As interfaces gráficas existentes no mercado são bastante diferentes umas das outras, porém, não é incomum que elas apresentem recursos semelhantes ou busquem inspirações em outros projetos para incrementar a experiência de usuário.

Recentemente, a interface Plasma do projeto KDE anunciou algumas mudanças em sua mais nova versão, que trará entre as suas novidades, um recurso inspirado no GNOME Shell que certamente irá agradar os usuários da interface.

KDE Plasma, uma interface poderosa

O KDE Plasma é uma das interfaces mais conhecidas do mundo Linux, oferecendo os mais diversos recursos para manter seus usuários produtivos, como painéis de atividades, áreas de trabalho virtuais e é claro as muitas opções de customização do sistema.

A quantidade de opções que a interface oferece é um dos principais diferenciais do projeto, permitindo ao usuário criar o melhor workflow possível para ele, customizando atalhos, temas de ícones, softwares padrão e muito mais.

Uma visão geral do sistema

Atualmente, o Plasma não possui um único recurso que permite aos usuários visualizar suas áreas de trabalho virtuais, gerenciar suas janelas de aplicativos e realizar pesquisas no sistema.

Embora esses recursos citados já existam, eles funcionam de forma separada e mesmo que isso não incomode os usuários, juntá-los em uma ferramenta pode auxiliar na produtividade, como o GNOME já provou.

Por isso, para a versão 5.24 do KDE Plasma incluirá um novo efeito de visão geral para o KWin, permitindo que o usuário possa utilizar todos os recursos citados acima através de uma única tela, semelhante ao que o GNOME Shell nos oferece.

image 31

Melhorias no Discover

Além da nova visão de tarefas da interface, a equipe do KDE também trouxe algumas melhorias para sua loja de aplicativos, o Discover, visando tornar a aplicação ainda mais simples e “menos quebrável”.

Para isso, a equipe aplicou o patch do APT que impedirá os usuários de remover pacotes essenciais do sistema ao instalar ou remover uma aplicação do sistema. Caso queira, temos um artigo no blog falando mais sobre esse problema no APT.

Além disso, a equipe está trabalhando em tornar a loja mais amigável para novos usuários e agora, ao invés do Discover mostrar os detalhes técnicos de erros de instalação ou atualização de programas, ele passará a utilizar uma mensagem mais amigável.

image 30

Caso queira, o usuário pode pedir por mais detalhes do erro ocorrido, além de relatar o problema aos desenvolvedores.

Vale dizer que essas mudanças estarão disponíveis para os usuários apenas na versão 5.24 que será lançada em fevereiro de 2022.

Você utiliza o KDE Plasma? O que achou dessas mudanças na interface? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Conhecendo o KDE Neon - Sexta do Hopping
Continue lendo

Conhecendo o KDE Neon – Sexta do Hopping

O KDE Neon é um projeto bastante interessante e sólido para uso em desktop. Eu decidi me desafiar e utilizá-lo por 30 dias, o resultado você encontra aqui na sexta do hopping.
As metas de ano novo para o projeto KDE!
Continue lendo

As metas de ano novo para o projeto KDE!

O KDE é um projeto de software gigante que é utilizado por milhares de usuários ao redor do mundo. Recentemente, ele divulgou suas metas para 2021, e você pode conferí-las neste post.
Qt 6: O que há de novo?
Continue lendo

Qt 6: O que há de novo?

O Qt é um framework muito utilizado para desenvolvimento de aplicações e interfaces gráficas que recentemente recebeu uma grande atualização. Venha conferir as novidades do Qt 6