Linux Mint 20.1 é lançado! Dessa vez com novidades.

Linux Mint 20.1 é lançado! Dessa vez com novidades.

Enfim, estamos em Janeiro de 2021 e as novidades do Linux Mint não param de chegar! Recentemente a equipe divulgou seu relatório mensal, com as novidades de dezembro de 2020 onde tivemos uma pequena prévia sobre a versão 20.1.

Conhecido por vários usuários de Linux, sejam eles novatos ou não, o Linux Mint é um projeto bastante famoso, principalmente por sua interface que é bem semelhante ao que temos no Microsoft Windows.

No mês passado, o projeto disponibilizou uma ISO beta de sua versão 20.1 apelidada de Ulyssa, onde pudemos conferir alguns recursos e novidades que certamente irão agradar os usuários.

Quer saber um pouco mais sobre o que mudou desde o beta? Então prepare sua bebida favorita, se sente em um local confortável e vamos falar um pouco sobre o Linux Mint 20.1!

Dois passos para frente e um para trás

Como é comum em versões beta de qualquer projeto, são encontrados alguns pequenos problemas, e no Linux Mint não foi diferente. O Kernel Ubuntu LTS enviado pela equipe apresentou alguns problemas com as regressões feitas da versão 20 para a 20.1.

Dentre os problemas, o mais notado pelos desenvolvedores se deve particularmente ao uso do touchpad no sistema, e segundo a equipe, eles não serão consertados tão em breve, já que os desenvolvedores se encontram de férias.

Caso você utilize a versão beta e tenha problemas com o touchpad, a equipe pede sua colaboração com um feedback detalhado, para que eles possam encontrar e saber o que essa falha causa no sistema, para que assim possa ser corrigida.

Duas ISOs do Linux Mint? Pode isso?

Bem, outra novidade apresentada pela equipe do Linux Mint se deve ao fato de que o lançamento da versão 20.1 irá conter uma segunda ISO, para resolver outro problema apresentado em sua versão beta.

Segundo relatos de vários usuários de processadores AMD Ryzen, na versão beta, o Kernel 5.4 enviado nesta versão não oferece o suporte adequado para os processadores Ryzen 5 e 7, que possuem um melhor suporte no Kernel 5.8.

A equipe não planeja trocar o Kernel do sistema agora, e muito menos para uma versão que ainda nem é HWE (Hardware Enablement Stack). Para isso, a equipe planeja enviar uma ISO com o Kernel 5.8 que terá um melhor suporte aos processadores Ryzen, sem comprometer sua versão principal com um Kernel não LTS.

001 EDGEMINT

A volta do Compiz

O Compiz é um gerenciador de janelas para o servidor X, que utiliza OpenGL, ele foi bastante utilizado no Ubuntu quando o mesmo utilizava a interface Unity. Ele realmente embelezava o sistema com seus efeitos e animações.

Os fãs do projeto podem se animar ainda mais, já que o Linux Mint trouxe o projeto de volta em sua versão estável para suas edições que utilizam as interfaces MATE e XFCE. Prepare seu sistema para uma renovada no visual.

O lançamento do Linux Mint 20.1

Uma das maiores certezas que tínhamos com o projeto Linux Mint, era sua data de lançamento que sempre era anunciada pouco antes do lançamento de sua versão beta, o que não aconteceu nesta versão.

Segundo a equipe, trazer uma data oficial para o lançamento, acarreta em cumprir o prazo, que pode se tornar um pouco “chato” para desenvolvedores, que muitas vezes trabalham por várias noites em algum bug inesperado, ou pior, entregam o sistema com algum bug.

003 MINT
Linux Mint 20.1 com suporte a arquivos favoritos e Hypnotix, um aplicativo de IPTV

Caso você esteja ansioso para utilizar a nova versão, não precisa aguardar mais, já que faz pouco tempo que seu lançamento foi oficializado pela equipe.

O download da ISO oficial pode ser realizado por aqui:

uUXE5Nza3vnFsRmW7LbcfD

De forma semelhante, temos uma segunda ISO que possui o kernel 5.8 também já está disponível:

uUXE5Nza3vnFsRmW7LbcfD

Caso você esteja utilizando o Linux Mint, em sua versão beta, basta manter o sistema atualizado para migrar automaticamente para a versão 20.1. Temos um tópico no fórum onde é compartilhado o processo de atualização da versão 20 para a 20.1, fique a vontade para realizá-lo e comentar suas experiências.

Você utiliza o Linux Mint? O que espera dessa próxima versão? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste