DuckDuckGo lança nova ferramenta que bloqueia outros aplicativos de te rastrearem no Android
Notícias

DuckDuckGo lança nova ferramenta que bloqueia outros aplicativos de te rastrearem no Android

Bastante conhecido por ser uma alternativa ao Google, o DuckDuckGo é um mecanismo de pesquisa focado em privacidade e que não registra seus dados de navegação.

Recentemente, a empresa por trás do buscador, anunciou uma nova ferramenta que permitirá aos usuários de Android, impedir que aplicativos rastreiem seu comportamento e dados utilizados para publicidade. 

Em busca de seus dados

Você provavelmente já sabe que grande parte da sua navegação na internet é rastreada através de sites de terceiros para que as propagandas sejam personalizadas para o seu perfil de usuário.

Embora isso possa ser algo positivo, visto que toda a publicidade que irá aparecer em sites de terceiro será baseada em seus interesses, alguns usuários se incomodam de compartilhar dados de navegação com essas plataformas.

Pensando nisso, a Apple anunciou um recurso para as novas versões de seus sistemas operacionais, o App Tracking Transparency que oferece aos usuários a opção de cancelar o rastreamento de dados nos aplicativos instalados.

Nada semelhante no Android, até agora

Esse recurso anunciado pela Apple realmente é bastante interessante e deveria estar presente em outros sistemas operacionais, porém, atualmente o Android não possui nenhuma função semelhante integrada ao sistema.

Pensando nisso, a equipe do DuckDuckGo anunciou sua nova ferramenta, chamada App Tracking Protection e espera oferecer ainda mais proteção que o recurso desenvolvido pela empresa da maçã.

Integrado ao navegador

Ao contrário do que alguns usuários pensam, a ferramenta do DuckDuckGo não será disponibilizada em um novo aplicativo que poderá ser instalado através da Play Store.

Para deixar o uso da ferramenta ainda mais prático, ela será integrada ao aplicativo de seu navegador focado em privacidade, o DuckDuckGo Privacy Browser.

image 29

Ativando a ferramenta

Atualmente a ferramenta está em seu programa beta e está abrindo uma fila para que os usuários possam testá-la, fornecendo feedback aos desenvolvedores antes do lançamento oficial para o público.

image 28
image 27

Como funciona o DuckDuckGo App Tracking Protection?

Com a ferramenta ativada, ela será executada em segundo plano no smartphone, reconhecendo quando algum aplicativo está prestes a enviar seus dados para algum rastreador de terceiro e impedindo-o de obter suas informações.

image 3

Através do próprio navegador, você poderá ver quais os rastreadores que a ferramenta bloqueou em tempo real, além de saber quais os aplicativos que estavam enviando-os.

Durante os testes da ferramenta, a equipe do DuckDuckGo descobriu que mais de 96% dos aplicativos gratuitos de Android possuem rastreadores de terceiros embutidos que grande parte dos usuários desconhece.

Além disso, foi descoberto que 87% destes aplicativos enviam os dados de usuários para o Google, enquanto 68% deles compartilham dados com o Meta (antigo Facebook).

Você utiliza o DuckDuckGo em seu dispositivo? Pretende utilizar este novo recurso em seu Android? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    NVIDIA contribui com drivers de código aberto

    Notícias

    Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa