NotíciasKDE

Plasma Bigscreen – o novo sistema operacional para TV Box do projeto KDE

Se você acompanha o nosso canal no YouTube há algum tempo, certamente já deve ter visto vários vídeos com reviews e unboxing dos “famosos” dispositivos de TV Box. Muitos deles rodam sistemas operacionais baseados em Linux, incluindo até mesmo o Android. 

Não seria interessante utilizar uma versão da distro Linux que você roda no seu computador também na sua TV? Que tal ter um sistema operacional para TV’s focado em liberdade e privacidade, que seja tão cheio de funcionalidades quanto os sistemas proprietários das marcas mais famosas?

Conheça o Plasma Bigscreen

Plasma Bigscreen é o mais novo e recém lançado sistema operacional do projeto KDE. Pensado para dar à sua televisão não inteligente todas as funcionalidades de uma smart TV, ou modernizar e aprimorar a usabilidade daquela sua TV que há tempos tem rodado um sistema lento e obsoleto. O Plasma Bigscreen foi desenvolvido a partir da interface KDE Plasma, e projetado para rodar sobre um Raspberry Pi 4 juntamente com a tecnologia de assistente de voz Mycroft AI.

plasma-bigscreen

O Plasma Bigscreen respeita a sua privacidade!

Muitas pessoas possuem sérias e bem baseadas preocupações com privacidade no mundo digital, e isso não se limita apenas ao seu computador, celular ou tablet. Sistemas operacionais presentes em smart TVs também podem conter sistemas de coleta de dados, que geralmente estão “escondidos” em algum submenu de configuração, ou nem mesmo possuem a opção para serem desativados pelo usuário.

O Plasma Bigscreen vem para mudar isso, já que este faz uso do sistema de reconhecimento de voz Mycroft AI. O Mycroft AI permite que o usuário escolha entre utilizar o Google Speech to Text, auto hospedar uma instância do Mozilla Deepspeech, ou simplesmente desligar o sistema de reconhecimento de voz. Deixando sempre todas as configurações bem ao alcance do usuário.

Um sistema seguro, livre e Open Source

A preocupação com segurança geralmente caminha de mãos dadas com a privacidade, e utilizar sistemas operacionais de código fechado pode deixar o usuário “cego” quanto ao que realmente está rodando na sua máquina.

Ao utilizar um software de código fechado, o usuário não tem outra opção a não ser confiar que quem desenvolveu tal software não está de forma alguma invadindo a sua privacidade e/ou comprometendo a sua segurança, já que o código-fonte do mesmo não pode ser checado por alguém que não seja parte da empresa que o desenvolveu.

O Plasma Bigscreen também soluciona este que para muitos é um grande problema, já que possui o seu código-fonte aberto para todos.

Aspectos técnicos

O Plasma Bigscreen funciona através de uma porta HDMI padrão, e é compatível com um grande número de controles remotos. Desde controles universais genéricos, até aqueles que são utilizados em várias TVs do mercado.

Caso você prefira, o sistema também pode ser perfeitamente utilizado com teclado e mouse.

Segundo o desenvolvedor do Plasma Bigscreen, Marco Marin (em tradução livre):

Smart TVs estão se tornando computadores cada vez mais completos, mas infelizmente a experiência de uso destes dispositivos tende a deixar o usuário um tanto preso à uma plataforma proprietária, serviços e funcionalidades que invadem a privacidade. Funcionalidades que são muito legais, como controle por voz, mas que para não serem uma ameaça à privacidade do usuário deveriam rodar sobre software livre, e depender o menos possível de plataformas proprietárias em nuvem.” 

Conclusão

O Plasma Bigscreen encontra-se em fase Beta, está disponível para download no seu site oficial, e já pode ser instalado em dispositivos Raspberry Pi 4.

O fato de o Plasma Bigscreen estar sendo desenvolvido pela competente equipe do projeto KDE realmente me dá boas esperanças sobre o seu futuro. Acredito que seja um projeto muito mais viável de ser utilizado por um grande número de usuários do que por exemplo o Plasma Mobile. Agora nos resta esperar para ver a evolução deste novo projeto. Vamos torcer para que chegue a outros dispositivos além do Raspberry Pi 4, e quem sabe até vir embarcado em dispositivos de diversas marcas.

Agora chegou a sua vez de opinar sobre o Plasma Bigscreen, conte pra gente nos comentários o que você pensa sobre esse projeto.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!