Se você curte uma jogatina, já deve conhecer o Steam, uma plataforma de distribuição de jogos digitais para computadores desenvolvida pela empresa norte-americana Valve Corporation.

Recentemente, a empresa lançou uma grande atualização, que estava em beta desde o final de julho, do cliente Steam com nova página de downloads e gerenciamento de armazenamento.

steam

Deletar e mover vários jogos de uma só vez

A principal novidade dessa atualização, é o novo gerenciador de armazenamento do Steam, ele permite que os usuários possam mover os jogos entre discos, deletar vários jogos simultaneamente, reparar pastas, torná-las padrão, ver quando jogou cada título pela última vez, ver o espaço livre disponível no disco com maior clareza, entre outros recursos.

Para visualizar o novo gerenciador, basta ir até o menu de configurações do Steam, clicar na seção “Downloads” e, por último, clicar em “Pastas de Biblioteca”. Feito isso, o novo gerenciador de armazenamento será aberto, mostrando informações como os jogos instalados e o espaço ocupado no disco.

steam gerenciador

Caso queira desfrutar da nova funcionalidade que permite deletar vários jogos em simultâneo, basta selecionar quais jogos quer deletar e em seguida clicar no botão “Desinstalar”. 

Se você possuir mais de dois discos instalados no seu computador, um SSD e um HD, por exemplo, é possível mudar o local de instalação dos games clicando no botão “Mover”.

steam deletar mover

Mais informações na página de Downloads

A página de Downloads do Steam também foi melhorada e ganhou mais informações úteis. Agora ela mostra precisamente a progressão total com base no download e na alocação de disco, ou seja, sabendo haver um pequeno delay entre a velocidade em que um pacote é baixado e a alocação dos arquivos desse pacote em disco, o progresso do “download” só chega a 100% quando os arquivos forem todos baixados e alocados devidamente. Com isso, torna-se mais fácil identificar quando um jogo está, de fato, pronto para ser aberto.

steam downloads

Caso você queira mudar a prioridade dos downloads, agora isso é possível simplesmente ordenando a posição dos jogos na fila. Além disso, a interface está mais limpa e conta com opções inéditas, como um botão dedicado para ver as notas das atualizações.

Outras pequenas atualizações também foram feitas, como suporte para os controles PowerA do Xbox Series X, correções de bugs para Remote Play Together, a prateleira da biblioteca Recent Friend Activity foi removida e muito mais.

Mudanças exclusivas para o cliente Steam do Linux

  • Correção de regressão que resultava em erro de “muitos handles de arquivos abertos” durante o download de alguns jogos;
  • Agora, o processo de “library pinning” é significativamente mais rápido na inicialização após atualizações do componente de tempo de execução;
  • Restauração da compatibilidade com a distribuição NixOS;
  • Agora, a pasta /usr/share/nvidia fica disponível para o contêiner se estiver usando o driver proprietário da NVIDIA, permitindo a aplicação de perfis específicos de aplicativos;
  • A maioria dos avisos de LD_PRELOAD são silenciados;
  • Disponibilização da biblioteca SDL versão 2.0.16 no SDK e no componente de tempo de execução;
  • Correção da incompatibilidade de “web views” com a biblioteca freetype instalada no sistema.

A atualização foi disponibilizada pela Valve na última sexta-feira(10). Se o seu cliente Steam ainda não foi atualizado automaticamente, você pode ir até o menu “Steam”, no canto superior esquerdo, e clicar em “Verificar atualizações do cliente Steam”, isso fará com que o cliente force a atualização para você poder desfrutar dos mais novos recursos.

menu steam

O que achou das novidades do cliente Steam, será útil para você de alguma forma? Para ler na íntegra todas as alterações que aconteceram nessa atualização, basta acessar as notas de lançamento no site do Steam.

Abraços, pessoal. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste