Dentro de algumas semanas, teremos o primeiro contato com o GNOME 41 que trará muitas melhorias e polimentos, acompanhando a nova fase do projeto após sua migração para GTK4.
Assim como a interface, vários aplicativos que compõem o ecossistema GNOME estão sendo recebendo melhorias visuais. Dentre eles, a GNOME Software está se tornando uma loja de aplicativos ainda melhor.
Um visual impecável
De todas as mudanças que a GNOME software irá trazer, sem dúvida nenhuma, sua interface é uma das mais notáveis..
Ao abrirmos a loja, vemos que o banner de destaque ficou um pouco maior e agora exibe o ícone da aplicação, com seu nome e uma pequena descrição, ao invés de uma imagem.
Os banners de categoria também mudaram e agora estão retangulares e mais coloridos, assim como os cartões de aplicativos que apresentam uma breve descrição ao invés da antiga classificação por estrelas.
Todas essas mudanças deixam a aplicação ainda mais responsiva, seguindo o plano de deixar a interface agradável para qualquer tipo de dispositivo.
Ainda mais informativo
Uma mudança que me agradou bastante na nova GNOME Software é a melhoria no processo de entrega de informações sobre o aplicativo escolhido.
Em versões anteriores, nem todas as informações ficavam facilmente visíveis e não havia um padrão, em alguns aplicativos faltavam capturas de tela, outros não tinham uma boa descrição.
Um resumo para seus apps
O resumo do aplicativo é uma pequena descrição para dar uma ideia do que o aplicativo faz para os usuários.
A equipe do GNOME está orientando os desenvolvedores de aplicativos a escreverem bons resumos para suas aplicações, que sejam chamativos para os usuários e o menos técnicos possível, evitando falar de linguagem de programação usada e coisas do tipo.
A primeira impressão é a que fica
Outra mudança que deixa a experiência de instalar uma aplicação ainda melhor na GNOME Software é o foco nas capturas de tela, para que o usuário possa ter uma ideia de como o aplicativo é antes de realizar a instalação.
Ao abrir a página de um aplicativo, você perceberá que a seção de captura de tela ficou um pouco maior, além de ser exibida na forma de carrossel, mostrando que existe mais de uma captura de tela disponível.
Dispositivos suportados
A GNOME Software 41 vai trazer uma indicação de hardware suportado pelo aplicativo, um toque bastante interessante principalmente se lembrarmos que o GNOME pode ser utilizado em alguns dispositivos móveis.
Existem três categorias de suporte, sendo elas:
- Adaptado: funciona perfeitamente em computadores, celulares e tablets;
- Precisa de controle (Joystick): o jogo precisa de um controle para oferecer uma boa experiência;
- Apenas para desktop: o aplicativo somente funciona com um teclado.
Atenção aos pequenos detalhes
Os aplicativos ainda incluirão em sua página de download algumas informações extras como as notas de lançamento, site do projeto e licença utilizada, além de permitir ao usuário doar para o software e colaborar com ele.
Um lançamento além da GNOME Software
A nova GNOME Software estará disponível com a nova versão da interface que será lançada em algumas semanas. Temos um artigo falando sobre o GNOME 41 beta e todas novidades que ele traz.
Você utiliza a GNOME Software? O que você acha do novo layout dela? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo.