Android apps no chromebook
Notícias

Google quer que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos de Android para Chromebooks

De todas as tecnologias que a Google criou até o momento, uma das que mais faz sucesso é seu sistema operacional para celulares, o Android, que oferece facilidade de uso para estes dispositivos.

O sistema é tão utilizado, que existem mais de 3 milhões de aplicativos disponíveis oficialmente em sua loja de aplicativos, a Play Store, mas parece que o Google não quer deixar estas aplicações apenas no Android.

Recentemente, Fahd Imtiaz e Sanj Nathwani, gerentes de produto do Chrome OS falaram sobre as ferramentas que o Google está fornecendo para que os desenvolvedores Android adaptem suas aplicações para o novo sistema da companhia.

Uma nova versão de Android nos Chromebooks

Durante o ano de 2021, enquanto vários smartphones estavam migrando para o Android 12, o Google estava trabalhando em uma atualização para que o Chrome OS utilizasse o Android 11 em seu sistema para aumentar a compatibilidade com alguns aplicativos.

A equipe também trabalhou em aumentar a segurança e desempenho destas aplicações no Chrome OS, oferecendo o sistema Android como uma máquina virtual, ao invés de um contêiner como antigamente.

Vale dizer que a equipe incrementou a usabilidade do Android no Chrome OS, como no tempo de execução, que trouxe melhorias no redimensionamento, escalonamento e renderização de aplicações.

Utilizando apps Android no Chromebook

O uso de aplicações Android em dispositivos com telas maiores, como tablets, dispositivos móveis dobráveis, Chromebooks e modos de desktop no Android (como o DEX da Samsung) cresceu bastante durante estes anos.

Foi salientado no artigo voltado a desenvolvedores que a partir do Chrome OS 93 (sendo a versão 96 mais atual), os aplicativos de Android são configuradas para se manterem no modo “orientação de telefone ou tablet”, para que o uso das aplicações fique confortável em alguns dispositivos, como os Chromebooks.

apps android no chromebook

O uso de aplicações Android em telas maiores já é algo conhecido pelo próprio Google que há alguns meses, anunciou o Android 12L que oferece uma interface agradável para tais dispositivos, além de ser uma forma de incentivar os desenvolvedores a adaptarem seus aplicativos.

A nova prioridade dos desenvolvedores

Uma das apostas para manter o Chrome OS em alta são os aplicativos Android e segundo o Google, “não há dúvida de que a adaptação para telas maiores será uma prioridade para os desenvolvedores em 2022.”.

Pensando nisso, em seu artigo voltado aos desenvolvedores, a companhia destacou diversas maneiras de criar aplicativos que tirariam proveito do Android em dispositivos que executam o Chrome OS.

Para o futuro, a equipe do Google pretende aperfeiçoar ainda mais a presença dos aplicativos Android no sistema, além de otimizar ainda mais o desempenho do Chrome OS.

Você utiliza o Chrome OS? Quais aplicativos Android gostaria de ver no sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    NVIDIA contribui com drivers de código aberto

    Notícias

    Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa