Dentro de algumas semanas, teremos o primeiro contato com o GNOME 41 que trará muitas melhorias e polimentos, acompanhando a nova fase do projeto após sua migração para GTK4.

Assim como a interface, vários aplicativos que compõem o ecossistema GNOME estão sendo recebendo melhorias visuais. Dentre eles, a GNOME Software está se tornando uma loja de aplicativos ainda melhor.

Um visual impecável

De todas as mudanças que a GNOME software irá trazer, sem dúvida nenhuma, sua interface é uma das mais notáveis..

Ao abrirmos a loja, vemos que o banner de destaque ficou um pouco maior e agora exibe o ícone da aplicação, com seu nome e uma pequena descrição, ao invés de uma imagem.

image 55

Os banners de categoria também mudaram e agora estão retangulares e mais coloridos, assim como os cartões de aplicativos que apresentam uma breve descrição ao invés da antiga classificação por estrelas.

Todas essas mudanças deixam a aplicação ainda mais responsiva, seguindo o plano de deixar a interface agradável para qualquer tipo de dispositivo.

Ainda mais informativo

Uma mudança que me agradou bastante na nova GNOME Software é a melhoria no processo de entrega de informações sobre o aplicativo escolhido.

Em versões anteriores, nem todas as informações ficavam facilmente visíveis  e não havia um padrão, em alguns aplicativos faltavam capturas de tela, outros não tinham uma boa descrição.

Um resumo para seus apps

O resumo do aplicativo é uma pequena descrição para dar uma ideia do que o aplicativo faz para os usuários.

A equipe do GNOME está orientando os desenvolvedores de aplicativos a escreverem bons resumos para suas aplicações, que sejam chamativos para os usuários e o menos técnicos possível, evitando falar de linguagem de programação usada e coisas do tipo.

A primeira impressão é a que fica

Outra mudança que deixa a experiência de instalar uma aplicação ainda melhor na GNOME Software é o foco nas capturas de tela, para que o usuário possa ter uma ideia de como o aplicativo é antes de realizar a instalação.

image 54

Ao abrir a página de um aplicativo, você perceberá que a seção de captura de tela ficou um pouco maior, além de ser exibida na forma de carrossel, mostrando que existe mais de uma captura de tela disponível.

Dispositivos suportados

A GNOME Software 41 vai trazer uma indicação de hardware suportado pelo aplicativo, um toque bastante interessante principalmente se lembrarmos que o GNOME pode ser utilizado em alguns dispositivos móveis.

Existem três categorias de suporte, sendo elas:

  • Adaptado: funciona perfeitamente em computadores, celulares e tablets;
  • Precisa de controle (Joystick): o jogo precisa de um controle para oferecer uma boa experiência;
  • Apenas para desktop: o aplicativo somente funciona com um teclado.
image 53

Atenção aos pequenos detalhes

Os aplicativos ainda incluirão em sua página de download algumas informações extras como as notas de lançamento, site do projeto e licença utilizada, além de permitir ao usuário doar para o software e colaborar com ele.

image 52

Um lançamento além da GNOME Software

A nova GNOME Software estará disponível com a nova versão da interface que será lançada em algumas semanas. Temos um artigo falando sobre o GNOME 41 beta e todas novidades que ele traz.

Você utiliza a GNOME Software? O que você acha do novo layout dela? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste