prato cheio pra quem gosta de novidade em softwares, afinal, há muita coisa nova rolando por aí. A Red Hat está demitindo funcionários, temos um novo chip para consoles portáteis, lançou um concorrente de código aberto ao ChatGPT, o Google Authenticator está ficando mais seguro e muito mais!

Red Hat está demitindo centenas de funcionários

Em toda a indústria está rolando uma série de demissões, e parece que infelizmente chegou no open source também: segundo um anúncio interno aos funcionários, a Red Hat está demitindo cerca de 4% do quadro, o que daria algumas centenas de profissionais, mas o número exato não foi compartilhado.

Apesar disso, essa quantidade não chega nem perto da IBM, empresa dona da Red Hat, que recentemente despediu cerca de 5 mil funcionários.

Ryzen Z1, um novo chip para portáteis

Com a popularização do Steam Deck, esse mercado de dispositivos portáteis rodando Windows ou Linux está ficando cada vez maior.  Por conta disso, a AMD anunciou uma nova linha de chips especificamente para esse público: o Z1 e Z1 Extreme. Inclusive eles já farão a sua estreia logo logo, no ROG Ally, portátil da ASUS.

Os dois chips tem arquitetura Zen 4, gráficos RDNA 3, o primeiro conta com 6 núcleos e 12 threads, o irmão mais potente traz 8 núcleos e 16 threads.

Inicialmente eles estarão apenas no ROG Ally, mas não é uma linha exclusiva para a ASUS. Na verdade, é bem provável que apareça no próximo Steam Deck, que já utiliza chip da AMD, mas um Zen 2 e RDNA 2.

StableLM, uma alternativa de código aberto ao ChatGPT

O ChatGPT já faz parte do dia-a-dia de muita gente. Diversos serviços estão se integrando a ele, e os que não fazem isso, a própria comunidade dá um jeito. Assim como o Stable Diffusion é uma alternativa de código aberto ao Dall-E, uma alternativa para o ChatGPT parece estar surgindo.

StableLM, criado pela mesma empresa que trabalha no Stable Diffusion, a Stability AI, promete resultados bem similares ao GPT-3, mas com mais eficiência. No momento ele ainda está em estágio alfa, e a versão disponibilizada no GitHub trabalha com versões de 3 e 7 bilhões de parâmetros, a qual você pode testar agora mesmo. Para fins de comparação, o GPT-3 trabalha com 175 bilhões.

Apesar disso, a Stability AI prometeu que os modelos de 15 e 65 bilhões de parâmetros serão liberados em breve ao público.

Google Authenticator mais útil e seguro

Google Authenticator é um dos mais populares do mercado, mas ele tem um grande problema: falta de sincronização na nuvem. Se o seu aparelho quebrar ou for roubado, você vai ficar trancado pra fora de todas as suas contas, já que não é possível restaurar o 2FA em outro aparelho.

Mas isso tem data pra acabar: o Google anunciou que o Authenticator vai ganhar um carinho extra, e com isso ele deve receber sincronização na nuvem, criptografia de ponta-a-ponta para garantir a segurança desses dados, e até mesmo um ícone novo, seguindo o design das outras aplicações mais famosas da empresa.

Ainda não existe uma data concreta pra essas novidades chegarem, mas foram prometidas para 2023. Finalmente o Google Authenticator vai se tornar uma ótima opção de app de 2FA.

Vivaldi 6.0 mais customizável

O Vivaldi é conhecido como o navegador de internet mais customizável do mercado. Ele recentemente chegou na versão 6.0, e a possibilidade de customização só aumentou. Agora o navegador traz uma funcionalidade de temas, permitindo que você modifique todos os ícones da interface para qualquer arquivo svg do seu computador. Dessa forma, é possível até mesmo rodar o Vivaldi no macOS com um tema do Windows 95.

Uma outra funcionalidade bacana é a de Workspaces. Você pode agrupar uma série de abas em um Workspace diferente, e fazer um espaço pra trabalho, um pra pessoal, outro para uma viagem que você está organizando, tudo separado

Quem é fã de TWM, vai gostar dessa novidade: agora existe uma ferramenta de tab tiling. Você pode juntar duas abas em “uma”, para que elas fiquem lado a lado, perfeito para quando você está escrevendo algo e precisa acompanhar uma referência ao mesmo tempo.

Kdenlive 23.04 com inteligência artificial

Outra aplicação que recebeu novidades é o Kdenlive, editor de vídeos open source da comunidade KDE. Agora na versão 23.04, ele traz uma funcionalidade chamada “nested timelines”, onde você pode trabalhar em pedaços de um vídeo de maneira separada. 

Agora até o Kdenlive tem funcionalidades de IA,  ele ganhou uma integração com o Whisper da OpenAI, que transforma áudio em texto, sendo possível gerar legenda para seus vídeos de maneira automática.

A nova versão do Kdenlive também ganhou alguns efeitos e transições novas: agora você consegue de maneira fácil adicionar um timer ao seu vídeo. Inclusive, na KDE Store, existe uma categoria para arquivos do Kdenlive, onde você pode baixar ainda mais transições feitas pela comunidade.

Notion em português 

Um dos grandes problemas do Notion, ao menos para nós brasileiros, era a falta de tradução para português. Finalmente esse problema foi resolvido, agora o aplicativo inteiro está disponível em português do Brasil. Basta entrar nas configurações e na seleção de idioma escolher o português. Por lá ainda está indicando que se encontra em beta, então pode ser que você encontre alguma tradução errada, mas ao menos no meu uso, não encontrei nada de errado até o momento.

Apple vs Epic

Você se lembra do embate entre a Apple e a Epic Games? Parece que finalmente chegamos em algum lugar. A Apple ganhou essa briga, mas também não saiu impune. O tribunal alegou que a empresa não tem um monopólio sobre as transações de jogos mobile, já que o Android é considerado uma alternativa, porém, também foi pontuado que ela não pode impedir os desenvolvedores de informarem os usuários de que é possível assinar os serviços por fora da App Store, “burlando” a taxa de 30%.

Steam com nova interface

A Valve está com tudo! Recentemente ela anunciou uma nova atualização na versão beta do Steam para desktop que traz uma série de novidades muito bacanas. Por baixo dos panos, muito código agora é compartilhado entre a versão desktop, big picture e o cliente para steam deck. Isso vai permitir que as novidades cheguem de maneira muito mais rápida entre todas as maneiras de utilizar o Steam, além de oferecer uma maior coesão.

O painel do Steam foi totalmente refeito, agora ele é modular e você consegue adicionar ou remover o que quiser. Dá pra exibir as suas conquistas, a tela de amigos, aba de guias e até mesmo um novo painel de anotações, onde você pode escrever qualquer coisa pra ajudar principalmente naqueles jogos de puzzle. 

Inclusive, as informações anotadas ali são sincronizadas na nuvem Steam e agora também existe uma nova ferramenta que permite fixar esse painel por cima do jogo o tempo todo, com controle sobre o nível de opacidade dele.

Ainda não existe uma data para o lançamento dessas funcionalidades no cliente estável, mas esperamos que seja o mais breve possível! 

Se você quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, é só se inscrever na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!