Muitas vezes vemos os termos “Linux” e “Ubuntu” aparecendo lado a lado na internet, o que pode dar a sensação para algumas pessoas de que são sinônimos. Existem algumas diferenças bem importantes entre cada um deles, e neste post iremos explicar nos mínimos detalhes.
O que é Linux?
O Linux é um kernel presente em diversos sistemas operacionais do mercado. Disponibilizado de maneira open source, ele é utilizado para as mais diversas finalidades: sistemas operacionais para computadores domésticos, servidores e até mesmo alguns gadgets mais inusitados como a Echo Dot.
Mas o que é um kernel?
O kernel é o núcleo do sistema operacional, responsável pela comunicação entre o hardware da máquina e os aplicativos que o usuário estiver executando.
Todo sistema operacional possui um kernel, e o Linux é uma das opções. Desde Windows, MacOS e outros sistemas para uso doméstico até sistemas pensados para usos mais específicos como gadgets para a casa e até ordenhadeiras devem possuir um kernel para realizar a comunicação entre o hardware e as aplicações necessárias.
E o Ubuntu?
O Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela Canonical que utiliza o kernel Linux como núcleo. Ele é considerado uma “distribuição Linux”, que é um termo popular para designar todos os sistemas operacionais que utilizam o Linux como seu kernel.
O Ubuntu atualmente é a distribuição Linux mais popular do mercado, tanto em dispositivos domésticos quanto em servidores. Segundo o W3Techs, de todos os servidores que utilizam Linux, o Ubuntu está presente em 47.9% deles.
Neste site você pode encontrar mais dicas sobre Linux, Ubuntu e outros assuntos.
Até a próxima!