plasma-mobile
Notícias

Conheça 5 das novidades mais recentes trazidas pelo Plasma Mobile

Como de costume, sempre que são divulgadas um número relevante de novidades sobre o Plasma Mobile,  preparo para vocês um artigo aqui no blog, e desta vez não é diferente! Desde o último artigo que eu trouxe sobre o projeto várias novidades e correções foram implementadas no software, que apesar de ainda estar bem longe da popularidade, fica cada vez melhor.

Um pouco mais sobre Plasma Mobile

O Plasma Mobile é um sistema operacional para dispositivos móveis, criado e mantido pela comunidade KDE. Isso mesmo! A mesma comunidade que mantém a interface gráfica Plasma, e todo o ecossistema de aplicativos KDE para desktop.

Apesar de não ser tão famoso quanto os “Androids da vida”, o projeto também não é novo. Tendo a sua primeira versão lançada em 2014, o sistema conta com um número cada vez maior de aplicativos. A correção de bugs constante desde que foi lançado torna o Plasma Mobile, em tese, bastante estável.

Desta vez, além do polimento de sempre foram criadas até mesmo aplicações completamente novas. Confira agora algumas das novidades mais recentes no Plasma Mobile:

Aplicações e novidades

1. KClock

A aplicação de relógio do Plasma Mobile, que está em desenvolvimento há vários meses, e alcançou um estágio bem maduro embora ainda conte apenas com as funcionalidades mais básicas. A primeira versão estável deve estar chegando em breve, já que a mesma foi prometida para após o lançamento da versão 5.20 do Plasma, que já foi lançada.

plasma-mobile-clock

Dentre as funcionalidades já presentes no KClock, podemos destacar:

  • Uma lista personalizável com os horários de várias cidades e fusos;
  • Alarmes com toques personalizados, repetição e modo soneca;
  • Função cronômetro;
  • Opção para setar múltiplos timers simultâneamente.

2. KWeather

O KWeather é um app de previsão do tempo, tendo surgido algum tempo antes do KClock. Já teve a sua versão estável lançada e conta com as seguintes novidades:

  • Agora é possível adicionar cidades pelo nome;
  • Também é possível obter a previsão do tempo com base na localização atual;
  • Pode-se escolher entre duas fontes de dados meteorológicos, sendo elas a Norwegian Meteorological Institute e a OpenWeatherMap;
  • As condições climáticas poderão ser observadas por dia ou hora;
  • Integrada a possibilidade de utilizar unidades de medida diferentes para temperaturas e velocidade do vento.
weather-application

Algumas melhorias futuras já estão nos planos dos desenvolvedores, como por exemplo, ajustes visuais para tornar o app mais amigável para os desktops e a criação de widgets para a tela inicial.

3. Kongress

O gravador de áudio Kongress ganhou uma nova visualização de áudio, que exibe as ondas sonoras, tanto durante a gravação, quanto na reprodução.

plasma-mobile-voice-recorder-kongress

A página de configurações também foi retrabalhada para exibir apenas as configurações mais utilizadas, mantendo os ajustes mais avançados em uma tela à parte.

4. Kalk

Kalk é o mais novo app de calculadora para o Plasma Mobile, criado para substituir o KCalc, que é atualmente utilizado na versão desktop do Plasma.

kalk

Além de operações matemáticas básicas e avançadas, o recém nascido Kalk também já é capaz de realizar conversão de moedas e unidades de medida. O software também ganhou a capacidade de exibir um histórico de cálculos.

5. Lockscreen

A tela de bloqueio foi completamente redesenhada, e conforme pode ser visto na imagem abaixo conta com um visual bem mais “clean” e intuitivo.

plasma-mobile-lockscreen
  • O texto da hora e data foi diminuído a fim de tomar menos espaço em tela;
  • Um novo layout para tablets foi criado do zero, fazendo com que agora não haja mais quaisquer tipos de distorção nas proporções dos elementos na tela ao serem redimensionados;
  • Um novo teclado foi adicionado, agora com blur no seu background para um aspécto visual mais agradável;
  • O painel indicador (que exibe hora, data, porcentagem da bateria, etc.) foi adicionado na parte superior da tela de bloqueio;
  • Notificações básicas também foram adicionadas, porém, ainda não foi decidido quais tipos de apps terão permissão para exibir notificações nesta tela.

A lista completa com todas as novidades divulgadas podem ser encontradas no blog oficial do projeto Plasma Mobile.

Confira também os outros artigos que publicamos sobre o Plasma Mobile e conheça mais este projeto incrível que vem sido desenvolvido pela comunidade KDE.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!