Notícias

AMD FidelityFX Super Resolution 2.0

No dia 1 de junho do ano passado, a AMD anunciou o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) na Computex. Agora, nove meses depois, a empresa anunciou o AMD FidelityFX Super Resolution 2.0, sendo ele projetado para superar as limitações da primeira versão.

O que é o AMD FidelityFX Super Resolution ?

O AMD FidelityX Super Resolution é uma solução de upscaling, desenvolvida para oferecer uma qualidade de imagem semelhante à nativa, porém, sem comprometer a taxa de quadros em jogos suportados. A ideia é basicamente permitir rodar os games mais atuais com os gráficos no máximo sem exigir tanto da placa de vídeo. Podemos dizer que o FSR da AMD é uma resposta ao DLSS, solução de upscaling da empresa concorrente, a Nvidia.

O AMD FidelityFX Super Resolution 2.0

Em sua nova versão, o FSR usa vetores de cor, profundidade e movimento do quadro no pipeline de renderização. O FSR 2.0 aproveita as informações de quadros anteriores para criar uma saída com upscaling de alta qualidade, incluindo também anti-aliasing otimizado de alta qualidade, ao contrário da versão 1.0 que utilizava dados do quadro atual para criar a saída upscaling e contava com o anti-aliasing separado incorporado ao pipeline de renderização do jogo.

AMD FSR 2 Temporal Upscaling Diagram v2 1080p

Devido a essas diferenças, o FidelityFX Super Resolution 2.0 oferece qualidade de imagem significativamente melhor do que o FSR 1.0 em todas as predefinições de modo de qualidade e resoluções de tela.

O FSR 2.0 não utiliza inteligência artificial

Diferente do DLSS, o FSR 2.0 não utiliza inteligência artificial em seu algoritmo. Segundo a AMD, embora a inteligência artificial seja um veículo para resolver vários problemas, não é um requisito para obter um upscaling de boa qualidade.

Não trabalhar com inteligência artificial, faz com que o FidelityFX Super Resolution 2.0 não necessite de um hardware específico, o que significa que o FSR 2.0 funcionará em uma ampla gama de produtos e plataformas, incluindo placas gráficas concorrentes selecionadas.

Quando o FRS 2.0 estará disponível?

A tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution 2.0 estará disponível no segundo trimestre de 2022. O game DEATHLOOP será um dos primeiros jogos a serem atualizados para suportar o FSR 2.0.

Código aberto

Tanto o FSR 1.0 quanto o FSR 2.0, estarão disponíveis como soluções de código aberto no GPUOpen para os desenvolvedores integrarem em seus jogos, dependendo de suas necessidades específicas.

O FSR é inegavelmente uma solução revolucionária, permitindo aos gamers jogarem na melhor qualidade possível sem perda de desempenho, inclusive no novo portátil da Valve, o Steam Deck, que possui suporte ao AMD FidelityFX Super Resolution, fazendo com que os títulos rodem com gráficos satisfatórios até mesmo em resolução 4K.

E vocês aí, já conheciam a solução de upscaling da AMD?

Um abraço, galera.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!

Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD