Waveform, uma Workstation Professional Digital Audio com suporte para Linux

Waveform 11 free

Há 2 anos, fizemos uma publicação de uma ferramenta da Tracktion Software para produção de áudio digital multiplataforma (“Digital Audio Workstation” ou DAW), que na ocasião se chamava Tracktion 7 DAW. Mas desde a publicação, a ferramenta sofreu algumas modificações no programa e inclusive no nome, que agora se chama Waveform.

JziOGKeyYp9szAt9 WbavocXrTsr YAF KEdeIRy3ZSYG6Rm6Kd364K7bHHLvKWVP0pP86HMt 5IS1CIHzQGsyvvSb4DnBeRgnfzh88REZmA2d1PCsRdjG3ZKBXJ5W5FZ1XHtTFg

Como no seu antecessor, o Waveform mantém as características que fazem essa ferramenta de DAW uma alternativa muito viável, principalmente para quem está começando e precisa de uma.

Em seu site, o pessoal da Tracktion Software fala o seguinte do Waveform – “reconhecemos plenamente que ele tem mais recursos do que a maioria dos produtores entusiastas precisará. Não há restrições – contagem ilimitada de faixas, adicione plugins populares e aproveite o conjunto de recursos profundamente capazes.”. Isso é muito bom, pois algumas ferramentas de DAW tem alguma limitação e assim que você atinja ela, você fica impedido de continuar a utilização da ferramenta e só é liberado mediante ao pagamento.

SFwwXHdzQzQUk W V5kdHK8MehhZBohdJZWVka4F0ucNd5HRmMuArutW 4o74To16j3wV2MCFlHxTyLXvmc

O Waveform ainda se coloca uma ferramenta para todas as situações de produção de áudio, como: 

  • Gravações para bandas;
  • Podcasts;
  • Para cantores e compositores;
  • Para eventos religiosos, como igrejas, templos e afins;
  • Eventos de música eletrônica em geral (EDM ou Electronic Dance Music);
sl gEGLe3SfrklLTOIRoQDLo jzS49qNrNoHiPUYo8KttdkHDNOFX3s1VaZx7Boja2b 5vFaImjv gzBSIXBnE

Outras funcionalidades em que recebe destaque no site do Waveform

4OSC

OJw9uXTANP0fWRMcMbXPq9G9CyZ28y4jjWuKc2Xa76zebN6brpkKxGvyd hB9V7n5Myq9OYUb9nLYE8rrlGRCs4LRAfx ebmLTkevmWXlJsdv7SAAsBTH9 sfwn4hFjlkK7ILgQ

O 4OSC é um poderoso sintetizador que utiliza a Síntese Subtrativa de forma fácil em sua navegação. Sua interface de usuário limpa e o tamanho reduzido da CPU o tornam uma ótima alternativa ao Subtractive para as tarefas em design de som menos complexo. Como o nome sugere, o 4OSC oferece 4 osciladores, modulação flexível, compatibilidade com MPE e uma variedade de filtros internos e FX.

MICRO DRUM SAMPLER

aBttmPCEJeQE9tH4C8l0rom4e0M04Ktu9V2BO28h1yDLo6ds5uCTX9FSmc0kkzTC9NiUQq37lQbYXHW2X5Wi29wQjt66OQqTAvsJKHnZm7RjCGZ MhbbEeJaYCVNr ZsuXurtvJc

O novo sampler de bateria do Waveform é uma maneira rápida e fácil para criar rapidamente seus próprios kits de bateria e iniciar a programação. Utilizando um simples arrastar e soltar para arquivos de áudio, o MIDI aprende para atribuição rápida a controladores externos e uma tonelada de ótimos recursos de edição comumente usados ​​para produção de bateria, o Drum Sampler é sua nova potência para criar batidas. A integração inteligente com nossos populares clipes de passo MIDI permite que você se mova perfeitamente para os arranjos. É tão fácil quanto experimentar, reproduzir, criar.

PLUGIN SANDBOXING

sZEnIgg1SsvoeEyHiI Jud5XP0mJQK1inXot

Plugins de terceiros são o elo mais fraco de qualquer estação de trabalho de áudio digital. O Waveform Free resolve isso implementando o sandboxing de plugins. Uma vez ativado, seu ambiente de trabalho é protegido, mantendo as falhas do plugin contidas. Em vez do fechamento do host, o plug-in é simplesmente desativado.

O Waveform está disponível para Linux (base Ubuntu 18.04 ou posterior), macOS 10.11 ou posterior, Windows 8 e 10, nesses somente na versão de 64 bits. Para Raspberry Pi 2, 3, 4 e Raspbian 10 (Buster) somente na versão de 32 bits.

Caso você queira baixar o Waveform, basta clicar aqui. Se apresentar algum problema na hora de baixar, basta fazer um cadastro simples e baixar. No caso de gostar do aplicativo ou querer ver se compensa pegar a versão paga, você pode ver o comparativo aqui.

Esses tipos de softwares profissionais dando atenção para todas as plataformas, principalmente ao Linux, é muito bom. Pois ao lado do DaVinci Resolve, Lightworks e outras ferramentas, mais profissionais do audiovisual vão poder migrar para o mundo Linux sem ter uma linha de aprendizado muito grande, como era em um passado “não tão distante” 😁.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Steam já tem mais de 1 milhão de jogadores no Linux
Continue lendo

Steam já tem mais de 1 milhão de jogadores no Linux

No começo do mês a Steam lançou o seu relatório mensal de quais sistemas operacionais, hardwares, softwares os seus usuários estão usando, isso acabou mostrando dados interessantes, como a subida dos usuários Linux e a queda de quem usa Windows dentro da Steam.