Bastante conhecido por ser uma alternativa ao Google, o DuckDuckGo é um mecanismo de pesquisa focado em privacidade e que não registra seus dados de navegação.

Recentemente, a empresa por trás do buscador, anunciou uma nova ferramenta que permitirá aos usuários de Android, impedir que aplicativos rastreiem seu comportamento e dados utilizados para publicidade. 

Em busca de seus dados

Você provavelmente já sabe que grande parte da sua navegação na internet é rastreada através de sites de terceiros para que as propagandas sejam personalizadas para o seu perfil de usuário.

Embora isso possa ser algo positivo, visto que toda a publicidade que irá aparecer em sites de terceiro será baseada em seus interesses, alguns usuários se incomodam de compartilhar dados de navegação com essas plataformas.

Pensando nisso, a Apple anunciou um recurso para as novas versões de seus sistemas operacionais, o App Tracking Transparency que oferece aos usuários a opção de cancelar o rastreamento de dados nos aplicativos instalados.

Nada semelhante no Android, até agora

Esse recurso anunciado pela Apple realmente é bastante interessante e deveria estar presente em outros sistemas operacionais, porém, atualmente o Android não possui nenhuma função semelhante integrada ao sistema.

Pensando nisso, a equipe do DuckDuckGo anunciou sua nova ferramenta, chamada App Tracking Protection e espera oferecer ainda mais proteção que o recurso desenvolvido pela empresa da maçã.

Integrado ao navegador

Ao contrário do que alguns usuários pensam, a ferramenta do DuckDuckGo não será disponibilizada em um novo aplicativo que poderá ser instalado através da Play Store.

Para deixar o uso da ferramenta ainda mais prático, ela será integrada ao aplicativo de seu navegador focado em privacidade, o DuckDuckGo Privacy Browser.

image 29

Ativando a ferramenta

Atualmente a ferramenta está em seu programa beta e está abrindo uma fila para que os usuários possam testá-la, fornecendo feedback aos desenvolvedores antes do lançamento oficial para o público.

image 28
image 27

Como funciona o DuckDuckGo App Tracking Protection?

Com a ferramenta ativada, ela será executada em segundo plano no smartphone, reconhecendo quando algum aplicativo está prestes a enviar seus dados para algum rastreador de terceiro e impedindo-o de obter suas informações.

image 3

Através do próprio navegador, você poderá ver quais os rastreadores que a ferramenta bloqueou em tempo real, além de saber quais os aplicativos que estavam enviando-os.

Durante os testes da ferramenta, a equipe do DuckDuckGo descobriu que mais de 96% dos aplicativos gratuitos de Android possuem rastreadores de terceiros embutidos que grande parte dos usuários desconhece.

Além disso, foi descoberto que 87% destes aplicativos enviam os dados de usuários para o Google, enquanto 68% deles compartilham dados com o Meta (antigo Facebook).

Você utiliza o DuckDuckGo em seu dispositivo? Pretende utilizar este novo recurso em seu Android? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste