Um dos mais famosos players de música e de código aberto, o Audacious, chega em sua 4ª versão do aplicativo com várias novidades e melhorias. Uma das novidades é a mudança da interface para o Qt5.
O Audacious é um player que ganhou muita fama e relevância, principalmente no mundo Linux, ganhando mais destaque pela semelhança ao famoso player Winamp. Desde 2018 o mesmo não recebia update, isso até o dia 21 deste mês (março), quando os devs lançaram a versão 4.0.
A mais perceptível é a mudança da interface do usuário, antes usando o GTK2 e agora mudando para o Qt5, que segundo os devs “A interface do usuário do Qt tornou-se bastante refinada agora. É bastante familiar a interface do usuário do GTK2, mas também traz algumas melhorias interessantes, como uma exibição de lista de reprodução mais fácil de navegar e classificar.”. Alguns ajustes ainda vão ser precisos para deixar essa versão mais polida, principalmente para quem usa uma interface do tipo “Winamp” e para a versão do Windows (telas maiores que 96 DPI e algumas fontes específicas do Windows), esses ainda vão usar a versão GTK2.
NOVIDADES
Novidades que foram apresentadas na versão 4.0 do Audacious:
- Novos comandos “Próximo álbum” e “Álbum anterior”;
- O plugin de saída JACK ganhou algumas novas opções;
- Adicionado suporte para solicitar uma lista de reprodução clicando nos títulos das colunas;
- Modo de classificação da lista de reprodução;
O restante das novidades do Audacious você pode conferir aqui.
Por enquanto, o Audacious 4.0 só está disponível através do código-fonte e ainda não está disponível nos repositórios (até o presente momento desta matéria), mas é questão de tempo até que seja liberado.
Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!