No dia 1 de junho do ano passado, a AMD anunciou o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) na Computex. Agora, nove meses depois, a empresa anunciou o AMD FidelityFX Super Resolution 2.0, sendo ele projetado para superar as limitações da primeira versão.
O que é o AMD FidelityFX Super Resolution ?
O AMD FidelityX Super Resolution é uma solução de upscaling, desenvolvida para oferecer uma qualidade de imagem semelhante à nativa, porém, sem comprometer a taxa de quadros em jogos suportados. A ideia é basicamente permitir rodar os games mais atuais com os gráficos no máximo sem exigir tanto da placa de vídeo. Podemos dizer que o FSR da AMD é uma resposta ao DLSS, solução de upscaling da empresa concorrente, a Nvidia.
O AMD FidelityFX Super Resolution 2.0
Em sua nova versão, o FSR usa vetores de cor, profundidade e movimento do quadro no pipeline de renderização. O FSR 2.0 aproveita as informações de quadros anteriores para criar uma saída com upscaling de alta qualidade, incluindo também anti-aliasing otimizado de alta qualidade, ao contrário da versão 1.0 que utilizava dados do quadro atual para criar a saída upscaling e contava com o anti-aliasing separado incorporado ao pipeline de renderização do jogo.

Devido a essas diferenças, o FidelityFX Super Resolution 2.0 oferece qualidade de imagem significativamente melhor do que o FSR 1.0 em todas as predefinições de modo de qualidade e resoluções de tela.
O FSR 2.0 não utiliza inteligência artificial
Diferente do DLSS, o FSR 2.0 não utiliza inteligência artificial em seu algoritmo. Segundo a AMD, embora a inteligência artificial seja um veículo para resolver vários problemas, não é um requisito para obter um upscaling de boa qualidade.
Não trabalhar com inteligência artificial, faz com que o FidelityFX Super Resolution 2.0 não necessite de um hardware específico, o que significa que o FSR 2.0 funcionará em uma ampla gama de produtos e plataformas, incluindo placas gráficas concorrentes selecionadas.
Quando o FRS 2.0 estará disponível?
A tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution 2.0 estará disponível no segundo trimestre de 2022. O game DEATHLOOP será um dos primeiros jogos a serem atualizados para suportar o FSR 2.0.
Código aberto
Tanto o FSR 1.0 quanto o FSR 2.0, estarão disponíveis como soluções de código aberto no GPUOpen para os desenvolvedores integrarem em seus jogos, dependendo de suas necessidades específicas.
O FSR é inegavelmente uma solução revolucionária, permitindo aos gamers jogarem na melhor qualidade possível sem perda de desempenho, inclusive no novo portátil da Valve, o Steam Deck, que possui suporte ao AMD FidelityFX Super Resolution, fazendo com que os títulos rodem com gráficos satisfatórios até mesmo em resolução 4K.
E vocês aí, já conheciam a solução de upscaling da AMD?
Um abraço, galera.
Até a próxima.