Games

O que é o Steam Hardware Survey e o que ele fala sobre o Linux no desktop

Sistemas linux estão cada vez mais populares no mundo dos games e a Steam tem sido um grande catalisador dessa mudança graças ao crescente suporte, além do sistema SteamOS, feito para o console Steam Deck.

Desde novembro de 2008, a Steam promove mensalmente o Steam Hardware Survey, um compilado de dados coletados dos usuários para ajudar na evolução da plataforma e dos produtos oferecidos.

A Steam passou a dar suporte a distribuições Linux em 2013, a partir do ano seguinte, começou a constar os usuários desses sistemas em suas estatísticas, cujos dados são coletados de forma voluntária e anônima.

Neste artigo analisaremos o Steam Hardware Survey de setembro de 2022, focando especificamente nos dados sobre usuários Linux. Você conhecerá as distribuições mais populares dos “linux gamers” e as especificações de hardware mais utilizados pela galera!

Popularização do Linux no universo Gamer

Historicamente, as distribuições Linux são pouco visadas pelos desenvolvedores de games, provavelmente por uma questão de foco em um público-alvo específico, afinal a maioria das pessoas ainda é acostumada a utilizar o Windows, enquanto um usuário Linux costuma ser mais avançado e pode ser capaz de lidar com os dois sistemas em um mesmo computador.

Sendo assim, é comum as pessoas pensarem que sistemas baseados em Linux são inadequados para games, o que é uma injustiça, afinal eles são tão aptos quanto o Windows para esta tarefa.

Contudo, de uns anos para cá, o interesse dos desenvolvedores pelo Linux tem crescido, graças ao aumento da popularidade de distribuições, tanto em computadores comuns, quanto em novos produtos, como o Steam Deck, o console portátil da Valve.

Dessa forma, as distribuições Linux têm conquistado uma parcela cada vez mais relevante do público gamer, ao ponto que se mantém estável em uma taxa acima de 1% dos usuários há mais de um ano.

Por conta disso, o suporte a games pelo Linux tem crescido rapidamente, tanto que dos 100 jogos mais populares da Steam, 80 já funcionam em sistemas com esta base.

Conheça e entenda os dados da Steam Hardware Survey

Existem cerca de 120 milhões de usuários que acessam a Steam pelo menos uma vez ao mês, dentre eles, 1,23% utilizam alguma distribuição Linux, em torno de 1,5 milhões de pessoas.

grafico sistemas operacionais
Gráfico 1: sistemas utilizados pelos usuários Steam.

SteamOS, a distribuição Linux que vem por padrão no Steam Deck é a mais utilizada, com 17.04% dos linux gamers. As distro mais populares, segundo a Steam Hardware Survey são:

  1. “SteamOS Holo” 64 bit – 17.04%;
  2. Ubuntu 22.04.1 LTS 64 bit – 12.48%;
  3. “Arch Linux” 64 bit – 10.57%;
  4. “Manjaro Linux” 64 bit – 7.80%;
  5. Freedesktop.org SDK 22.08 (Flatpak runtime) 64 bit – 4.81%;
  6. Pop!_OS 22.04 LTS 64 bit – 4.31%;
  7. Outras – 42.99%.

Placa de vídeo

A placa de vídeo AMD Custom GPU 0405, que integra o Steam Deck, presumivelmente é a mais popular nas estatísticas da Steam, abrangendo 17.07% dos usuários Linux. Sendo assim, podemos interpretar que é esta a porcentagem de linux gamers que usam o Steam Deck pelo mundo.

Contudo a diferença de 0,02% entre quem possui o portátil da Valve e usuários do sistema nativo desse aparelho pode indicar que alguns proprietários trocaram a distribuição por alguma outra.

As sete placas de vídeo mais populares entre os usuários Linux que tiveram seus dados coletados pela Steam são:

  1. AMD Custom GPU 0405 – 17.07%;
  2. AMD Radeon RX 480 – 4.50%;
  3. Intel UHD Graphics 600 – 3.00%;
  4. AMD Radeon Vega 8 Graphics – 2.96%;
  5. NVIDIA GeForce GTX 1060 – 2.92%;
  6. AMD Radeon RX 5700 XT – 2.61%;
  7. Intel UHD Graphics 620 – 2.44%;

Existe uma clara preferência às placas de vídeo AMD, diferente de quando observamos os dados que englobam usuários de todos os sistemas, onde as GPU Nvidia predominam.

Isto deve ocorrer devido ao suporte até então insuficiente que o hardware Nvidia recebe em sistemas Linux, entretanto este cenário pode estar prestes a mudar.

Os dados indicam que a quantidade de memória RAM dedicada ao processamento de vídeo (VRAM) mais popular é de 1 Gb (26,23%). Contudo, este dado também acaba sendo influenciado pela predominância de GPUs integradas, tanto em PC, como no Steam Deck.

A propósito, a segunda quantidade de VRAM mais utilizada pelos linux gamers é 8 GB (22,48%), e provavelmente este dado reflete a configuração mais popular entre quem utiliza PC com placa de vídeo dedicada.

Processador

A preferência por hardware AMD se repete nos processadores, no entanto se observarmos os dados globais, a preferida é a Intel.

grafico procesadores linux
Gráfico 2: Marcas de processadores utilizados por usuários Linux da Steam.
grafico procesadores todos os sistemas
Gráfico 3: Marcas de processadores utilizados entre todos os usuários da Steam.

O Steam Hardware Survey não informa os modelos de processadores utilizados, mas diz que a maioria dos processadores tem 4 núcleos e 3,7 Ghz ou mais, enquanto nos dados para todos os usuários, temos 6 núcleos e velocidade de processamento entre 2,3 a 2,69 Ghz.

Memória

Quanto à memória RAM a tendência global se repete para os usuários Linux, ou seja, a quantidade mais popular é 16 GB, que também é a quantidade de memória do Steam Deck.

grafico RAM coluna
Gráfico 4: Memória RAM instalada nos computadores dos usuários Steam.

Resolução de tela

Quanto a resolução de tela, o 1080p (1920 x 1080) é presumivelmente o mais comum, com 42.96% dos usuários, em segundo lugar, vem a resolução nativa do Steam Deck, que é 1280×800.

Em usuários com múltiplas telas, a resolução mais comum é de longe 3840×1080, que ocorre quando são utilizados dois monitores 1080p.

 grafico resolucao
Gráfico 5: As cinco resoluções de tela mais comuns.

O idioma mais utilizado, como já podemos imaginar, é a língua universal, o Inglês, com 87,45% dos usuários. Isto provavelmente ocorre porque é o padrão do instalador em Linux e muitos usuários acabam não mudando.

Em seguida vem o Alemão (2,76%), Russo (2,12%), Francês (1,48%), Espanhol latino americano (1,15%), Espanhol da Espanha (1,07%) e em sétimo lugar, vem nossa nobre língua de origem ibérica, o Português brasileiro (0,99%).

Conclusão

Em um episódio recente do DioCast onde analisamos os dados do Steam Hardware Survey, percebemos que o Steam Deck está sendo muito importante para a popularização de sistemas Linux para o público gamer.

De fato, o crescente número de vendas da plataforma, atrai desenvolvedores para o sistema, beneficiando a todos os usuários Linux e causando um efeito bola de neve, pois quantos mais jogos compatíveis, mais pessoas estarão dispostas a utilizar distribuições Linux.

Talvez a alta compatibilidade com jogos possa ajudar a alavancar as distro para usuários comuns, pois prescindir de sistemas pagos gera uma economia relevante ao montar um equipamento gamer.

Por fim, podemos ressaltar a preferência dos usuários Linux por hardware AMD, que apesar de ser impulsionado pelo console da Valve, também reflete o suporte insuficiente oferecido pela Nvidia às suas placas de vídeo.

Você usa qual sistema para jogar? Com o Linux você consegue jogar tudo o que quer? Conte-nos as suas experiências nos comentários e aproveite para fazer parte da comunidade Diolinux, se cadastrando em nosso fórum!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!