Jogar no Linux ficou bem menos complicado ao longo dos anos, graças ao lançamento de diversas tecnologias como o Vulkan, DXVK, o Proton da Valve e é claro, as melhorias e otimizações que os drivers de placas de vídeo nos trazem.

Uma tecnologia que está fazendo bastante sucesso entre jogadores, é o FidelityFX Super Resolution, uma tecnologia aberta de upscaling desenvolvida pela AMD que pode ser utilizada em quase qualquer jogo no Linux, desde que ele utilize Vulkan.

Vamos falar um pouco sobre essa tecnologia e os benefícios que ela pode trazer para os pinguins jogadores.

O que é o AMD FSR?

O FidelityFX Super Resolution (FSR) é um recurso da AMD que utiliza tecnologia upscaling de ponta para impulsionar a taxa de quadros por segundo, oferecendo a melhor experiência de jogo possível em alta qualidade e alta resolução.

Ele foi desenvolvido para melhorar o desempenho de jogos em vários cenários, como o raytracing ativado. Permite ao usuário jogar em alta qualidade utilizando seu notebook com placa integrada, ou até mesmo, placas de video mais antigas em seu desktop.

image 39

Como visto na imagem acima, ao utilizar o FSR, os jogadores podem obter em média o dobro de FPS em seus jogos, sem perder a qualidade da imagem graças ao algoritmo de upscaling de última geração da empresa.

Como funciona esta tecnologia?

Você deve estar se perguntando como é possível que esta tecnologia praticamente dobre a média de quadros por segundo, mesmo em uma resolução altíssima, vou tentar explicar de forma resumida como ele funciona.

O AMD FSR irá reduzir a resolução de renderização do jogo aumentando o desempenho de forma significativa. Após essa redução, ele irá voltar a imagem para a resolução em que ela estava, porém, utilizando o método de upscaling com algumas melhorias.

FSR FPS

Vamos utilizar como exemplo a imagem acima, o jogo inicialmente está rodando em 4K nativo com o raytracing ativado. No primeiro passo, ele passa para uma resolução menor, chegando a ter quase o dobro de FPS.

No segundo passo, o jogo passa por um processo de melhoria de qualidade de imagem, para que não tenhamos uma imagem pixelada. Note que embora o jogo esteja sendo exibido em 4K, ele está sendo renderizado em uma resolução menor, o que aumenta o seu desempenho.

Compatível com o Proton GE

O AMD FSR já é compatível com alguns títulos de forma oficial e pode ser facilmente implementado em jogos por seus desenvolvedores por ser um projeto de código aberto da iniciativa GPU Open.

O proton possui uma tecnologia de upscaling linear inclusa para os jogos, porém, Georg Lehmann, também conhecido como DadSchoorse descobriu uma maneira de substituir o upscaling do proton pela tecnologia FSR da AMD.

Para isso, você precisa estar utilizando o Proton-GE para rodar o título. Com a versão modificada do proton instalada, basta clicar com o botão direito no jogo e ir em propriedades, em Launch Options, basta digitar o comando WINE_FULLSCREEN_FSR=1 %command% para ativar o FSR.

image

Vale lembrar que embora seja possível utilizar o AMD FSR de forma alternativa ao Proton Upscaling, ele não funcionará em todos os títulos e talvez ocorram problemas em alguns outros. 

Você conhecia o AMD FSR? O que acha dessa tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
sensor-fusion-hub-ryzen
Continue lendo

Driver AMD-SFH para CPUs Ryzen é adiado mais uma vez

O lançamento do driver AMD-SFH, responsável por fazer funcionar sensores de giroscópio, acelerômetro e algumas outras funcionalidades em notebooks equipados com CPUs Ryzen deverá chegar apenas no Kernel Linux 5.8.