Embora atualmente o mundo gire em torno dos navegadores de internet que nos permitem utilizar centenas de aplicações através de um único site, aplicativos offline ainda não saíram de moda e são bastante requisitados pelos usuários.
Um belo exemplo, são as suítes de escritório que embora funcionem muito bem de forma online (inclusive eu apenas trabalho com ela assim), ainda é um aplicativo muito utilizado de forma offline seja por comodidade do usuário ou até mesmo devido ao acesso limitado a internet.
Independentemente do motivo, os usuários destas aplicações precisam de uma opção confiável para a criação de seus documentos e no artigo de hoje, você irá conhecer o OpenOffice, uma suíte de escritório livre para você utilizar em sua distribuição Linux favorita.
O projeto Apache OpenOffice
Originalmente desenvolvido com o nome StarOffice pela empresa alemã Star Division, o OpenOffice passou por diversas fases, tendo sido gerenciado por companhias como a Sun Microsystems e a Oracle Corporation, até chegar a fundação Apache.
No ano de 1999, o código-fonte do até então StarOffice foi comprado pela Sun Microsystems e em julho de 2000, a companhia anunciou que liberaria o código sobre as licenças LGPL e SISSL, visando construir uma comunidade de desenvolvimento aberto ao redor do software.
Com o código-fonte liberado, foi dado início a um projeto chamado OpenOffice.org, cujo objetivo é fornecer uma alternativa de baixo custo, alta qualidade e código livre para outras suítes de escritório como o Microsoft Office e o StarOffice.
Este projeto trouxe diversos forks conhecidos pela comunidade, como o BrOffice.org que possuía uma ONG localizada no Brasil e o LibreOffice, criado por desenvolvedores do software insatisfeitos com a gestão da Oracle sobre o software.
Alguns anos depois a Oracle decidiu transformar o OpenOffice em um software de código aberto exclusivamente comunitário, desvinculando-se do desenvolvimento do software e entregando a marca e demais ativos para a fundação Apache, que continuou o projeto com o nome Apache OpenOffice.
As várias ferramentas do Apache OpenOffice
O Apache OpenOffice é uma suíte de escritório completa e conta com diversos softwares para as mais diversas ocasiões.
OpenOffice Writer
O OpenOffice Writer é um processador de texto com características e funcionalidades similares ao Apple Pages, Microsoft Word e Google Docs, permitindo aos usuários escrever documentos em vários formatos, tendo por padrão formato de arquivos .odt.
O visual do software é bastante parecido com o que temos por padrão no LibreOffice da The Document Foundation, porém, diferente do LibreOffice, ele não possui opções de customização, como a adição de temas ou visualização em abas.
OpenOffice Impress
O OpenOffice Impress é um software voltado a criação de apresentações no formato slide, semelhante à aplicativos como o Microsoft PowerPoint, Apple Keynote e Apresentações do Google.
Seu visual oferece barras laterais para o gerenciamento dos slides, formatação de texto, estilo da página e animações, além de conter uma barra inferior com opções de caixas de texto e formas geométricas para uso na criação de suas apresentações.
OpenOffice Calc
Trabalhar com planilhas faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas e empresas ao redor do mundo e o OpenOffice Calc é um aplicativo que visa atender a esta demanda, sendo um bom substituto a softwares como o Microsoft Excel e Planilhas do Google.
Ele segue a linha visual de outras aplicações da suíte, oferecendo esta barra lateral que te auxiliará na hora da formatação de suas células, ou quem sabe, na adição de algumas funções em sua planilha.
OpenOffice Base
Aproveitando que estamos falando do meio empresarial, que tal implementar um banco de dados na sua empresa (ou oferecer tal serviço) utilizando uma ferramenta simples e completa como o OpenOffice Base?
Através dele, você consegue criar bancos de dados de forma fácil e rápida, além de gerenciar bancos de dados já existentes de motores como o MySQL, Adabas D, MS Access e PostgreSQL.
OpenOffice Math
Seguindo a linha de trabalho com números e planilhas, o OpenOffice Math é um software que permite a você criar formas e expressões matemáticas que podem ser utilizadas em outros softwares da suíte de escritório.
Existem diversas possibilidades de uso para este software, principalmente no meio acadêmico e científico, onde podemos criar fórmulas específicas para diversas áreas de pesquisa, visto que é uma necessidade diária.
OpenOffice Draw
Se você é um artista e precisa de um espaço para liberar sua criatividade, ou precisa de criar algum design rápido para seu projeto, sem a necessidade de instalar um software adicional, o OpenOffice Draw pode ser a solução.
Semelhante ao Microsoft Publisher, o OpenOffice Draw é uma ferramenta de design que te permite manipular objetos, gráficos e imagens, permitindo a você criar cartazes, organogramas, fluxogramas e até mesmo infográficos.
O que há de novo no Apache OpenOffice 4.1.12?
Recentemente, a fundação Apache anunciou a versão 4.1.12 de seu software, trazendo algumas novidades, melhorias e correções de eventuais bugs.
Por se tratar de uma versão de manutenção, não temos novidades gigantes nos aguardando, porém, algumas mudanças são:
- Melhorias na ampliação da visualização de página;
- Aprimoramentos na caixa de seleção de arquivo no Navigator;
- Várias correções nas traduções do software;
- Melhorias visuais na barra lateral;
- Correção de uma falha na pesquisa de strings em formatos de data.
Caso você queira dar uma chance ao software, ele está disponível para Linux, macOS e Windows, podendo ser baixado através de seu site oficial e ele também está disponível na Microsoft Store caso você esteja utilizando o Windows 10 ou 11.
Você já conhecia o Apache OpenOffice? O que acha deste software?
Até o próximo artigo pinguim!